10 hábitos de empresários bem-sucedidos

Gettyimages/Luis Alvarez
O mundo dos negócios é corrido e estar ocupado é comum, mas é importante cuidar de seu corpo e sua mente

Resumo: 

  • O mundo dos negócios é corrido e estar ocupado é uma situação recorrente. Mas é preciso arrumar tempo para se organizar; 
  • Se cuidar é importante para que seu corpo e sua mente estejam em uma sintonia saudável; 
  • Tempo é algo que todos queremos mais; por isso, precisamos aprender a usá-lo da maneira mais otimizada possível. 

VEJA TAMBÉM: 7 hábitos de pessoas de sucesso

Na vida do empresário, nunca parece existir tempo o suficiente no dia. Entre promover o melhor serviço possível a seus clientes, encontrar perspectivas, gerenciar a equipe de funcionários e lidar com problemas corriqueiros, donos de negócios tendem a ser a definição da palavra “ocupado.” Mas isso nem sempre é igual a ter sucesso. Por isso, é importante aprender a trabalhar com mais inteligência e não necessariamente mais afinco, e talvez mudar algumas pequenas coisas no caminho.

Veja a seguir os 10 hábitos de empresários bem-sucedidos para incorporar à sua rotina:

  • 1. Cuide de seu corpo

    Um corpo saudável resulta em uma mente saudável. Pratique exercícios e beba muita água. Tenha uma dieta equilibrada sempre que possível. Aproveite os muitos benefícios de ser bom com o seu próprio corpo. Além do mais, cuidar de si pode significar ter uma longa vida saudável; com sorte, longa o bastante para assistir seu negócio crescer e florescer.

  • 2. Abra sua mente

    Citando Kelsey Meyer, colaboradora da Forbes: “Líderes devem ler”. Ler pode ser benéfico de muitas formas. Seja um livro, uma postagem em um blog ou um infográfico, qualquer coisa que te exponha ideias e te reconecte com os conceitos principais da sua mente é um hábito benéfico de sucesso.

  • 3. Planeje

    Todos conhecemos as temidas listas de coisas a fazer. Mas, se você começar por coisas pequenas, listas menores e prazos menos apertados, passo a passo, será capaz de mover montanhas.

  • 4. Agradeça

    Não importa quão pequena ou grande seja a sua equipe, eles são o que mantém o seu negócio funcionando. Embora existam momentos e lugares certos para grandes expressões de gratidão, até um simples “Obrigado” ou “Bom trabalho” no final de um e-mail ou, melhor ainda, pessoalmente, podem te levar longe. Isso é especialmente importante quando os dias estão caóticos, e você sabe que sua equipe está trabalhando na velocidade máxima. Mantenha em mente que fora do escritório a gratidão é tão importante quanto dentro. Sua família, amigos e apoiadores merecem agradecimentos de coração

  • 5. Delegue

    É fácil virar presa das tarefas do dia a dia, mas é importante que você foque no bem maior e deixe os outros te ajudarem. Se não tem tempo para trabalhar no orçamento, criar um plano de marketing ou manter a folha de pagamento em dia, contrate alguém para fazer isso. Isso vale para outros universos também. Odeia cortar a grama? Contrate um jardineiro. Cansado de comidas prontas? Tente ir em mercearias ou contratar um serviço de delivery para refeições. Não há vergonha em pedir assistência. Aprenda a sobreviver com um pouco de ajuda de seus amigos.

  • 6. Encontre equilíbrio

    Encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida é um tema popular nos dias de hoje. Isso porque é realmente vital para o seu sucesso. Tente se desconectar de seu telefone ou computador por um tempo todas as noites. Programe um dia para não fazer nada. Marque aquela viagem desejada há tempos. Encontre atividades fora do trabalho que te tragam prazer. Isso vai te permitir uma olhar de forma renovada e energizada para seu negócio.

  • 7. Defina objetivos

    Como consultor financeiro, peço constantemente que meus clientes definam seus objetivos para que possamos unir nossos planos e trabalhar rumo à realizações. Empresários podem se beneficiar da mesma tática. Onde você se vê, como pessoa e profissional, em dez anos? Cinco anos? No ano que vem? No mês que vem? É importante considerar seus objetivos de curto e longo prazo. Eles podem não ser claros, parecerem insignificantes ou muito distantes, mas colocá-los no papel e elaborar um plano é um passo na direção correta.

  • 8. Saia da bagunça

    Bagunça tende a causar estresse. Ao finalmente limpar seu escritório, deixar ir embora uma relação pessoal ou profissional que não está mais funcionando ou escutar alguns podcasts de meditação para ajudar a clarear a mente, você está criando um ambiente muito mais saudável e eficiente.

  • 9. Devolva para o universo

    Como dizem, sucesso não é medido pelo que você tem, mas pelo quanto você devolve ao mundo. Estudos mostraram que se voluntariar e ajudar sua comunidade não têm apenas benefícios positivos para a saúde física, mas também pode ajudar a tirar sua cabeça dos problemas, combater a depressão e ampliar sua visão. Também é um jeito incrível de conhecer novas pessoas e expandir seu meio social.

  • 10. Faça o que os outros não estão dispostos a fazer

    Você provavelmente já ouviu falar do Experimento do Marshmallow, realizado no fim dos anos 1960. Liderado pelo psicólogo Walter Mischel para testar o impacto da satisfação tardia, o experimento ofereceu a crianças um marshmallow para comer naquele momento ou a opção de esperar 15 minutos e receber dois marshmallows. O resultado final foi que aqueles que exibiram um pouco de controle e esperaram pelos dois marshmallows tiveram com notas melhores e foram descritos pelos seus pais, dez anos depois, como significantemente mais competentes, melhores em lidar com estresse e na concentração, além de terem mais controle sobre si mesmos do que seus companheiros. A habilidade de fazer o que os outros não querem faz a diferença para empresários. Então, aguarde a satisfação. Supere os obstáculos e considere tomar riscos. Empresários de sucesso tendem a esperar pelo segundo marshmallow e, como resultado disso, colhem seus frutos.

1. Cuide de seu corpo

Um corpo saudável resulta em uma mente saudável. Pratique exercícios e beba muita água. Tenha uma dieta equilibrada sempre que possível. Aproveite os muitos benefícios de ser bom com o seu próprio corpo. Além do mais, cuidar de si pode significar ter uma longa vida saudável; com sorte, longa o bastante para assistir seu negócio crescer e florescer.

Tempo é a única coisa que todos nós gostaríamos de ter mais e que não podemos comprar ou recuperar uma vez que já se passou. Como donos de negócios, é importante gastar nosso tempo com sabedoria e aprender com os outros, utilizando melhores práticas comprovadas e implementando hábitos de sucesso.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).