Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Via Varejo lucra R$ 129 milhões no 4º trimestre

Via Varejo lucra R$ 129 mi no 4º trimestre

Resultado foi impulsionado pelo crescimento de vendas e controle de despesas

Redação, com Reuters
19/02/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

No ano, a Via Varejo lucrou R$ 195 milhões (iStock)

A varejista de móveis e eletrodomésticos Via Varejo teve lucro líquido de R$ 129 milhões no quarto trimestre, refletindo um crescimento de dois dígitos nas vendas, além de esforços para controle de despesas.

LEIA MAIS: Via Varejo inaugura sua primeira loja física digital

Na base pro forma ajustada pela consolidação dos canais online e lojas físicas, a companhia conseguiu reverter uma perda de R$ 251 milhões no último trimestre de 2016. Sem ajustes, o resultado do quarto trimestre de 2016 tinha sido positivo em R$ 13 milhões.

No ano, a Via Varejo lucrou R$ 195 milhões, ante prejuízo líquido pro forma de R$ 1,013 bilhão em 2016, de acordo com o balanço.

Somente de outubro a dezembro, a receita líquida atingiu R$ 7,44 bilhões, alta de 13,9% ante o quarto trimestre de 2016, informou a companhia, destacando uma “excepcional Black Friday” e indicadores operacionais também positivos no período do Natal.

No conceito mesmas lojas, as vendas da Via Varejo cresceram 14% na mesma base, enquanto a receita total de vendas (GMV bruto) do segmento online subiu 21,6% no período.

A implementação da estratégia multicanal permitiu à Via Varejo reduzir a relação de despesas gerais e administrativas sobre a receita a 25,4% ao fim de dezembro, ante 27% em igual período um ano antes.

VEJA TAMBÉM: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

A Via Varejo ainda apurou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 517 milhões nos últimos três meses de 2017, alta de 10% na comparação anual. Já o Ebitda ajustado, excluindo outras receitas e despesas operacionais, foi de R$ 523 milhões ante R$ 144 milhões no mesmo período de 2016.

A companhia, que detém as bandeiras Pontofrio e Casas Bahia, encerrou 2017 com posição de caixa líquido de R$ 4,465 bilhões, incluindo a carteira de recebíveis, um saldo R$ 677 milhões superior ao observado no fim de 2016.

Consequentemente, o endividamento medido pela relação caixa sobre Ebitda caiu a 2,8 vezes, ante 6,3 vezes em 31 de dezembro de 2016.

Para 2018, a Via Varejo cita “expectativa positiva”, com planos de expandir em 80 unidades a rede de lojas no novo formato Smart e também a de lojas premium, bem como concluir a implementação do programa Movve 2.0, entre outras iniciativas.

“Continuamos com nossa estratégia de otimizar nossa plataforma de marketplace e, até o final de 2018, tornar a Via Varejo o one-stop-shop dos sellers, com um portfólio diferenciado e único no Brasil, em porte e nível de serviço”, disse a empresa.

As units da Via Varejo, que ingressaram na carteira teórica do Ibovespa em janeiro, acumulam alta de 8,3% desde o começo de 2018.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • eletrodomésticos
  • lucro
  • resultado
  • Via Varejo

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.