Por que a Praya investe em sustentabilidade e quer ser cerveja de um rótulo só

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A lata dourada e turquesa que embala a saborosa e leve witbier vegana é a única que a empresa quer fabricar

A cerveja Praya não leva o nome à toa. Os quatro amigos que criaram o rótulo são cariocas e amantes do mar – o desenvolvedor da fórmula, inclusive, é o ex-surfista profissional Marcos Sifú. Por “amantes do mar”, entenda-se mais do que quem curte um luau na areia. A preocupação dos fundadores da Praya é, além de oferecer um produto de qualidade, ser uma marca amiga do meio ambiente.

Tanto que a pretensão, diferentemente de muitas cervejarias que começaram como artesanais, não é expandir o portfólio de rótulos e focar em diversificação. A lata dourada e turquesa que embala a saborosa e leve witbier vegana é a única que a empresa quer fabricar. “Estamos indo para o quinto ano com um produto e queremos seguir assim”, conta o diretor de comunicação Paulo de Castro, também conhecido como DJ Zeh Pretim. Segundo ele, a marca foi criada com um plano de voo do que queria ser, e isso incluía distribuição não elitizada e preocupação com sustentabilidade. “A conta veio alta, então, trabalhamos para melhorar o custo-benefício.”

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O resultado depois de cinco de anos de trabalho é ter uma cerveja classificada como artesanal que responde por 3,2% de das vendas do produto pela plataforma Rappi e a primeira indústria do setor a ter classificação de empresa B. “Temos rótulos de papel biodegradável, somos carbono neutro, 100% naturais. 

A certificação B foi a coroação de tudo o que já fazemos”, diz Castro. O selo que veio neste ano coloca a empresa como parte do Sistema B, movimento global, que nasceu em 2006, nos Estados Unidos, e utiliza a força do mercado para trazer soluções aos problemas sociais e ambientais, resultando em inclusão, equidade e regeneração do planeta. Recentemente, a empresa lançou um clube em parceria com a ONG One Tree Planted em que se compromete a plantar uma árvore a cada assinatura fechada.

Tudo isso vem acompanhado de saúde financeira mesmo em meio à pandemia. “Quando tudo começou, entramos em desespero. Mas não demitimos ninguém e conseguimos fechar muito próximo à meta de faturamento que tínhamos. Provamos que dá pra falar de cerveja e bem-estar. Dá pra ter esse equilíbrio”, afirma ele, sem abrir números do último ano – a empresa havia crescido 52% de 2019 para 2020. A ideia para o ano é manter o balanço positivo e ainda expandir para o Nordeste, onde a Praya ainda não chega.

Perguntado sobre vender a marca descolada e no tom da nova geração, Castro desconversa. “Faz parte do jogo. Para ter um parceiro, ele precisa estar dentro do que pensamos. Há boatos, mas não apenas boatos. Não está nos planos.”

Veja na galeria de imagens a seguir novidades e destaques de Perrier, Kitchen Aid, Bistrot de Paris e da competição de coquetelaria World Class:

  • Perrier lança edição especial em parceria com Takashi Murakami

    A icônica embalagem verde da Perrier, água mineral natural gaseificada parte do portfólio da Minalba, ganhou novos tons em uma edição especial em parceria com Takashi Murakami, artista contemporâneo famoso pelo estilo colorido e vibrante. Inspirado no universo pop do pintor, o novo rótulo traz estampado uma obra original do japonês. “Quando Perrier se aproximou pela primeira vez, me senti muito afortunado por ter a oportunidade de colaborar com a marca e seu grande histórico”, conta Murakami. A parceria está disponível de forma limitada. A garrafa de vidro de 750 ml pode ser adquirida na Casa Santa Luzia, empório premium paulistano.

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  • Kitchenaid lança novo mixer com velocidade variável

    Segundo o Google Keyword Search Analysis, a procura pelo termo “mixer de mão” aumentou 60% no último ano. Pensando nisso, a KitchenAid, marca premium de equipamentos para a cozinha, lançou uma nova modalidade da ferramenta com velocidade variável. O controle das diferentes intensidades acontece por meio de um botão sensível ao toque, o que permite uma regulação mais rápida e eficiente. A peça é feita com aço inox de quatro pontas e inclui um copo de 700 ml livre de BPA com tampa, ideal para fazer aquela receita de smoothie.

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  • Bistrot de Paris inclui cinco opções de sanduíches no menu

    A partir de agora, o menu do Bistrot de Paris conta com cinco opções de sanduíches autorais. Comandado pelo chef Alain Poletto, os lanches levam o sotaque francês nos ingredientes frescos e nas baguetes de fermentação natural. Entre as opções, o Le Mignon (R$ 50, na foto), composto por fatias de filé mignon cozido no sous vide e mix de queijos emmenthal, molho gribiche, salada de rúcula e picles de cebola roxa; e o Hamburger au Foie Gra (R$ 85), preparado com cebola caramelizada no vinho do Porto, hambúrguer bovino, terrine de foie gras e compota de figos.

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  • Bianca Lima é eleita a melhor bartender do Brasil segundo World Class

    O World Class Competition, considerado o maior campeonato de coquetelaria do mundo, consagrou Bianca Lima como a melhor bartender do Brasil. A competição, que atraiu 147 participantes em sua 12ª edição, contou com etapas e desafios divididos por rótulos e categorias. Os competidores também foram avaliados por um time de especialistas, incluindo Spencer Amereno, do Guilhotina; Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça; e Marcelo Sant’Iago, do Difford’s Guide. Agora, Bianca se junta à Talita Simões (2011) e Adriana Pino (2018) no hall da fama da coquetelaria brasileira, trazendo representatividade para um universo majoritariamente masculino. A bartender vai representar o Brasil na etapa mundial do World Class Competition, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho, em formato virtual.

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Perrier lança edição especial em parceria com Takashi Murakami

A icônica embalagem verde da Perrier, água mineral natural gaseificada parte do portfólio da Minalba, ganhou novos tons em uma edição especial em parceria com Takashi Murakami, artista contemporâneo famoso pelo estilo colorido e vibrante. Inspirado no universo pop do pintor, o novo rótulo traz estampado uma obra original do japonês. “Quando Perrier se aproximou pela primeira vez, me senti muito afortunado por ter a oportunidade de colaborar com a marca e seu grande histórico”, conta Murakami. A parceria está disponível de forma limitada. A garrafa de vidro de 750 ml pode ser adquirida na Casa Santa Luzia, empório premium paulistano.

Colaborou Maria Laura Saraiva

 

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