3 características comuns das pessoas promovidas

Preencher os requisitos exigidos pela vaga nem sempre é suficiente

Redação
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Se você quer ser promovido ainda este ano, deve levar em consideração as 3 características a seguir.

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LEIA MAIS: 6 maneiras de avançar na carreira quando a promoção não vem

Todas as características estão presentes nas pessoas que conseguiram ascender profissionalmente.

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    1. Ir além das qualificações exigidas

    Obviamente, se você não tiver os pré-requisitos básicos, nem será considerado para a promoção. Mas simplesmente ter essas características também não é garantia de consegui-la. Isso acontece porque existem incontáveis outros candidatos à vaga que podem estar em pé de igualdade com você. As pessoas que são promovidas oferecem algo além do que é solicitado. Para se preparar para uma promoção, determine o que você oferece, procurando por características que se encaixem em uma desses três pilares de construção de carreira:

    Valor – o que você pode acrescentar à equipe e à empresa, indo além do que foi requisitado? Imagine, por exemplo, que você vai tentar uma vaga de diretor de desenvolvimento de novos negócios. Você possui uma vasta lista de potenciais parceiros, porque você é o rei do networking?

    Atrativos – o que é interessante – e talvez nem sempre requisitado para o cargo – para as pessoas que tomam a decisão de contratação? Falar três idiomas, por exemplo, pode ser muito atraente, mesmo que a posição para a qual você está se candidatando só exija o inglês.

    Exclusividade – o que você pode oferecer que os outros candidatos não podem? Identifique as características que só você pode acrescentar ao trabalho. Quais aspectos te diferenciam? Talvez você tenha, por exemplo, passado a maior parte da sua carreira do lado do cliente de um segmento extremamente específico e está, neste momento, pleiteando um cargo como diretor da relação com cliente na sua agência de publicidade.

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    2. Atuar como se já tivesse conquistado o cargo

    Recrutadores não querem correr riscos quando o assunto está diretamente relacionado aos talentos da empresa. Nas enxutas organizações dos dias atuais, não há espaço para erros. Isso se aplica tanto na contratação de novos funcionários quanto na promoção dos antigos. Quando se trata de oferecer promoções, os gestores estão em busca de alguém que já tenha se aperfeiçoado nas habilidades necessárias para ser bem-sucedido no novo papel. Quando você está buscando uma promoção, faça uma lista das competências necessárias para a vaga e depois procure maneiras de demonstrá-las no cargo que você já exerce.

    Isso, provavelmente, vai significar correr alguns riscos – como relatar problemas que todo mundo sabe que existem mas que nem todos têm coragem de abordar. Para mostrar que é capaz de lidar com o cargo que almeja, você precisa ir além das habilidades que utiliza diariamente na sua posição atual.

    Se voluntarie para projetos que te proporcionem essa oportunidade. Olhe para além do que você faz atualmente. Talvez você esteja apto a demonstrar essas características por meio de associações profissionais. Estar envolvido ou assumir um papel de liderança em uma organização diferente pode ajudar você a dominar o que precisa. Só se certifique de que as pessoas que tomam as decisões saibam o que você está fazendo.

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    3. Demonstrar comprometimento com a equipe e com a empresa

    Se você está sendo cotado para uma promoção, suas chances podem aumentar quando você demonstra compromisso com a equipe e com a empresa no longo prazo. É caro e improdutivo ter líderes deixando suas posições o tempo todo. Seu chefe está procurando alguém com quem ele possa contar – alguém que acredite nas estratégias e na missão da companhia. Seja o embaixador da marca para as pessoas que trabalham com você. Promova as conquistas de seus colegas, seu chefe e a equipe como um todo.

    Acima de tudo, faça o mesmo pela sua empresa. Seja o mais fervoroso embaixador da sua marca. Entenda a estratégia corporativa, a missão, a visão e os valores. Viva a marca em tudo o que fizer. Se voluntarie para participar de grupos multidisciplinares. Se ofereça para ser o mentor dos integrantes menos experientes e para conversar com os recém-contratados durante seus primeiros dias. Compartilhe o conteúdo de sua empresa com seus contatos pelas mídias sociais. Você deve provar que conhece a empresa e expor seu comprometimento para ajudá-la em seus objetivos.

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1. Ir além das qualificações exigidas

Obviamente, se você não tiver os pré-requisitos básicos, nem será considerado para a promoção. Mas simplesmente ter essas características também não é garantia de consegui-la. Isso acontece porque existem incontáveis outros candidatos à vaga que podem estar em pé de igualdade com você. As pessoas que são promovidas oferecem algo além do que é solicitado. Para se preparar para uma promoção, determine o que você oferece, procurando por características que se encaixem em uma desses três pilares de construção de carreira:

Valor – o que você pode acrescentar à equipe e à empresa, indo além do que foi requisitado? Imagine, por exemplo, que você vai tentar uma vaga de diretor de desenvolvimento de novos negócios. Você possui uma vasta lista de potenciais parceiros, porque você é o rei do networking?

Atrativos – o que é interessante – e talvez nem sempre requisitado para o cargo – para as pessoas que tomam a decisão de contratação? Falar três idiomas, por exemplo, pode ser muito atraente, mesmo que a posição para a qual você está se candidatando só exija o inglês.

Exclusividade – o que você pode oferecer que os outros candidatos não podem? Identifique as características que só você pode acrescentar ao trabalho. Quais aspectos te diferenciam? Talvez você tenha, por exemplo, passado a maior parte da sua carreira do lado do cliente de um segmento extremamente específico e está, neste momento, pleiteando um cargo como diretor da relação com cliente na sua agência de publicidade.

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