Robô de vinhos? Adega da WineCab oferece sommelier digital

Divulgação
Divulgação

Os produtos da WineCab possuem um recurso de inteligência artificial com uma base da dados de mais de 600 mil vinhos

Os novos produtos da WineCab, marca criada pelo enófilo Mark Chaney, que também fundou a empresa de automação industrial Calvary Robotics, combinam métodos de armazenamento de vinho existentes e uma vertente tecnológica.

É claro que as impressionantes adegas oferecem condições perfeitas de temperatura e umidade para as garrafas. E, como alguns produtos no mercado, apresentam um sistema de gerenciamento em touchpad que possibilita o acesso ao catálogo da biblioteca digital da coleção. A diferença é que o produto tem também um sommelier virtual baseado em inteligência artificial que ajuda o cliente a chegar à garrafa que deseja.

LEIA TAMBÉM: Adegas de restaurantes são um investimento?

Os gabinetes da WineCab são atualmente as únicas opções disponíveis no mercado para armazenamento de vinho que reúnem tecnologia e uma estética interessante, com um braço robótico industrial de sete eixos e de alta velocidade. Esse recurso é especialmente calibrado para um toque seguro e leve que pode selecionar e apresentar a garrafa escolhida em menos de 15 segundos.

Os WineCabs estão se tornando um elemento comum em residências de alto padrão, mas Chaney também está focado em levar essa ideia para o mundo dos iates. “Quando os proprietários de iates começam a navegar com uma coleção significativa de vinhos a bordo, a estiva convencional pode se tornar um problema até mesmo nos navios maiores”, observa. “Alguns podem optar por uma adega abaixo do convés. Mas nossa linha WineWall mostra seu valor e o design luxuoso pode ser facilmente integrado a qualquer arquitetura de iate.”

Os designs das adegas variam de produtos voltados para cozinhas aos mais luxuosos, que podem ser mais funcionais a bordo. O WineWall de 4,5 metros pode acomodar 600 garrafas com armazenamento adicional para 36 garrafas. O braço robótico não apenas escolhe e dispensa garrafas em um piscar de olhos, mas pode carregar automaticamente 24 novas no gabinete em sincronia com o sistema de gerenciamento de dados em menos de sete minutos.

VEJA TAMBÉM: Por dentro de um dos maiores e mais caros iates do Brasil

Esse recurso pode ser um show visual, mas as especificações de gerenciamento de dados bem embasadas são excepcionais. Os rótulos são digitalizados roboticamente, verificados em um banco de dados de mais de 600 mil vinhos e os detalhes são passados ​​para o sistema de gerenciamento. O uso do braço robótico é rastreado em tempo real, o que permite que o histórico de garrafas movidas, dispensadas ou adicionadas (com carimbos de data e hora) seja registrado e disponibilizado por meio de um smartphone. O sommelier digital mostra o processo de harmonização de comidas e vinhos e as melhores garrafas para decantação.

A maior adega da linha WineWall tem mais de quatro metros de largura, mas é fina. Quando está vazia, pesa cerca de 2.000 quilos, o que o torna uma adição prática e luxuosa para a embarcação. Com uma Iluminação sofisticada e uma seleção personalizada de acabamentos, são complementos visuais únicos para qualquer decoração de iate. Estão disponíveis opções de madeiras raras, mas populares nos interiores das embarcações, como ébano de Macassar e madeira zebra. Gravuras e entalhes personalizados também são serviços disponíveis. O WineWall de 4,5 metros pode custar US$ 249 mil, com preços mais baixos para unidades menores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).