Vigor emocional: veja como acessar seu poder

Autoconhecimento permite que você identifique medos internalizados.

Jennifer Helene/ Forbes Councils Member
Compartilhe esta publicação:
Hinterhaus Productions/ Getty Images
Hinterhaus Productions/ Getty Images

Autoconhecimento permite que você identifique medos internalizados

Acessibilidade


O vigor emocional permite que você libere seu potencial máximo em sua carreira e vida pessoal e que identifique o que será necessário ou desafiador para que possa evoluir. Você acha que trabalha para alcançar seu máximo potencial em sua saúde, na sua vida profissional e no seus relacionamentos e não consegue prosperar? Este texto é para você.

Depois de centenas de depoimentos de alunos matriculados em programas de estilo de vida transformacional que desenvolvi nos últimos 25 anos –presencial e online–, a solução para que você possa alcançar seu máximo potencial, parece clara. Assim como são os obstáculos.

LEIA MAIS: 6 dicas para fazer seu currículo ser visto e conseguir uma entrevista

O entrave mais comum é a negatividade, viver no passado, o que faz você se sentir preso e estagnado. Eu vejo o potencial como um rio, fluindo como o sangue em suas veias.

Fiz uma viagem para o Parque Nacional Glacier, onde os rios e cachoeiras foram meus professores visuais. Eles me ensinaram como o rio molda a terra com seu fluxo e como a terra direciona a água. Eu comparo nossa potencialidade ao rio e à terra moldada.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nascemos cheios de exuberância e depois somos poluídos com pensamentos, medos e um cotidiano estagnado. Ao longo dos anos, acumulamos maus hábitos e mentalidade autossabotadora. Construímos represas e não deixamos o nosso rio de potencialidades correr solto.

Frequentemente, passamos toda a nossa vida atrás da barragem olhando, lendo ou ouvindo passivamente sobre como alcançar nosso potencial. A parte mais complicada é libertar o seu potencial –que pode se manifestar na escolha de suas emoções ou na sensação de segurança e conforto, por exemplo. Abrir a barragem é a essência do vigor emocional e a chave para liberar seu potencial. Isso é necessário para que o rio de sua potencialidade flua livre.

Fluir, crescer e expandir nossas potencialidades é o avanço que precisamos em todos os aspectos de nossas vidas. Você só pode estourar a barragem depois de desenvolver vigor emocional. Isso ocorre porque o vigor emocional mantém seu potencial liberado, o que leva a um fluxo estável, e esse fluxo leva à potencialidade regenerativa que desenvolvemos quando algo nos impede de crescer, portanto um obstáculo imposto. Sem ela, você voltará aos seus hábitos e à barragem que construiu ficará cada vez maior.

LEIA MAIS: Entenda como líderes narcisistas contaminam a cultura das empresas

Vigor emocional é surfar uma onda de emoções, reconhecê-las e superá-las, porque você pode apostar que essas só vão crescer com o tempo, e sua agilidade e capacidade de responder a momentos desafiadores vão ser afetadas profundamente. Isso está diretamente relacionado a conhecer o limite de sua potencialidade, quebrando continuamente a barreira e sempre expandindo seu potencial.

Vigor emocional é necessário para continuar a manter um estado de fluxo, isso o levará ao seu sucesso. Mas como torná-lo sustentável e acessível?

É necessário discernimento.

Sua capacidade de tolerar suas emoções é como você constrói seu vigor emocional. Você tem que desconstruir os pedaços da barragem que o bloqueiam. Você tem que examinar os sentimentos e os pensamentos que passam diariamente por você, o contexto disso e seu ser único e individual. Uma chave para desenvolver resistência emocional é encontrar seu centro. Estar no seu fluxo intencionalmente, não ficar preso na luta e na dor de condições passadas, nem apegado ao medo do futuro ou ao ressentimento.

É preciso sair da zona de conforto, e você tem que ser capaz de tolerar isso. Isso é vigor emocional.

Sempre digo que “seus hábitos diários são o seu remédio mais forte.” Sua prática diária é um ritual e se torna sua religião diária. O que você está pensando e fazendo deve contribuir no seu bem-estar, e deve ajudar a romper suas represas.

LEIA MAIS: 4 passos para se recuperar quando algo dá errado em uma apresentação

É preciso de energia para sustentar sua autoconsciência, e percepção, para exercer uma escolha e uma intenção real de sair do passado e se livrar de crenças limitantes. Você pode começar identificando quais atividades estão contribuindo ou prejudicando sua clareza, criatividade, liberdade e amor.

A cada dia, podemos explorar onde nossas resistências mentais nos mantém presos. Devemos ouvir a sabedoria existente em nosso corpo (sinais de dor de cabeça ou cansaço são alguns exemplos) para que possamos estabelecer práticas de estilo de vida que se tornem o nosso próprio remédio diário. E só com isso vamos conseguir liberar nosso vigor emocional e alcançar os sonhos que todos nós merecemos ter.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: