5 melhores destinos de viagem para vegetarianos

Da Índia à Islândia, estes países não decepcionam quando o assunto são pratos deliciosos sem carne

Joni Sweet
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Conheça os países pelo mundo que vegetarianos não podem deixar de visitar

Acessibilidade


Viajantes vegetarianos podem ter muito trabalho para planejar uma viagem. Eles precisam aprender a explicar suas restrições alimentares em um idioma estrangeiro, procurar restaurantes especiais que possam atender às suas necessidades e separar um espaço em sua mala para levar barras de granola – apenas por precaução.

No entanto, refeições ricas em carne não são a norma em todo o mundo. Alguns destinos são paraísos plant-based que recebem viajantes para mergulhar em suas culturas culinárias. Confira a seguir 5 dos melhores países para visitar se você não come carne.

Leia mais: 5 países onde as pessoas vivem por mais tempo

Índia

Reprodução/Forbes

Nenhum país do mundo entende o vegetarianismo como a Índia. Como os homens seguidores do hinduísmo, a religião dominante no país, se abstêm de comer carne, raramente você encontrará um restaurante que não tenha pelo menos algumas opções vegetarianas, se não um cardápio inteiro dedicado a pratos vegetarianos.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A culinária indiana varia significativamente dependendo da região que você está visitando. No norte da Índia, você encontrará ricos curries de vegetais, lentilhas e grão de bico nadando em molhos picantes, juntamente com comidas de rua fritas e pães reconfortantes, como poori e naan. Comida vegetariana mais leve (mas não menos saborosa!) também é abundante no sul da Índia. Lá, os viajantes podem saborear dosas perfeitamente crocantes recheadas com batatas com açafrão e idli sambar (bolos de arroz esponjosos com cebola picante e sopa de lentilha). O maior desafio para os viajantes vegetarianos na Índia é deixar espaço suficiente no estômago para experimentar tudo.

Itália

Reprodução/Forbes

Os produtos frescos desempenham um papel de destaque nos restaurantes de toda a Itália. Tomates maduros e suculentos cobrem pizzas crocantes. Trufas aromáticas dão sabor a risotos sem carne. Folhas grandes e sedosas de manjericão adicionam um toque de verde às saladas caprese. Abóbora e pimentão assados ​​e azeitonas brilhantes criam antepastos das cores do arco-íris – melhor acompanhados com uma taça de vinho toscano ousado.

Depois, há as famosas massas italianas – bucatini coberto por queijo grana padano e pimenta preta; espaguete com azeite, flocos de pimenta e alho fatiado; e humildes tigelas de nhoque embebido em molho de tomate. Com pratos tão reconfortantes, você nem vai perceber que eles não têm carne.

Islândia

Reprodução/Forbes

Vários “Vs”, simbolizando os pratos sem carne, enfeitam os menus em restaurantes ao redor da Islândia – um conforto para viajantes vegetarianos que precisam reabastecer depois de aventuras no topo de vulcões e geleiras na terra do fogo e do gelo. A capital peculiar, Reykjavik, possui uma variedade de charmosos restaurantes à base de plantas que servem hambúrgueres vegetarianos, tacos veganos, tapas, sopas e tigelas de grãos saudáveis.

Leia mais: Os 11 restaurantes mais legais para conhecer pelo mundo em 2022

Mas Reykjavik não é o único grande destino vegetariano na Islândia. As áreas turísticas de todo o país facilitam a tarefa de evitar a carne em suas viagens. Por exemplo, o centro de visitantes em frente ao Geysir, o primeiro gêiser conhecido pelos europeus, tem uma variedade de sopas e wraps sem carne. Pousadas por todo o país sempre têm skyr, um produto lácteo parecido com iogurte, além de pães recém-assados ​​e ovos frescos da fazenda. E se você precisar de uma refeição rápida enquanto estiver na estrada, poderá facilmente encontrar sanduíches vegetarianos em todos os postos de gasolina e paradas para descanso.

Jordânia

Reprodução/Forbes

Desde que você goste de pratos mezze, os viajantes vegetarianos não terão problemas para encontrar refeições saborosas na Jordânia. O falafel crocante em tons de bronze pode ser encontrado em qualquer lugar do país do Oriente Médio, e muitas vezes vem acompanhado do pão pita fofo, tomate fatiado e raminhos de folhas de hortelã. E, quando se trata de homus, os restaurantes ao redor da Jordânia não decepcionam. Espere que as pastas de grão de bico venham mergulhadas em azeite, polvilhadas com ervas e borrifadas com suco de limão.

O homus é apenas o começo do saboroso mezze sem carne que você encontrará neste destino de viagem vegetariano. Outros destaques incluem tabule (uma salada bem picadinha com muita salsa e trigo búlgaro), fattoush (uma salada de ervas com sumagre e pedaços crocantes de pão), mujadara (uma reconfortante combinação de arroz, lentilhas e cebolas caramelizadas) e moutabel (uma pasta picante de berinjela e tahine). Com todas as pequenas tigelas de mezze cobrindo sua mesa, cada refeição na Jordânia prova ser um banquete tanto para o paladar quanto para os olhos.

México

Reprodução/Forbes

Na superfície, o México pode não parecer um destino muito vegetariano. A maioria dos tacos vem com carne, frango ou peixe, e não é incomum que o caldo de galinha e a banha apareçam em alguns pratos que, de outra forma, seriam vegetarianos. Mas cavando um pouco mais fundo, você descobrirá que o destino realmente transborda com alimentos à base de plantas.

Leia mais: Por dentro do primeiro resort plant-based de luxo do México

A cosmopolita Cidade do México é uma mina de ouro para viajantes vegetarianos. Lá, você encontrará restaurantes à base de plantas, como Yug Vegetariano e Forever Vegano, além de pontos convencionais que servem comidas mexicanas clássicas sem carne, como quesadilla e chile relleno de queso (pimentão assado recheado com queijo). Chefs de restaurantes sofisticados também fazem sua mágica com cogumelos selvagens sazonais, transformando-os em uma suculenta versão vegetariana de tacos al pastor.

Mesmo fora da capital, porém, você não terá muita dificuldade em encontrar comida vegetariana no México. Há sempre arroz e feijão, além de grandes quantidades de abacate e queijo fresco. E se você estiver realmente em apuros, peça um churro e delicie-se com a doçura da canela.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: