5 dicas para causar boa impressão na entrevista

Getty Images
A linguagem corporal pode fazer com que sua primeira impressão seja boa ou ruim.

Resumo:

  • Entrevistas de emprego podem ser algumas das experiências mais estressantes da vida de uma pessoa;
  • A primeira impressão é a que fica e ela não se limita apenas à linguagem corporal;
  • Sorria de maneira autêntica;
  • Firme o seu aperto de mão;
  • Saiba exatamente que roupa vestir;
  • Respire enquanto fala;
  • Mantenha-se forte.

A primeira impressão é a que fica. Entrevistas de emprego podem ser algumas das experiências mais estressantes da vida de uma pessoa. Como coach de carreira, trabalhei com muitos clientes para ajudá-los a se preparar para esses momentos e descobri que, para muitos, a parte mais assustadora é simplesmente passar pela porta.

LEIA MAIS: 5 dicas do que fazer antes de uma entrevista de emprego

Quando chegamos a uma entrevista, as expectativas normalmente são altas e as emoções estão à flor da pele. Uma boa ideia é aproveitar este momento para causar uma primeira impressão positiva. Não se preocupe, é muito rápido – são apenas sete segundos!

Quando você conhece alguém, a forma como o seu corpo se move e você gesticula tem um impacto poderoso. Mas as primeiras impressões não se limitam apenas a sua linguagem corporal.

Veja, na galeria abaixo, 5 dicas para deixar uma boa impressão durante uma entrevista de emprego:

  • Sorria com autenticidade

    Quando você sorri, você eleva o humor das pessoas ao seu redor e o seu também. Mas simplesmente abrir os lábios não é suficiente. Nossos cérebros podem perceber a diferença entre um sorriso real e um falso. Uma das maneiras pelas quais as pessoas fazem isso é imitando, por meio do subconsciente, o sorriso da outra pessoa.

    Ao se preparar para entrar em uma entrevista, lembre de uma situação em que você estava feliz ou pense em alguém que ame muito. Isso vai plantar um sorriso autêntico em seu rosto e, automaticamente, deixá-lo de bom humor.

  • Firme o seu aperto de mão

    Um aperto de mão tem mais poder do que você pensa. Ele não só impressiona a pessoa a quem você está cumprimentando, mas todos os presentes. Se você estiver em uma entrevista em grupo, por exemplo, ao dar a volta na sala e conhecer cada pessoa, a parte do cérebro associada à sensibilidade, à recompensa e à motivação é ativada. Simplificando: os observadores se sentem gratos ao ver você apertar as mãos de outras pessoas.

    Estudos mostram que um aperto de mão firme causa uma boa primeira impressão para homens e mulheres. Ter um aperto de mão suave ou mole cria a impressão de timidez e diminui a pessoa do ponto de vista intelectual. Ou seja, um aperto de mão firme e um contato visual forte aumentam as chances de conquistar aquele emprego.

  • Saiba exatamente que roupa vestir

    Com o “esporte fino, porém casual” virando uma regra, preparar sua roupa para uma entrevista pode ser uma tarefa difícil. Faça uma pesquisa prévia para tentar aprender sobre a cultura da empresa. Se você estiver online, provavelmente poderá encontrar vídeos ou fotos de pessoas que trabalham lá. Ou confira alguns perfis do LinkedIn para ter uma ideia da cultura da empresa. Isso lhe dará uma ideia de como aqueles funcionários se vestem.

  • Respire enquanto fala

    As pessoas que emitem certos tons de vozes são mais propensas a serem aceitas e a se tornarem líderes em um grupo. Mas esse tom de voz mais intenso requer prática. Muitos de nós ficamos sentados o dia todo, o que leva à respiração torácica. Pratique uma boa respiração abdominal. Fique de pé e respire por muito tempo, expirando pela barriga. Então fale. Isso aumentará sua ressonância e diminuirá a respiração nasal. Sua voz se tornará uma doce sinfonia ao se apresentar aos seus futuros colegas de trabalho.

  • Mantenha-se forte

    A linguagem corporal pode fazer com que sua primeira impressão seja boa ou ruim. Nossa postura tem o poder de influenciar não apenas como os outros nos percebem, mas também a química do nosso corpo. Entrar em uma sala com os braços abertos e o queixo inclinado é muito diferente do que com os braços cruzados e os ombros curvados para dentro.

    Uma ótima maneira de se preparar para a entrevista é ficar em uma pose que mostre poder, por dois minutos, antes de entrar na sala. Fique como um super herói: pés pouco abertos, braços nos quadris e ombros para trás, no banheiro ou no estacionamento, antes da entrevista, e sinta a confiança construída dentro de você. Você está pronto para causar uma primeira impressão poderosa, fazendo com que ela permaneça ao longo de todo o processo da entrevista.

    Entre na sua próxima entrevista com muita confiança e respeito. Começar com o pé direito definirá os passos para conquistar o emprego desejado.

Sorria com autenticidade

Quando você sorri, você eleva o humor das pessoas ao seu redor e o seu também. Mas simplesmente abrir os lábios não é suficiente. Nossos cérebros podem perceber a diferença entre um sorriso real e um falso. Uma das maneiras pelas quais as pessoas fazem isso é imitando, por meio do subconsciente, o sorriso da outra pessoa.

Ao se preparar para entrar em uma entrevista, lembre de uma situação em que você estava feliz ou pense em alguém que ame muito. Isso vai plantar um sorriso autêntico em seu rosto e, automaticamente, deixá-lo de bom humor.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).