Resumo:
- O aumento do lucro anual da Nestlé ajudou a gigante a recuperar o título de maior empresa de alimentos do mundo;
- A companhia ocupou o 1° lugar por uma década, antes de a Anheuser-Busch InBev tomar seu lugar temporariamente no ano passado;
- O lucro da Nestlé em 2018 chegou a US$ 10,3 bilhões, um aumento de 42%;
- Na classificação geral, a companhia subiu para o 42º lugar, seis posições acima do ano passado, enquanto a AB InBev caiu 28 posições e ocupa, atualmente, o 69o lugar.
O aumento do lucro anual da Nestlé ajudou a gigante a recuperar o título de maior empresa de alimentos do mundo, que manteve por uma década antes de a Anheuser-Busch InBev tomar seu lugar temporariamente no ano passado.
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O lucro da gigante de alimentos em 2018 chegou a US$ 10,3 bilhões, um aumento de 42% em relação ao período anterior. Essa é uma das principais métricas que a Forbes usa para analisar as empresas para a elaboração da Global 2000: o ranking das empresas de capital aberto mais poderosas do mundo, medido por uma pontuação composta de receita, lucro, ativos e valor de mercado.
Na classificação geral, a Nestlé subiu para o 42º lugar, seis posições acima do ano passado, enquanto a AB InBev caiu 28 posições e ocupa, atualmente, o 69o lugar
A queda do conglomerado de cerveja foi decorrente do recuo de 45% nos lucros, para US$ 4,3 bilhões no ano passado, enquanto a receita mostrou queda de 3%, para US$ 54 bilhões. Outra grande perda de posições veio da Kraft-Heinz: do 126° para o 548° lugar. A fabricante do cream cheese Philadelphia e do amendoim Planters teve um ano difícil. Em fevereiro, anunciou uma depreciação de US$ 15 bilhões em suas marcas Kraft e Oscar Mayer, cortou seu dividendos e divulgou uma investigação da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) em sua contabilidade. Desde então, suas ações despencaram 32%. Um novo CEO, ex-guru de marketing da AB InBev, assumirá em julho.
Em 3° lugar está a PepsiCo, mesma posição que ocupou no ano passado. Os lucros da fabricante da bebida Kevita Kombucha e da batata frita Lay’s cresceram 157% – o maior aumento do setor.
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As 25 maiores empresas de alimentos da nova lista geraram US$ 1,1 trilhão em receita no último ano, acima dos US$ 749 bilhões do ano anterior, enquanto os lucros recuaram – de US$ 137 bilhões para US$ 83 bilhões.
A JBS, considerada uma das maiores empresas de alimentos do mundo, é a única brasileira na lista, ocupando a 825a posição.
Veja, na galeria de fotos abaixo, as 10 maiores empresas de alimentos do mundo – e a brasileira JBS – em 2019:
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Getty Images Nestlé
País: Suíça
CEO: Ulf Schneider
Valor de mercado: US$ 281,3 bilhões
Classificação geral na lista: 42 -
Getty Images Mondelēz International
País: Estados Unidos
CEO: Dirk van de Put
Valor de mercado: US$ 72,4 bilhões
Classificação geral na lista: 228 -
Getty Images Danone
País: França
CEO: Emmanuel Faber
Valor de mercado: US$ 51,2 bilhões
Classificação geral na lista: 244 -
Reprodução/Bloomberg Archer Daniels Midland
País: Estados Unidos
CEO: Juan R. Luciano
Valor de mercado: US$ 23,9 bilhões
Classificação geral na lista: 327 -
Anúncio publicitário -
Getty Images Tyson Foods
País: Estados Unidos
CEO: Noel White
Valor de mercado: US$ 26,3 bilhões
Classificação geral na lista: 354 -
Wilmar International Limited
País: Singapura
CEO: Khoon Kuok
Valor de mercado: US$ 17 bilhões
Classificação geral na lista: 425 -
Getty Images General Mills
País: Estados Unidos
CEO: Jeffrey L. Harmening
Valor de mercado: US$ 31 bilhões
Classificação geral na lista: 452 -
Getty Images Kraft Heinz Company
País: Estados Unidos
CEO: Bernardo Hees
Valor de mercado: US$ 40,2 bilhões
Classificação geral na lista: 548 -
Reprodução Associated British Foods
País: Austrália
CEO: George Weston
Valor de mercado: US$ 25,8 bilhões
Classificação geral na lista: 550 -
Getty Images Kellogg
País: Estados Unidos
CEO: Steven A. Cahillane
Valor de mercado: US$ 20,1 bilhões
Classificação geral na lista: 652 -
Getty Images JBS
País: Brasil
CEO: Gilberto Tomazoni
Valor de mercado: US$ 12,3 bilhões
Classificação geral na lista: 825
Nestlé
País: Suíça
CEO: Ulf Schneider
Valor de mercado: US$ 281,3 bilhões
Classificação geral na lista: 42
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