Vale entra em negociação exclusiva com australiana NCZ para venda de Nova Caledônia

Brendan McDermid/Reuters
Brendan McDermid/Reuters

A Vale havia informado em abril o recebimento de ofertas não vinculantes pela operação em Nova Caledônia

A mineradora Vale informou que iniciou negociações exclusivas com a empresa australiana New Century Resources (NCZ) para a venda de sua participação em operações de níquel e cobalto na ilha de Nova Caledônia, no Pacífico.

As conversas, promovidas por meio da Vale Canada Limited, incluem um pacote financeiro com o objetivo de apoiar a continuidade das operações da Vale Nova Caledônia e a transição do ativo para a NCZ, disse a Vale em comunicado na noite de ontem (25).

LEIA MAIS: Fundo soberano norueguês veta aporte em Vale e Eletrobras por Brumadinho e Belo Monte

“As partes planejam também o engajamento conjunto com o Estado francês buscando assegurar a continuidade do suporte por meio de financiamento”, acrescentou a mineradora brasileira, sem entrar em detalhes ou citar valores.

A companhia disse, no entanto, que com esse anúncio seus investimentos detidos na Vale Nova Caledônia serão registrados a valor justo e classificados como “ativo mantido para venda” em seu balanço, o que levará a uma perda adicional por redução no valor recuperável do ativo de aproximadamente US$ 400 milhões, a ser reconhecida no segundo trimestre.

A Vale havia informado em abril o recebimento de ofertas não vinculantes pela operação em Nova Caledônia. A empresa já havia fracassado em tentativa anterior de vender uma fatia no ativo.

A companhia disse ainda que tem buscado “transformar o negócio de Metais Básicos, simplificando suas operações e permitindo o foco contínuo nos ativos core”. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).