12 grandes duplas do cinema para assistir no Dia do Amigo

Divulgação
Divulgação

Woody e Buzz não começaram a história bem em “Toy Story”, mas se uniram em busca de um objetivo em comum: impedir a mudança da família do seu dono, o pequeno Andy, e se tornaram grandes amigos

Apesar de confusões quanto às datas – há diferença entre o dia escolhido para comemorá-lo no Brasil e no restante do mundo –, o Dia do Amigo é celebrado hoje (20) nacionalmente.

Na data, as redes sociais costumam ser inundadas por mensagens amorosas e de muita gratidão por aqueles que temos ao lado e que, por muitos, também são considerados parte da família.

VEJA TAMBÉM: Businessflix: 8 filmes que contam a história de CEOs

É difícil encontrar um filme que não tenha pelo menos uma história de amizade no roteiro, mesmo nos mais improváveis, como filmes de terror ou ficção científica, quando o foco não é exatamente desenvolver laços de amizade entre personagens.

Foi pensando nisso que listamos duplas que contam boas histórias de parceria, independentemente de quais circunstâncias as fizeram se unir. Tem um pouco de tudo: clássicos, animação, cinema nacional e blockbusters.

Conheça, na galeria a seguir, 12 grandes duplas do cinema para o inspirar neste Dia do Amigo:

  • João Grilo e Chicó

    “O Auto da Compadecida”, disponível no Telecine Play e Globoplay

    A produção adapta a obra de Ariano Suassuna para as telas. Nela, os amigos João Grilo (Matheus Natchergaele) e Chicó (Selton Mello) lutam pelo pão de cada dia e passam por diferentes episódios enganando os moradores do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A união de um sertanejo pobre e mentiroso e do mais covarde dos homens formou uma dupla icônica do cinema nacional, com direito a bordão.

    Divulgação
  • Philippe e Driss

    “Intocáveis”, disponível no Telecine Play

    A amizade pode surgir dos lugares mais inesperados, não é mesmo? Em “Intocáveis”, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que fica tetraplégico após sofrer um grave acidente. Ele contrata Driss (Omar Sy), um jovem problemático sem nenhuma experiência, para ser seu assistente. Depois de cometer inúmeras gafes, Driss aprende sua função e ganha o respeito de Philippe, por não tratá-lo como coitado por causa de sua condição. Com o surgimento da amizade, cada um acaba conhecendo melhor o mundo do outro.

    Divulgação
  • Thelma e Louise

    “Thelma e Louise”, disponível no Telecine Play

    Você tem aquele amigo que topa tudo, qualquer programa? Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona de casa. Quando se cansam de suas vidas monótonas e entediantes, elas decidem largar tudo e pegar a estrada. Porém, durante a viagem, as amigas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México.

    Reprodução
  • Marty McFly e Doc Brown

    “De Volta Para o Futuro”, disponível no Amazon Prime Video, Netflix e Telecine Play

    A amizade entre Marty e Doc ultrapassa as barreiras do tempo. No clássico filme, o jovem Marty (Michael J. Fox) acaba acionando sem querer uma máquina do tempo construída pelo cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) em um Delorean e vai parar nos anos 1950. Lá, ele wencontra sua mãe antes de conhecer e casar com seu pai, e ela se apaixona pelo próprio filho. Como essa paixão pode colocar em risco toda a linha temporal do futuro – e sua própria existência – ele precisa servir de cupido para os pais. Tudo ao lado do cientista, que o ajuda na jornada mirabolante.

    Reprodução/Universal Pictures
  • Woody e Buzz Lightyear

    “Toy Story”, disponível no Disney+

    “Amigo, estou aqui…” é a música-tema do clássico da Disney, que apresentou um universo onde os brinquedos ganham vida quando seus donos não estão olhando. O filme – principalmente o terceiro da franquia – foca na amizade de Woody, um cowboy, e Buzz Lightyear, um astronauta, que vão de inimigos que competem pela atenção do dono, Andy, a grandes parceiros que se unem por um bem comum: impedir a mudança da família do garoto.

    Divulgação
  • Chewbacca e Han Solo

    “Star Wars”, disponível no Disney+

    Chewbacca (Peter Mayhew) e Han Solo (Harrison Ford) são parceiros inseparáveis que lutam contra o mal instalado no universo pelas mãos de Darth Vader. Lado a lado, eles pilotam a nave Millenium Falcon e passam por batalhas inacreditáveis, conseguindo se entender mesmo sem falar a mesma língua.

    Reprodução/Lucasfilm
  • Cameron Frye e Ferris Bueller

    “Curtindo a Vida Adoidado”, disponível no Telecine Play

    Boas amizades são aquelas em que cada polo equilibra o outro. Neste clássico da Sessão da Tarde, Cameron (Alan Ruck) gosta de seguir as regras, enquanto Ferris (Matthew Broderick) foge de tudo que é esperado dele. Quando decide faltar a aula para passar um dia divertido ao lado dos amigos, ele consegue convencer o certinho Cameron a embarcar na ideia – a bordo do caríssimo carro de seu pai, novinho em folha. A confusão é garantida, mas a diversão também.

    Reprodução/Paramount Home Entertainment
  • Frodo e Sam

    “O Senhor dos Anéis”, disponível no HBO Max

    No centro da saga “O Senhor dos Anéis”, os hobbits Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) precisam fazer uma perigosa e longa viagem até Mordor para destruir o Anel do Poder. Em uma jornada pela Terra Média, os amigos vivenciam situações adversas e passam por momentos importantes de amadurecimento até conquistarem seu objetivo.

    Reprodução
  • Spock e Capitão Kirk

    “Star Trek”, disponível no Amazon Prime Video, Paramount+ e Telecine Play

    Mais uma grande amizade de outro mundo para a lista. Com o objetivo de que a humanidade fosse além da tolerância e passasse a apreciar as diferenças, Gene Roddenberry criou a série “Star Trek”. Nela, o capitão Kirk pilota a nave USS Enterprise ao lado de Spock, meio humano, meio vulcano. O choque entre suas personalidades realça as diferenças entre as espécies, e aos poucos, Spock entende o que é amizade – já que em seu planeta natal, este é um sentimento irracional.

    Para esta lista, trazemos a nova versão da franquia para você assistir: o filme foi lançado em 2009 e traz Chris Pine e Zachary Quinto nos papéis principais.

    Reprodução
  • Dom Toretto e Brian O’Conner

    “Velozes e Furiosos”, disponível no Telecine Play

    No primeiro filme da franquia, Dom Toretto (Vin Diesel) e Brian O’Conner (Paul Walker) são rivais com uma paixão em comum: carros. O’Conner, um policial, trabalha infiltrado na gangue de corrida de ruas de Los Angeles controlada por Toretto para descobrir o envolvimento do líder com o roubo de equipamentos eletrônicos. Ao longo do filme, o clima de rivalidade diminui enquanto nasce uma amizade. Os dois seguiram juntos por mais longas da franquia “Velozes e Furiosos”, até que o ator Paul Walker morreu, com o personagem recebendo uma homenagem no sétimo filme da saga.

    Reprodução/Universal Pictures
  • O Gordo e o Magro

    “Stan & Ollie”, disponível no Amazon Prime Video

    A dupla de comediantes formada por Laurel e Hardy foi uma das equipes cômicas mais populares do cinema norte-americano, com atuação desde a época dos filmes mudos até a era de ouro de Hollywood. Ao todo, a dupla participou de 106 filmes, sendo 40 curtas sonoros, 32 curtas mudos e 23 longas-metragens, com mais 11 filmes onde fizeram pequenas pontas. A produção “Stan & Ollie” conta a história dos dois quando embarcaram em uma longa turnê pela Grã-Bretanha em 1953 para trazer as carreiras de volta aos holofotes.

    Reprodução
  • Edward Cole e Carter Chambers

    “Antes de Partir”, disponível no HBO Max

    Carter Chambers (Morgan Freeman) é um mecânico que é submetido a um tratamento experimental para combater o câncer. Quando se sente mal no trabalho, é internado em um hospital e conhece Edward Cole (Jack Nicholson), seu companheiro de quarto, um rico empresário dono do próprio hospital. Cole também está com câncer e tem poucos meses de vida. Quando descobre que Chambers escreveu uma lista de desejos que quer realizar antes de partir, ambos embarcam em uma viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

    Reprodução

João Grilo e Chicó

“O Auto da Compadecida”, disponível no Telecine Play e Globoplay

A produção adapta a obra de Ariano Suassuna para as telas. Nela, os amigos João Grilo (Matheus Natchergaele) e Chicó (Selton Mello) lutam pelo pão de cada dia e passam por diferentes episódios enganando os moradores do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A união de um sertanejo pobre e mentiroso e do mais covarde dos homens formou uma dupla icônica do cinema nacional, com direito a bordão.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).