5 dicas para crescer na carreira durante a pandemia

Cavan Images/Getty Images

“Você tem que encontrar uma maneira de lidar com todo o trabalho, não fazer todo o trabalho”, aponta Patty Azzarello

Em tempos de incerteza, é fácil pensar “dane-se”. Os objetivos que você tinha antes –arranjar um novo emprego, ser promovido, garantir um aumento– parecem distantes, especialmente no meio de uma pandemia imprevista.

Mas você só tem duas opções: esperar que as coisas melhorem e que algo bom aconteça magicamente para você ou fazer o que puder para que as coisas boas aconteçam.

LEIA MAIS: 8 maneiras de superar a fadiga da pandemia

Se você quer se superar e prefere a segunda opção, veja nesta galeria cinco habilidades que você deve dominar para manter sua carreira avançando, independentemente da situação:

  • 1. Mire na excelência

    A boa notícia é que, se você é um profissional ambicioso, provavelmente deseja isso desde o primeiro dia de seu primeiro emprego. Somos ensinados a trabalhar duro, entregar e repetir. Mas, se você não tomar cuidado, pode cair na armadilha de dizer “sim” a tudo e se comprometer com muitas coisas. Isso pode resultar em você trabalhar duro em um emprego agitado e não exibir excelência quando realmente importa. Ou pior, se você é um perfeccionista, pode ser pego na armadilha da procrastinação, que corrói seu tempo e cria uma lista interminável de tarefas que podem impactar seu desempenho.

    Nem todo emprego é criado da mesma forma e saber a diferença é a chave para entregar um trabalho excelente de maneira consistente. Patty Azzarello resume isso bem em seu livro “Rise: 3 Practical Steps for Advancing Your Career, Standing Out as a Leader, and Liking Your Life“ (“Ascensão: 3 etapas práticas para avançar na carreira, destacar-se como líder e curtir sua vida”, em tradução livre e sem lançamento em português). Ela diz: “Você tem que encontrar uma maneira de lidar com todo o trabalho, não fazer todo o trabalho”. Para criar um histórico de excelência, você não pode ter medo de definir prioridades e trabalhar de maneira estratégica.

    FG Trade/Getty Images
  • 2. Saiba se vender

    A maior mentira que nos contam enquanto crescemos é “abaixe a cabeça e faça o trabalho”. A ideia é que, se você apenas se esforçar, se apressar e fizer seu melhor trabalho, alguém acabará o notando e lhe dará tudo o que deseja, sem que você tenha de pedir. Eu acreditei nessa mentira, e a única coisa que recebi por seguir o conselho foram migalhas.

    Se você deseja ter uma carreira de sucesso, não importa o que aconteça, precisa aprender a se vender. Ninguém nunca vai investir mais no crescimento da sua carreira do que você, e é seu dever mostrar aos outros porque você está pronto. Independentemente disso, se você deseja crescer dentro de sua empresa ou conseguir um novo emprego em outro lugar, não espere que seu histórico fale por você. Lembre as pessoas de seu histórico. Deixe de lado a ideia de que você parecerá arrogante ou desagradável se defender a si mesmo. Quanto mais cedo você aprender a falar por si mesmo com elegância e confiança, melhor será sua carreira.

    Wera Rodsawang/Getty Images
  • 3. Construa conexões

    Tenho uma confissão a fazer: no início da minha carreira, pensei que poderia fazer toda aquela coisa de “sem novos amigos”. Eu estava errada. Nenhum amigo antigo o levará a novas oportunidades. Para ter sucesso em sua carreira, independentemente do que a vida lhe traga, você deve estar disposto a construir conexões dentro e fora do trabalho. Sim, isso significa quando você precisa de um novo emprego ou não. Fazer um trabalho excelente e defender a si mesmo são habilidades essenciais, mas você também precisa de aliados que estejam em salas nas quais você ainda não teve a chance de entrar.

    No trabalho, pode ser fácil construir relacionamentos com seus colegas no mesmo nível que você, mas não se limite. Construa novas relações em diferentes equipes, líderes e executivos com os quais você não interage com frequência. Mas não pare por aí. Observe as pessoas em outras empresas e em outros setores que o inspiram e cultive relacionamentos mutuamente benéficos com elas. Quando feitos da maneira certa, essas novas relações podem impactar a trajetória de sua carreira.

    Fresh Splash/Getty Images
  • 4. Adote a mentalidade do “como posso ajudar?”

    Parece simples, mas a maioria das pessoas nem sempre pensa assim. Quando você está focado em si mesmo, pode perder momentos para estar presente e ter valor inestimável para os outros. Adotando a mentalidade do “Como posso ajudar?” também o ajudará a aumentar sua confiança em reuniões de trabalho, entrevistas de emprego e outras situações que podem parecer estressantes ou intimidadoras. Se você está constantemente pensando em como pode ajudar outra pessoa, prestará mais atenção aos desafios dela e aumentará suas chances de construir uma reputação de solucionador de problemas.

    Observe que você não precisa agradar as pessoas para conseguir isso, pois saber o limite é essencial. No entanto, nos momentos em que deseja causar uma boa impressão, você pode ficar com a consciência tranquila se mudar o foco. Pratique compreender melhor a outra pessoa, ouvindo e considerando como você pode ajudá-la a seguir em frente, mesmo que ela esteja à sua frente na carreira.

    Cavan Images/Getty Images
  • 5. Cultive sua zona de crescimento

    Se você dominar as outras quatro habilidades, verá que sua carreira alcançará novos patamares no tempo devido. No entanto, já vi tantos empreendedores de alto desempenho atingirem limites em suas carreiras porque permaneceram em suas zonas de conforto por mais tempo do que deveriam.

    Não importa o quanto você avança na carreira, se quiser seguir em frente, sejam quais forem as circunstâncias, tem de estar sempre disposto a ser um estudante, se sentir desconfortável e pedir ajuda. Se você achar que não está aprendendo ou se sentindo incomodado em alguma área, provavelmente você não está sendo tão desafiado quanto poderia ser na carreira. Além disso, o sucesso deixa pistas, então, se você não está disposto a pedir ajuda para chegar ao próximo nível da carreira, provavelmente está tornando a jornada muito mais difícil do que o necessário. Sua zona de crescimento é onde a mágica acontece, e saber cultivá-la é fundamental para você deseja continuar crescendo.

    Danilo Andjus/Getty Images

1. Mire na excelência

A boa notícia é que, se você é um profissional ambicioso, provavelmente deseja isso desde o primeiro dia de seu primeiro emprego. Somos ensinados a trabalhar duro, entregar e repetir. Mas, se você não tomar cuidado, pode cair na armadilha de dizer “sim” a tudo e se comprometer com muitas coisas. Isso pode resultar em você trabalhar duro em um emprego agitado e não exibir excelência quando realmente importa. Ou pior, se você é um perfeccionista, pode ser pego na armadilha da procrastinação, que corrói seu tempo e cria uma lista interminável de tarefas que podem impactar seu desempenho.

Nem todo emprego é criado da mesma forma e saber a diferença é a chave para entregar um trabalho excelente de maneira consistente. Patty Azzarello resume isso bem em seu livro “Rise: 3 Practical Steps for Advancing Your Career, Standing Out as a Leader, and Liking Your Life“ (“Ascensão: 3 etapas práticas para avançar na carreira, destacar-se como líder e curtir sua vida”, em tradução livre e sem lançamento em português). Ela diz: “Você tem que encontrar uma maneira de lidar com todo o trabalho, não fazer todo o trabalho”. Para criar um histórico de excelência, você não pode ter medo de definir prioridades e trabalhar de maneira estratégica.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).