8 razões para sua campanha nas redes sociais falhar

Ignorar as informações geradas pela audiência é uma delas

Redação
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Mais de um terço da população mundial usa pelo menos uma rede social e os marqueteiros já perceberam isso há algum tempo. É por isso que, ao longo do último trimestre, o Facebook teve mais de US$ 9 bilhões de receita. Mas apenas porque muitos profissionais de marketing estão tendo sucesso nas redes sociais, não significa que ele seja garantido.

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Na verdade, marketing de redes sociais não é para os fracos de coração. Para ser bem-sucedido, é importante aprender as melhores práticas e evitar erros comuns, capazes de fazer uma campanha falhar.

Veja, a seguir, os oito erros mais comuns que os marqueteiros de mídias sociais cometem:

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    Ignorar os dados
    O marketing atual é um negócio conduzido por dados. Marqueteiros interessados em criar campanhas de redes sociais bem-sucedidas devem apoiar suas decisões em plataformas de analytics. Ferramentas deste tipo têm a habilidade de ajudar os profissionais a entender como a audiência reage ao conteúdo, para que possam ser capazes de tomar decisões mais rapidamente.

    Ainda que as ferramentas de analytics de mídias sociais sejam importantes no geral, elas são ainda mais essenciais em plataformas populares onde a concorrência é mais exacerbada. O Instagram é uma dessas plataformas. Investir em uma ferramenta analítica específica para ele pode ajudar seu negócio a conduzir campanhas de mídias sociais mais eficientes em uma das maiores redes do mundo.

    As ferramentas devem ser capazes de monitorar o engajamento dos posts e o crescimento de seguidores, prever quando é melhor postar um conteúdo específico para maximizar o alcance e medir visitas a websites por meio de links rastreáveis.

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    Não entender o público-alvo
    Um erro comum que muitos especialistas em redes sociais cometem é mergulhar de cabeça no marketing sem antes entender o público-alvo. Para tomar decisões inteligentes, é preciso primeiro conhecer as mídias sociais que a sua audiência prefere. Você precisa, também, entender os pontos críticos compartilhados por seus consumidores em potencial e como eles preferem tomar decisões de compra.

    Com essa informação em mente, será mais fácil selecionar um canal, uma estratégia de conteúdo e uma tática de ação que trarão resultados expressivos. Uma vez feito isso, você pode usar uma ferramenta analítica para monitorar performance e fazer os ajustes apropriados com base em dados.

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    Focar na plataforma errada
    As mesmas pessoas usam plataformas de redes sociais diferentes para propósitos distintos. Além disso, públicos diversos usam plataformas inteiramente diversas, como revelou recentemente um estudo do centro de pesquisas PEW Research.

    Para garantir que a sua campanha será bem-sucedida, assegure-se de focar na plataforma mais adequada para os objetivos da campanha. Se, por exemplo, você estiver interessado em estabelecer negócios com executivos, o LinkedIn pode ser uma boa opção. Por outro lado, se você quiser engajar os colegas millennials desses executivos, o Instagram é uma plataforma melhor.

    É aí que entra a importância de entender o público-alvo. Se você tiver feito a sua pesquisa, saberá quem é a audiência em termos de informações demográficas. Munido desses dados, uma breve lida nas descobertas do PEW Research vai esclarecer qual plataforma é melhor para a sua campanha.

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    Criar conteúdos que não sejam marcantes
    Conteúdo que pode ser ignorado é menos efetivo do que aquele que oferece uma perspectiva única e uma voz memorável para a marca. Esse princípio não é novo. A mesma ideia que é verdadeira para comerciais do horário nobre também se aplica a campanhas de marketing de mídias sociais.

    Para criar conteúdo de destaque, é preciso, em primeiro lugar, entender qual é a voz da sua marca e o que você quer que seu público-alvo saiba. Então, pesquise a concorrência e entenda qual conteúdo a sua audiência já viu muitas vezes. A partir daí, você pode usar três informações importantes para triangular um ângulo de marketing específico e marcante.

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    Confiar em uma agência fraca
    Há muitas agências de marketing de redes sociais altamente qualificadas que podem levar a sua campanha a novos níveis. Infelizmente, há também muitas desqualificadas. Se você estiver atualmente dependendo de uma agência de marketing para executar sua campanha, considere movê-la para dentro de sua empresa se as coisas não estiverem indo bem.

    Afinal, o marketing de redes sociais está intimamente ligado à visão da empresa e à voz da marca. Ninguém será capaz de entender esses dois pontos melhor do que alguém de dentro. Ainda que seja possível terceirizar partes da campanha, marqueteiros de dentro da empresa ainda representam a melhor maneira de controlar uma visão mais ampla e uma execução de alto nível para garantir sucesso.

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    Focar nos objetivos errados
    Pode ser difícil usar mídias sociais para conseguir resultados na área de compras ou contratação de serviços. De acordo com uma pesquisa, 46% dos entrevistados da área de marketing relataram que não conseguem associar campanhas de mídias sociais com receita. A mesma pesquisa descobriu que 80% dos marqueteiros usam métricas relacionadas a alcance e engajamento para avaliar o sucesso das campanhas.

    O marketing de redes sociais pode produzir resultados significativos. No entanto, é normalmente desafiador impactar as métricas de venda apenas com essa plataforma. Os profissionais de marketing devem focar em aumentar o conhecimento da marca e o engajamento dos seguidores. Aqueles interessados em usar as redes para alavancar as vendas devem combinar campanhas nas redes sociais com outras estratégias para chegar lá.

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    Oferecer uma experiência pobre ao usuário
    Muitas campanhas de marketing nas redes sociais são desenhadas para motivar o público-alvo a visitar o site da empresa. Se esse é também o seu objetivo principal, assegure-se de estar oferecendo aos usuários do website uma experiência agradável.

    O estudo do PEW Research descobriu que a maioria dos usuários de redes sociais as acessam por meio de um dispositivo móvel. Garantir que seu website seja otimizado para mobile vai melhorar os resultados de sua campanha significativamente.

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    Ignorar o valor do marketing de influência
    A vasta maioria dos marqueteiros que usam influenciadores acham que a estratégia é bem-sucedida. Um estudo de 2017 descobriu que 94% dos entrevistados acreditam que influenciadores de redes sociais são eficientes e entregam resultados significativos.

    Os profissionais devem se assegurar de fazer experimentos com marketing de influenciadores para melhorar a performance geral de qualquer campanha de redes sociais.

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    Conclusão
    O marketing de redes sociais pode ser incrivelmente eficiente. Essa é uma das razões para que mais dinheiro tenha sido gasto na publicidade digital do que na televisão pela primeira vez na história. Para que campanhas de redes sociais sejam eficientes, é importante focar nos dados e no público-alvo.

    Uma vez que esses dois elementos estejam resolvidos, você e sua equipe podem começar a criar conteúdo único. Ao focar nos objetivos certos, criar uma boa experiência digital e trabalhar com influenciadores, você pode potencializar suas campanhas nas redes sociais.

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Ignorar os dados
O marketing atual é um negócio conduzido por dados. Marqueteiros interessados em criar campanhas de redes sociais bem-sucedidas devem apoiar suas decisões em plataformas de analytics. Ferramentas deste tipo têm a habilidade de ajudar os profissionais a entender como a audiência reage ao conteúdo, para que possam ser capazes de tomar decisões mais rapidamente.

Ainda que as ferramentas de analytics de mídias sociais sejam importantes no geral, elas são ainda mais essenciais em plataformas populares onde a concorrência é mais exacerbada. O Instagram é uma dessas plataformas. Investir em uma ferramenta analítica específica para ele pode ajudar seu negócio a conduzir campanhas de mídias sociais mais eficientes em uma das maiores redes do mundo.

As ferramentas devem ser capazes de monitorar o engajamento dos posts e o crescimento de seguidores, prever quando é melhor postar um conteúdo específico para maximizar o alcance e medir visitas a websites por meio de links rastreáveis.

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