Da Tiffany, troféu do Super Bowl é de prata esterlina e pesa 7 quilos

Pelo 55º ano seguido, a joalheria é a responsável pelo troféu Vince Lombardi, que leva 4 meses para ficar pronto.

Giovanna Simonetti
Compartilhe esta publicação:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Troféu de prata esterlina de sete quilos tem 55 centímetros de altura

Acessibilidade


Ao final do próximo domingo (13), um dos times Cincinnati Bengals ou Los Angeles Rams terá em mãos um dos troféus mais famosos do mundo: o Vince Lombardi, do Super Bowl. Sua notoriedade vem não só da importância do campeonato de futebol-americano (um dos mais aguardados e assistidos anualmente), mas pela sua história e a do fabricante.

Desde a primeira edição da competição, 55 anos atrás, o símbolo da vitória foi criado e desenvolvido pela Tiffany & Co. Em um processo que dura quatro meses, ele é feito pelos mestres artesãos da joalheria a partir de técnicas de ourivesaria, que vão de fiação e cinzeladura até gravura e polimento à mão. Um total de 72 horas de trabalho são necessárias para conceber a taça, produzida todos os anos.

VEJA TAMBÉM: As equipes esportivas mais valiosas do mundo 2021

O resultado é um troféu de prata esterlina de sete quilos e 55 centímetros de altura, avaliado em 2019 em US$ 50 mil (cerca de R$ 263 mil, na cotação atual). Após ser entregue em campo, no dia da final, o item volta às oficinas da Tiffany para gravar à mão o nome da equipe vencedora.

  • Divulgação

    Troféu do Super Bowl será entregue neste domingo (13)

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
Divulgação

Troféu do Super Bowl será entregue neste domingo (13)

ORIGEM DO TROFÉU

A tradição começou em 1966, de forma inusitada: foi em uma reunião com Pete Rozelle, então comissário da NFL, que o ex-vice presidente da Tiffany & Co. Oscar Riedner desenhou um esboço básico do prêmio em um guardanapo. O design se mantém o mesmo até hoje: a taça tem uma grande bola de futebol americana esculpida no topo.

O troféu do Super Bowl foi apresentado pela primeira vez em 15 de janeiro de 1967, na estreia do campeonato da NFL. Inicialmente foi inscrito com as palavras “World Professional Football Championship” até ser rebatizado como Troféu Vince Lombardi em 1970 – uma homenagem ao famoso técnico de futebol-americano, que liderou o Green Bay Packers e venceu as duas primeiras edições do campeonato da NFL, em 1967 e 1968. Lombardi faleceu pouco depois de conquistar os títulos e seu nome foi dado à taça como reconhecimento por sua influência no esporte.

VEJA TAMBÉM: Tom Brady vai se aposentar? Veja quanto ele ganhou até hoje

Esse não é o único prêmio desenhado pela Tiffany & Co. A maison centenária de joias é responsável por 65 troféus todo ano – entre eles o Larry O’Brien Championship Trophy (da liga de basquete norte-americana) e do US Open, de tênis. Sua criação mais recente foi revelada no ano passado: os primeiros troféus para um campeonato de e-sport, o League of Legends Pro League.

SUPER BOWL 2022

A partida final do Super Bowl 2022 acontecerá no dia 13 de fevereiro, entre os times Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams. No Brasil, o jogo será exibido a partir das 20h30 (no horário de Brasília) pelos canais ESPN e Rede TV.

O show de intervalo, famoso por reunir grandes artistas da música, este ano terá apresentações dos rappers Kendrick Lamar, Eminem, Dr. Dre, Snoop Dogg e Mary J. Blige.

Compartilhe esta publicação: