Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Empresas reforçam o combate à fraude e à corrupção com programas de compliance

Empresas reforçam o combate à fraude e à corrupção com programas de compliance

Contratação de fornecedores e nomeação de gerentes obedecem regras mais rígidas, com treinamento interno com chancela da ONU e canal de denúncia reformulado

BrandVoice Petrobras
22/07/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

iStock

iStock

Nunca se falou tanto a respeito de compliance no Brasil como nos últimos anos. Os recentes casos de corrupção soaram um alarme para a adoção de práticas ainda mais rígidas na contratação de fornecedores e nomeação de executivos.

“Compliance, na acepção da palavra, nada mais é do que cumprir a lei”, afirma a presidente do Instituto Compliance Brasil, Sylvia Urquiza, em entrevista para a edição de maio de FORBES Brasil. “No entanto, o termo foi globalizado em um sentido mais específico, o de cumprir a lei, sim, mas ter controles e programas para reduzir o risco de corrupção.”

A implantação de práticas de compliance no Brasil começou a ocorrer com mais ênfase no início dos anos 2000, por meio das empresas multinacionais que operavam aqui e se submetiam às normas do FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), legislação americana para o combate à corrupção em territórios estrangeiros.

Sylvia Urquiza: “O termo compliance foi globalizado em um sentido mais específico, o de cumprir a lei, sim, mas ter controles e programas para reduzir o risco de corrupção”. (Carol Carquejeiro)

Sylvia Urquiza: “O termo compliance foi globalizado em um sentido mais específico, o de cumprir a lei, sim, mas ter controles e programas para reduzir o risco de corrupção” (Carol Carquejeiro)

“No Brasil, atendendo à Convenção de Combate à Corrupção de Agentes Públicos em Transações Comerciais Internacionais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 1997, da qual o Brasil é signatário, introduziu-se no Código Penal nacional o crime de corrupção de agentes públicos estrangeiros. Por outro lado, o Brasil já tinha normas que podiam punir as empresas administrativa e civilmente, como, por exemplo, a lei de improbidade administrativa, que, embora voltada a agentes públicos, alcança companhias privadas e pessoas físicas que tenham participado de algum caso de improbidade, o que abrange corrupção”, afirma Sylvia.

No entanto, a OCDE cobrava mais do Brasil. Queria uma lei específica de combate à corrupção no estrangeiro. Daí veio a atual lei anticorrupção, de 2013, que considera infração não apenas a corrupção, mas todo e qualquer ato de fraude em licitação.

O ano de 2015 foi o despertar do compliance brasileiro. Muitas empresas estão agora realmente empenhadas em implementar programas mais intensos de conformidade. A consultoria KPMG, em estudo realizado no 3º trimestre do ano passado com 200 empresas de 19 segmentos, descobriu que 1/3 das empresas pesquisadas afirmou possuir um orçamento para compliance de até 500 mil reais, e que pretendiam incrementá-lo.

A adoção de medidas de conformidade foi intensificada em empresas como a Petrobras. O Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC) detecta, previne e corrige práticas fora do padrão, desde a contratação de um fornecedor à nomeação de um funcionário para um cargo executivo. Graças a ele, a companhia fortaleceu seus instrumentos de controle e conformidade, diminuindo os riscos de fraude e corrupção. Além disso, um treinamento à distância sobre prevenção da corrupção, desenvolvido pelo Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), foi realizado pelos funcionários da empresa, inclusive a alta direção, com o objetivo de disseminar as melhores práticas corporativas. O curso trata de situações cotidianas apresentadas de maneira didática, orientando qual a postura mais correta que deveria ser tomada em cada situação.

“Algumas fragilidades ocorreram, e a Petrobras tomou medidas como a criação da Diretoria de Governança, Riscos e Conformidade, com diretor independente e poder de veto. Houve também uma mudança no poder decisório da companhia. Nós contamos com um comitê de investimento, composto por executivos das áreas de risco e de conformidade. Nosso PPPC é inspirado nas leis internacional e brasileira anticorrupção, com ações contínuas de detecção, prevenção e correção”, afirma a gerente geral de Conformidade da Petrobras, Marise Barreto.

João Elek, diretor de Governança, Riscos e Conformidade da Petrobras: anonimato assegurado em casos de denúncias (Márcio Mercante / Banco de Imagens Petrobras.)

João Elek, diretor de Governança, Riscos e Conformidade da Petrobras: anonimato assegurado em casos de denúncias (Márcio Mercante / Banco de Imagens Petrobras.)

Foi estabelecido também um Canal de Denúncia reformulado, conduzido por uma empresa independente e especializada no serviço de recebimento, coleta e escuta de informações. As denúncias podem ser feitas pelo site www.contatoseguro.com.br/petrobras ou pelo telefone 0800 601 6925. Uma importante inovação do processo é a senha que cada informante recebe. Com ela, é possível verificar o andamento do processo. “Qualquer tipo de declaração não é rastreável, e o anonimato é assegurado”, garante o diretor de Governança, Riscos e Conformidade da empresa, João Elek.

Outra importante medida adotada pela companhia consiste na abertura do diálogo com a sociedade. Um dos marcos dessa postura mais aberta foi a criação de um espaço com diversas perguntas comuns das pessoas, respondidas pelo corpo técnico da Petrobras. O endereço desse ambiente é http://www.petrobras.com.br/daquiprafrente.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • BrandVoice
  • compliance
  • corrupção
  • Petrobras

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

Últimas Notícias

  • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Jessica Chou

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • ThiagoNori/GettyImages

    Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

  • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

  • Juliana Azevedo

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • As 28 Maiores Cidades dos EUA Estão Afundando, Segundo Satélites

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.