8 maiores mitos sobre mentiras

De acordo com Paul Ekman, que inspirou a série “Lie to Me”, ninguém é totalmente honesto

Amy Morin
Compartilhe esta publicação:

A maioria das pessoas nao pensa sobre as mentiras presentes em seu dia a dia e, às vezes, mal sabe como elas surgem. O psicólogo Paul Ekman, que inspirou o seriado norte americano “Lie to Me”, afirma que muitos adultos não entendem o que é uma mentira. Ele é conhecido pela capacidade de identificar expressões faciais que mostram que a pessoa não está sendo verdadeira e de perceber as emoções que ela está sentindo naquele momento.

Acessibilidade


Ekman enumera 8 mitos sobre mentir. Veja quais são eles na galeria de fotos:

 

  • Mito 1: todo mundo mente
    Certas pessoas sempre falam a verdade quando se trata de um assunto sério, especialmente, quando isso pode afetar relacionamentos, emprego, dinheiro ou a elas mesmas. Mentiras mais sérias são consideradas de alto risco e são usadas por criminosos e terroristas, por exemplo.

  • Mito 2: ninguém mente
    Quase todo mundo usa as chamadas mentiras de baixo risco. Em certas situações, ninguém espera que as pessoas sejam totalmente honestas. Por exemplo, em um jantar importante, é normal concordar com o anfitrião, mesmo que isso não seja verdade.

  • Mito 3: Mulheres reconhecem mentiras melhor do que os homens
    A maioria das pessoas é péssima em perceber quando os outros mentem e é enganada diversas vezes. Normalmente, as pessoas querem acreditar no que ouvem porque encarar a verdade pode ser difícil.

  • Mito 4: psicopatas são bons mentirosos
    Eles não são melhores que nenhuma outra pessoa em mentir. Por serem charmosos, as pessoas têm mais facilidade para acreditar neles.

  • Anúncio publicitário
  • Mito 5: olhar para cima e para a esquerda são sinais de mentira
    O lado para qual a pessoa olha antes de responder a uma pergunta não tem nenhuma relação com estar falando a verdade ou não.

  • Mito 6: micro expressões faciais são provas de que a pessoa mente
    Sinais faciais podem revelar que a pessoa está escondendo suas emoções, mas isso nem sempre quer dizer que ele esteja mentindo. Pessoas inocentes, quando confrontadas, podem ficar com medo ou bravas. É preciso descobrir o motivo pelo qual a pessoa não quer revelar seus sentimentos para julgar se ela está mentindo ou não.

  • Mito 7: cientistas descobriram um modo de detectar mentiras
    Não existe nada que possa provar que uma pessoa esteja dizendo a verdade. Nem mesmo os detectores de mentira são precisos, apesar de serem muito úteis em investigações criminais.

  • Mito 8: o comportamento das pessoas não mostra se elas estão falando a verdade
    Há algumas indicações de que a pessoa não está contanto a história completa. Para descobrir se a pessoa está mentindo, há 30 pontos nos quais se deve prestar atenção. Os dois mais importantes são micro expressões pessoais e deslizes gestuais, mas há muitos outros.

Mito 1: todo mundo mente
Certas pessoas sempre falam a verdade quando se trata de um assunto sério, especialmente, quando isso pode afetar relacionamentos, emprego, dinheiro ou a elas mesmas. Mentiras mais sérias são consideradas de alto risco e são usadas por criminosos e terroristas, por exemplo.

Compartilhe esta publicação: