1. Início
  2. /
  3. Forbes Life
  4. /
  5. Arte de Laura Vinci Leva Quatro Décadas de Carreira Ao MuBE
Forbes Life

Arte de Laura Vinci Leva Quatro Décadas de Carreira Ao MuBE

Em Fluxos, a artista conceitual Laura Vinci dialoga com a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha no MuBE, em São Paulo

3 min

Uma das artistas mais interessantes de sua geração, a paulistana Laura Vinci, 63 anos, apresenta sua obra conceitual, atmosférica, em mostra por toda a área interna e externa do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia) com curadoria de Agnaldo Farias na Avenida Europa.  “Laura Vinci transforma o espaço em organismo sensível. Em Fluxos, ela faz da matéria um instrumento para pensar o tempo, a impermanência e as forças invisíveis que nos atravessam. Sua obra não se impõe, mas se insinua”, explica o curador sobre a obra da artista que transita por escultura, instalação e intervenções.

Em outubro, a artista irá fazer exposição em Coimbra, Portugal. Ela, que participou da 26ª Bienal de São Paulo, assina sua primeira cenografia para ópera que estréia no Theatro Municipal de São Paulo em 2026. Veja o que diz sobre sua peculiar linguagem esta grande criativa da arte contemporânea brasileira que carrega em seu DNA sobrenome “leonardesco”, inspirador.

Fluxos no MuBE

“É a maior mostra nos meus quase quarenta anos de carreira. São quinze trabalhos, entre instalações e esculturas, ocupando todo o museu projetado pelo grande arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O mais significativo desta mostra é a relação que meus trabalhos estabeleceram com o espaço do museu”.

Arte

“Sempre quis trabalhar com arte. Desde os 15 anos, já tinha um ateliê em casa. Minha mãe percebeu minha vocação e, sobretudo, minha necessidade de trabalhar com arte”.

Nelson Kon/Cortesia da artista e do MuBE, SPVista parcial da mostra Fluxus de Laura Vinci no MuBE. São Paulo, 2025

Formação

“Estudei música dos 12 aos 20 anos. Concluí o conservatório como flautista e oboísta, e toquei dois anos na orquestra jovem municipal de São Paulo. Quase me profissionalizei, quando decidi largar tudo e entrar para a faculdade de artes plásticas. No entanto, sempre mantive meu trabalho de ateliê, modelando figuras em barro e fazendo panôs de patchwork”.

 Ideia que energiza a obra

“Talvez a ideia que permeia todos os trabalhos desta exposição e, de modo geral, toda a minha produção, seja a transformação e transmutação das matérias, como forma de pensar o tempo em nós, seres temporais”.

Ser artista

“Não é profissão, é modo de vida. Exige dedicação e entrega, sacrifício e insistência. Não é um caminho fácil”.

Nelson Kon/Cortesia da artista e do MuBE, SPVista parcial da mostra Fluxus de Laura Vinci no MuBE. São Paulo, 2025

SERVIÇO

Laura Vinci: Fluxos

Curadoria de Agnaldo Farias

Até 7 de setembro, 2025

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)

https://www.mube.space/

Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) [email protected]

Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando filial no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.

[email protected]
Instagram: @galerianararoesler
http://www.nararoesler.com.br/

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.