RD estima abertura bruta de 240 lojas em 2020

 Hiraman/ Getty Images
Rede de farmácias aposta na descentralização geográfica como diferencial competitivo

A RD estima a abertura bruta de 240 lojas em 2020, de acordo com fato relevante da rede de farmácias dona de bandeiras como Raia e Drogasil publicado na noite de ontem (3), mantendo o ritmo estimado também para 2019, a fim de seguir com a estratégia atual de descentralização geográfica e mercadológica.

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“A plataforma de expansão nacional continuará sendo um grande diferencial competitivo, nos permitindo manter o processo de descentralização geográfica e diversificação econômica do nosso portfólio de lojas”, disse a companhia em documento de apresentação a analistas disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A RD também afirma esperar crescimento significativo da receita bruta, alavancado pelas lojas maduras, pela expansão e pela compra da Onofre.

Em termos de margem bruta, afirmou na apresentação que está observando em 2019 uma pressão relativa aos investimentos em preços, sobretudo em genéricos, mas que espera uma estabilização no resultado de 2020 no patamar do final de 2019. “Esperamos seguir reinvestindo eventuais ganhos de compras, de forma a defender ou ampliar market share.”

A empresa também disse que projeta em 2020 expansão na margem Ebitda, em função do crescimento da receita de lojas maduras acima da inflação.

A companhia realiza hoje (4) encontro com analistas e investidores.

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Para analistas da Brasil Plural, o guidance de abertura bruta de lojas estabelecido pela empresa para 2020 reforça a visão de que a RD está a caminho de se tornar a principal farmacêutica do setor, já que a mesma está bem encaminhada para se tornar um top-player nas regiões Norte e Nordeste.

“Além disso, apesar da expansão agressiva das lojas, não vemos grande ameaça à recuperação atual do SSS [vendas mesmas lojas] da empresa, pois o desempenho das lojas recentemente maturadas deve ser suficiente para diluir qualquer custo relevante que possa ser gerado no top line da empresa.”

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