Por que ninguém vai roubar sua ideia nos negócios

GettyImages
Ninguém para o que está fazendo para roubar a ideia de outras pessoas

Resumo: 

  • Temos a mania de pensar que todos estão olhando para nossas vidas assim como nós fazemos com nós mesmos. E isso nos paralisa de muitas formas; 
  • Ninguém para o que está fazendo para roubar a ideia de outras pessoas;
  • Confiar em algumas pessoas também é essencial. De boas conversas saem avaliações valiosas, coisas sobre as quais nunca pensou e conexões que nunca apareceram em sua cabeça. 

VEJA TAMBÉM: Soluções de longo prazo podem ser mais eficientes para os negócios

A regra dos 20/40/60 funciona assim: quando você tem 20 anos, se preocupa com o que todos acham de você; quando tem 40, não se importa com o que pensam; quando tem 60, percebe que ninguém estava pensando sobre você.

Quando alguém me diz que está com medo que roubem sua ideia de negócio, eu falo sobre a regra dos 20/40/60.

Como humanos, nós temos a tendência de pensar majoritariamente sobre nós mesmos, isso foi construído em nosso DNA para nossa sobrevivência. Por que estamos pensando demais em nós mesmo, achamos que os outros também estão. Mas não é isso que acontece, eles estão muito ocupados pensando sobre eles mesmos também. Isso não quer dizer que todo mundo seja egocêntrico ou egoísta, apenas significa que estamos pensando mais nas coisas que precisamos fazer naquele dia, nos projetos que temos pela frente, no trabalho para casa, no cuidado com nosso lar, ou seja, no trabalho real que temos em nossas vidas. É o que toma a maior parte do poder de nossa mente.

Uma vez eu precisei assinar um acordo de confidencialidade antes ter uma reunião de negócios com alguém que queria discutir sua ideia comigo. Depois de assinar e ouvir o que ele tinha para dizer, eu disse, “Essa é uma ideia ótima, meu parceiro e eu lançamos esse exato conceito na Startup Week, no ano passado. Nós conseguimos o segundo lugar.”

Note que um ano depois eu e meu parceiro não estávamos desenvolvendo esse conceito. Nós tínhamos nossos próprios negócios para nos preocupar. Esse é o ponto: a maioria das ideias de negócio já foram pensadas, mas a maior parte delas não foram executadas.

Se você tem uma ideia que considera a melhor que o mundo já ouviu, a chance é que mais alguém tenha a mesma ideia. O que faz a diferença é se você realmente consegue colocar esse conceito em prática. Levante a mão se você algum dia realmente parou o que estava fazendo para criar um novo negócio pela ideia de outra pessoa. Não? Isso porque começar um negócio demanda muito tempo e recursos. As pessoas não vão simplesmente largar o que estão fazendo para roubar sua ideia. E, mesmo se fizeram isso, não vão fazer da mesma forma que você faria.

LEIA MAIS: 7 lições inspiradoras de Miley Cyrus para os negócios

Então, aqui vai meu conselho para os que estão preocupados sobre alguém roubar suas ideias: comecem a falar sobre isso

Não quero dizer para chamar todo mundo que você conhece e começar a contar a eles sobre suas ideias. O resultado disso tudo provavelmente será deixá-lo desencorajado. O digo é: comece a falar para as pessoas que podem te dar uma luz real sobre o campo em que você está querendo entrar, pessoas que tiveram sucesso na criação de seus negócios e podem te ajudar ou qualquer um com influência que possa te guiar de verdade e o aconselhar sobre como começar.

Ter uma ideia presa em um vácuo é uma forma de reprimir seu processo criativo. Deixe sua ideia cozinhar pelo tempo que for necessário e então compartilhe. Encontre mentores que você admira e confie para colocar sua ideia em prática, assim, vai conseguir avaliações valiosas: coisas sobre as quais nunca pensou, conexões que nunca apareceram em sua cabeça, pesquisas que você nem sabia que existiam e ficou sabendo quando começou a conversar.

Você ficará energizado pelo que encontrou e pela possibilidade de realmente fazer o que tanto quer, e sua ideia começará a tomar forma e parecer real. Eu posso quase garantir que nenhuma das pessoas com quem você vai falar vai querer roubar sua ideia. Na verdade, você vai perceber que eles querem ajudar e torcer por você. Não negue você mesmo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).