6 passos para se tornar um palestrante internacional

Jeff Gomez, CEO da Starlight Runner, que acabou de voltar de uma turnê mundial, diz quais são as etapas necessárias para ser um orador bem-sucedido em escala global

Redação
Compartilhe esta publicação:

Você sonha em transformar sua experiência e suas habilidades em tema de palestras pagas?

Acessibilidade


LEIA MAIS: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

Jeff Gomez, CEO da produtora de franquias de entretenimento transmídia e narrativas corporativas Starlight Runner, acabou de fazer isso. Ele passou de professor de mestrado nos Estados Unidos a alguém que compartilha seu conhecimento no cenário global. No processo, Gomez visitou várias partes do mundo, conheceu pessoas fascinantes, fez conexões de negócios e quase duplicou o valor de suas palestras.

Depois de uma turnê mundial apresentando seu modelo Collective Journey, ele conversou com FORBES para explicar como se tornou tão bem-sucedido na área.

Veja, na galeria de fotos a seguir, os 6 passos recomendados por Jeff Gomez para se tornar um palestrante internacional de sucesso:

  • iStock

    1) Tudo está relacionado à mensagem, não ao dinheiro

    Inscreva-se para receber a nossa newsletter
    Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

    Se você quer ser bem-sucedido no cenário mundial, o que é dito nos eventos deve ser tão encantador e aplicável que a mensagem deve atravessar fronteiras culturais, idiomas e práticas locais. “As minhas palestras eram sobre storytelling em múltiplas plataformas”, diz ele. “Esse é um processo sofisticado que demorou certo tempo para atrair o interesse de países fora da América do Norte.”

    Apesar da ideia de que ser um orador internacional é algo glamouroso e animado, a atividade também exige bastante tempo e tira o profissional do escritório por longos períodos. Viagens aéreas e noites em hotéis podem ser experiências difíceis, capazes de provocar ansiedade.

  • iStock

    2) Crie um sistema que pode ser ensinado como uma história

    Antes de entrar nesse mercado, Gomez era professor. “Eu separei os meus pontos principais em etapas, passo a passo. Em seguida, coloquei em prática a expressão da minha mensagem como uma história emocionante, com mistérios, reviravoltas e revelações”, conta.

    Cada capítulo da história deve consistir de um tópico principal. Segundo o empresário, quando os pontos se juntam, trazem uma importante mensagem que segue um sistema lógico e pode ser comunicada como uma narrativa interessante.

  • iStock

    3) Esteja apto a demonstrar como o seu sistema gera resultados

    Oradores devem demonstrar a eficácia do seu sistema exemplificando casos reais. Em eventos internacionais, é importante citar exemplos que são relevantes naquele país e para aquela audiência. “É por isso que ilustrações e estudos de casos são particularmente importantes para públicos internacionais”, diz Gomez.

    Com esse objetivo, pesquise como a sua mensagem pode ser transformada para o público local. Essa é uma tarefa que exige um pouco de trabalho adicional, mas os resultados compensam.

  • iStock

    4) Teste o seu sistema com colegas internacionais

    Para que a sua mensagem seja válida e relevante também em território internacional, teste antes com pessoas conhecidas. “Primeiro, eu entrava em contato com um amigo ou colega profissional que poderia estar interessado no projeto e agendava uma reunião por Skype”, conta o empresário. “Eu mostrava a ele as primeiras versões das minhas apresentações e pedia feedback. O retorno é ótimo, porque ele conseguia identificar onde meu discurso não estava claro ou algo irrelevante culturalmente”, conta.

    “Alguns desses contatos me indicaram a outros contatos relevantes. Eu estava, então, apto a usar minha posição de CEO e status na indústria do entretenimento para me conectar com algumas dessas pessoas. Eu também montava versões curtas da apresentação e mostrava a eles por Skype.”

    As pessoas amam compartilhar as opiniões delas, mas você deve ser forte o suficiente para encarar as críticas e não ficar na defensiva. Se mais de dois integrantes da sua possível audiência lhe dizem que há um problema, você deve reconhecer o fato e trabalhar em uma solução.

  • iStock

    5) Distribua o seu método gratuitamente

    Uma das formas mais rápidas para alguém que nunca se apresentou publicamente ganhar credibilidade e respeito é publicar um livro sobre o tema. No entanto, nem todo palestrante internacional tem tempo, conhecimento ou recursos para fazer isso. Mas todos nós temos acesso à internet e a habilidade de criar um blog.

    Por que você postaria todo o seu projeto gratuitamente quando o plano é conseguir palestras internacionais? Isso está relacionado à nova filosofia de compartilhamento chamada abundância de conhecimento, segundo Gomez. “Com o Collective Journey, eu criei um blog e cada postagem teve milhares de visualizações. Lembre-se de que é melhor mil visualizações do público certo do que 10 mil de pessoas que não estão muito interessadas.” Segundo o CEO, o Medium e LinkedIn têm ferramentas que possibilitam analisar dados demográficos dos leitores.

    “Eu também descrevi o método como convidado em vários podcasts. E expliquei o conceito para estudantes de mídia em universidades do mundo inteiro, e eles o incluíram em suas teses de mestrado e doutorado. Isso dá ao modelo legitimidade acadêmica, que é muito importante em mercados como a China, Austrália e Canadá.”

  • iStock

    6) Comunique-se por meio das mídias sociais e contate influenciadores internacionais

    “Apesar de todo mundo dar valor para grandes números nas redes sociais, a qualidade é melhor do que a quantidade quando se trata de liderança de pensamentos e formação de conexões no circuito de palestras internacionais”, conta o especialista. “Meu alcance direto total por meio das plataformas é de cerca de 20 mil pessoas, sendo que a maioria delas é de profissionais da indústria na minha área ou adjacentes à minha profissão.”

    Mas como o CEO leva sua capacidade influenciadora para o cenário internacional? Mais uma vez, por abundância de conhecimento. Ele buscou por líderes relevantes para o modelo em outros países. “Às vezes, eu enviava até a prévia de uma futura publicação no blog para um influenciador internacional, buscando sua opinião. Eu sempre reconheci essas pessoas como contribuintes do meu trabalho, o que as deixava mais felizes e dispostas a compartilhá-lo.”

iStock

1) Tudo está relacionado à mensagem, não ao dinheiro

Se você quer ser bem-sucedido no cenário mundial, o que é dito nos eventos deve ser tão encantador e aplicável que a mensagem deve atravessar fronteiras culturais, idiomas e práticas locais. “As minhas palestras eram sobre storytelling em múltiplas plataformas”, diz ele. “Esse é um processo sofisticado que demorou certo tempo para atrair o interesse de países fora da América do Norte.”

Apesar da ideia de que ser um orador internacional é algo glamouroso e animado, a atividade também exige bastante tempo e tira o profissional do escritório por longos períodos. Viagens aéreas e noites em hotéis podem ser experiências difíceis, capazes de provocar ansiedade.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected])

Compartilhe esta publicação: