Em novo livro, bilionário Ray Dalio adapta sua estratégia de comunicação para alcançar um público mais amplo

Getty Images /Roy-Rochlin - Colaborador
Ray Dalio, investidor bilionário norte-americano, filantropo e fundador da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo

Dois livros estavam em minha mesa enquanto esperava uma ligação do filantropo e empresário Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo. Ele escreveu os dois volumes, que embora cubram princípios semelhantes de sua vida bem-sucedida, não se parecem.

O best-seller do “The New York Times”, “Princípios” (ed. Intríseca) tem uma capa preta marcante e 600 páginas. Já o novo livro de Dalio, “Principles for Success” (“Princípios para o Sucesso, ainda sem lançamento em português), é uma obra ilustrada, repleta de imagens coloridas, com apenas 156 páginas.

VEJA MAIS: Os 25 maiores filantropos dos Estados Unidos

Quando minha esposa viu este segundo exemplar em minha mesa, folheou-o e disse: “Isso seria bom para nossas filhas”. Foi exatamente por esse motivo que ele foi escrito em um formato mais simples e fácil de entender, com a pretensão de ser acessível a um público mais amplo.

Ray Dalio é um comunicador impactante, porque ele não espera que todos os leitores consumam seu conteúdo da mesma maneira, mas encontra o público onde ele está. “Esta é uma obra simplificada, divertida e com os pontos mais importantes para leitores de todas as idades”, disse Dalio.

“Algumas pessoas não querem passar o tempo lendo um livro de 600 páginas. Por isso, eu fiz um vídeo de 30 minutos chamado ‘Princípios para o Sucesso’. Muitos pais que assistiram com os filhos me pediram para fazer isso como um livro. Logo, eu o fiz para aqueles que querem uma leitura rápida e às crianças. ”

Dalio tem uma habilidade rara de comunicação: ele cria conteúdo em formatos atrativos a fim de alcançar o maior público possível por meio de uma linguagem de simples compreensão.

Por exemplo, a maioria das páginas do best-seller original de Dalio tem cerca de 300 palavras. Já a primeira do novo livro ilustrado de Dalio tem 26 e todas são escritas em frases curtas, notavelmente fáceis de ler. Ele começa: “Você está em uma jornada de aventura chamada vida. Como ainda há muito ainda para ver, é impossível saber como ela será”.

Na maioria das páginas, o texto é simples o suficiente para ser lido por um aluno da 7ª série, de acordo com o software de legibilidade do programa Hemingway.

Os princípios de Dalio são essencialmente receitas para o sucesso, aspectos importantes a serem conhecidos ao longo da vivência como: “Pense por si mesmo enquanto estiver com a mente radicalmente aberta”.

Reprodução/Forbes
Livros “Princípios” e “Princípios para o Sucesso”, de Ray Dalio

Em seu livro, ele escreve que ser bem-sucedido é apenas uma questão de seguir um processo de cinco etapas:

Etapa 1. Conheça seus objetivos e corra atrás deles.

Etapa 2. Encontre os problemas que impedem a realização de seus objetivos.

Etapa 3. Diagnostique os problemas para descobrir suas causas.

Etapa 4. Crie planos para contornar o problema que atrapalha seu progresso.

Etapa 5. Faça. Execute esses projetos.

“Uma vida bem-sucedida consiste em realizar esses cinco passos repetidamente”, ele escreve.

Além das etapas simples, uma obra ilustrada permite que Dalio conte as histórias que o levaram a uma busca por conhecimento. Ele escreve: “Meu grande fracasso veio em 1982, quando apostei tudo em uma depressão que nunca aconteceu. Os mercados se encontravam muito turbulentos e eu acreditava que a economia dos Estados Unidos estava entrando em crise. Eu assumi publicamente um grande risco e estava completamente errado”.

O país passou a desfrutar de seu maior período de crescimento econômico na história. No ponto mais baixo, Dalio escreve que precisou pedir emprestado US$ 4.000 ao pai apenas para pagar suas contas. Ele teve de demitir os funcionários irem e foi o único que restou em sua empresa. “Uma situação como essa vai acontecer na sua vida”, escreve. “Você perderá algo que acha que não pode viver sem, sofrerá uma doença terrível ou lesão ou então sua carreira desmoronará diante de seus olhos, mas passará.”

Depois de refletir sobre seu fracasso, bem como os preconceitos e pontos cegos que levaram ao erro, Dalio criou um de seus princípios mais fundamentais que apresenta como uma fórmula simples: dor + reflexão = progresso. Ele adotou seus princípios ao longo da vida, “principalmente por cometer erros e refletir sobre eles.”

Eu disse a Dalio que acredito que ele esteja entre os comunicadores de negócios mais interessantes por ser um dos poucos profissionais (fora roteiristas ou romancistas) que pode falar sobre Joseph Campbell, mitólogo e autor de “O Herói de Mil Faces”, um livro que influenciou a história de George Lucas “Star Wars”. Campbell introduziu o conceito de jornada cíclica, que constitui um tema universal de aventura e transformação presente em praticamente todas as tradições míticas do mundo.

Reprodução/Forbes
Livro ilustrado, de 156 páginas “Princípios para o Sucesso”, de Ray Dalio

Dalio disse que se lembra de ter visto Campbell na televisão, mas não tinha lido a obra até seu filho Paul apresentá-la a ele em 2014. Na narrativa, um “herói” não é uma pessoa perfeita que sempre termina bem. O típico personagem começa como uma pessoa comum, é chamado a aventuras, luta contra provações e falhas ao longo da estrada e é transformado pela experiência. Mais importante, ele “devolve o bem”, o que significa que o herói ganha conhecimento especializado durante a trajetória e está animado para transmiti-lo para os outros.

Dalio relata que o livro deu a ele ideias poderosas sobre os padrões de sua própria jornada da vida. “É uma coincidência que identifiquemos o mesmo curso muito comum”, conta. “O livro me tocou. O herói que é chamado para a aventura passa por provações, comete erros, cai e, por causa disso, tem uma metamorfose. Essa última etapa é a descoberta de que ele tem fraquezas e vulnerabilidades as quais lhe dão humildade sem lhe custar a coragem de correr riscos. Além disso, mantém a coragem de continuar, mas opera de uma maneira diferente e mais humilde que lhe permite trabalhar melhor com os outros, de modo a permanecer um forte pensador independente”.

Dalio está “devolvendo o bem” por meio de livros para leitores de todas as idades, além de formatos digitais que atingem um público maior.

Em seu canal no YouTube, é possível assistir a vídeos animados onde ele narra cada um de seus princípios ou a uma sessão de orientação com Dalio e Sean “Diddy” Combs (rapper e produtor musical norte-americano). Há também a opção de baixar um aplicativo móvel gratuito que oferece atividades, vídeos e exercícios a fim de colocar os princípios em ação. O bilionário escreve ainda artigos originais para mais de um milhão de seguidores no LinkedIn, tuita regularmente e publica citações de seus livros no Instagram.

Dalio está claramente comprometido em “devolver o bem” no maior número de plataformas possível pois quer que todos saibam a fórmula para alcançar seus sonhos e ter uma vida bem-sucedida. Este segredo, ele enfatizou, é bastante fácil de identificar.

“Não havia nada de especial em mim”, disse no final de nossa conversa. “Todo mundo vai falhar. Mas se você fizer isso com a mente aberta, conseguir mapear bem, aprender muito e melhorar, aumentará a probabilidade de acertar – e isso leva ao sucesso. Essa é a fórmula.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).