4 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

Getty Images
Getty Images

Há muitas postagens, programas e aplicativos para alcançar as pessoas e fazer com que elas o sigam no Instagram

Segundo alguns especialistas de marketing, aumentar a contagem de seguidores no Instagram é o maior desejo dos usuários da rede social. E há muita discussão sobre como conseguir isso sem custo, além de mais curtidas, mais compartilhamentos e maior engajamento. Um novo relatório das empresas de tecnologia Mention e HubSpot analisou mais de 48 milhões de posts e sugeriu alguns conselhos.

LEIA MAIS: 8 tendências do Instagram para ficar de olho em 2019

Depois de investigar essas postagens e os perfis de 306.278 grandes usuários, as empresas determinaram tendências no engajamento de hashtags e perceberam outras coisas que importam tanto para as marcas quanto para os profissionais de marketing.

Veja, a seguir, alguns pontos detectados:

– Posts de vídeos recebem duas vezes mais comentários do que de outros tipos. Isso não é nenhuma surpresa, é claro, dada a atenção em transmissões ao vivo e stories

– Marcar mais de cinco usuários em um post não aumenta as taxas de engajamento

– 80% das principais marcas consideram a taxa de engajamento do Instagram como o principal indicador de desempenho (KPI) de uma campanha

Há muitas postagens, programas e aplicativos para alcançar as pessoas e fazer com que elas o sigam no Instagram, dependendo de qual dia da semana você pesquisa esse tópico. O meu mantra é: siga os dados. Felizmente, há muitos especialistas por aí que podem orientá-lo para obter seguidores de graça.

Com base nos dados, destaquei quatro principais maneiras para fazer sucesso no Instagram. Como isso é definido, cabe a você. Conseguir novos seguidores, por exemplo, é importante se você tiver poucos. Aumentar o engajamento com comentários, curtidas, conversas e compartilhamentos é importante se você tiver uma base de seguidores e quiser divulgar a sua marca. Não confie em aplicativos que prometem seguidores.

VEJA TAMBÉM: 7 escritórios corporativos perfeitos para o Instagram

O que é, exatamente, engajamento no Instagram?

Segundo o relatório, “engajamento é o número de interações que um usuário tem com seu conteúdo. Isso geralmente vem na forma de curtidas e comentários. No entanto, como o Instagram evoluiu e lançou produtos, como o Stories e o IGTV, a interação agora também pode significar o número de visualizações, compartilhamentos e mensagens diretas”.

A pesquisa da Mention é uma das melhores que eu já vi para explicar o que fazer no Instagram (e que pode ser facilmente aplicado a outras plataformas de mídia social) para ganhar novos seguidores. Mas não é tudo sobre os números. Trata-se de interação, relacionamento e muito mais do que simples contagem de seguidores. Como diz outro cientista de dados, Alan Timothy, fundador da i-Snapshot (ferramenta de gerenciamento de vendas): “A qualidade é encontrada na quantidade. Você precisa de ambos”.

Para conseguir seguidores na plataforma, é preciso ser verdadeiro – e isso leva muito tempo. Como proprietário de uma empresa ou executivo de marketing, muitas vezes você não tem tempo, por isso é tentador procurar atalhos. Atalhos éticos, com certeza, valem a pena, mas para economizar tempo e remover tarefas repetitivas do seu dia. Embora eu destaque algumas das principais maneiras, baseadas em dados, para aumentar sua conta no Instagram, a realidade é que você deve se aprofundar e ser mais humano, estar presente e realmente engajar. Não é uma ciência exata, mas há dados que confirmam essa abordagem de senso comum de simplesmente ser real com seus clientes.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 4 dicas para ganhar mais seguidores e curtidas no Instagram:

  • 1. Poste vídeos

    Publique mais conteúdo de vídeo, se gostar disso. Se não, tente adicionar alguns além das suas fotos padrão (mas ainda incrivelmente bonitas) e use o carrossel. Contudo, o relatório da Mention e da HubSpot mostra claramente que o vídeo está superando praticamente todo o resto (não apenas no Instagram).

    Getty Images
  • 2. Coloque algumas hashtags

    Seja inteligente com as hashtags. Não exagere – seja cuidadoso e estratégico. Os dados mostram que, quando em excesso, elas não geram engajamento. Há correlação, definitivamente: mais hashtags levam a menos interação.

    Getty Images
  • 3. Não marque muitos usuários

    Algumas das dicas de hashtags e dados se aplicam aqui: um número maior de marcações não significa, necessariamente, mais curtidas ou seguidores.

    Getty Images
  • 4. Construa uma comunidade e gere engajamento

    Se está achando difícil aumentar seus seguidores no Instagram, o relatório diz que você não está sozinho. A competição aumentou na plataforma, então considere um novo jeito de fazer isso. É muito mais valioso ter uma comunidade menor e mais engajada do que milhões de seguidores que não interagem com seu conteúdo.

    Cerca 46% dos usuários do Instagram têm menos de mil seguidores. De acordo com o relatório, “eles compõem o maior segmento de usuários. Outros 33,5% têm entre mil e 10 mil seguidores. Os dois tipos constituem a maioria do total de usuários da plataforma”.

    Micro-influenciadores representam 2,7% do total de usuários do Instagram. Você, provavelmente, já ouviu falar desses indivíduos influentes com comunidades menores. Eles normalmente têm entre 50 mil e 100 mil seguidores – o que ainda é um grande número para muitas marcas.

    Getty Images

1. Poste vídeos

Publique mais conteúdo de vídeo, se gostar disso. Se não, tente adicionar alguns além das suas fotos padrão (mas ainda incrivelmente bonitas) e use o carrossel. Contudo, o relatório da Mention e da HubSpot mostra claramente que o vídeo está superando praticamente todo o resto (não apenas no Instagram).

 


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).