Inaiara Florêncio, do MB, fala sobre branding em setores emergentes

Egressa da Galena, executiva assume as áreas de Conteúdo, Social Media, Marketing de Influência e PR do Mercado Bitcoin

Luiz Gustavo Pacete e Fernanda de Almeida
Compartilhe esta publicação:
Divulgação Mercado Bitcoin

Inaiara Florêncio, do Mercado Bitcoin (MB): “a estratégia com consistência e veracidade, de qualquer marca, precisa ter uma visão que reflita as necessidades da sociedade brasileira”

Acessibilidade


Qual a relação entre educação e criptomoedas? Ao responder essa pergunta, Inaiara Florêncio, nova responsável pelas áreas de Conteúdo, Social Media, Marketing de Influência e PR do Mercado Bitcoin (MB), ressalta a conexão entre os dois temas e o desafio de atuar em um segmento em formação, como é o caso do mundo das criptomoedas.

Formada em Jornalismo, com pós em Marketing Político e Comunicação em Redes Sociais pela PUC-SP, além de ativista atuante em causas de diversidade, inclusão e educação, Inaiara enxerga a possibilidade, e a necessidade, de que marcas em construção, como é o caso do MB, possam se basear também na premissa da democratização.

Leia mais: Nova executiva do Mercado Livre: “Aprendi a me sentir confortável na incerteza”

“Um dos motivos que aceitei o convite do MB é ter a oportunidade de contribuir com a mudança de um mercado que não reflete a nossa sociedade, e torná-lo mais representativo do ponto de vista de gênero e de grupos politicamente minorizados. Afinal, não tem como inovar sem diversidade”, apontou Inaiara Florêncio.

Em sua jornada, Inaiara passou pela edtech Galena, do grupo GK Ventures, pelas agências Adventures e SunsetDDB. Em 2019, foi apontada pelo YOUPIX Builders como uma das 15 vozes que mais contribuem para mudanças efetivas na indústria de comunicação. Além disso, acumula em sua trajetória prêmios importantes, como: Abemd, El Ojo, Grand Prix e Anuário do Clube de Criação. É membro do Júri Effie Awards 2021 e MMA Smarties Brasil 2021.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Forbes: Você já passou por diferentes segmentos, agência de publicidade, educação e agora chega ao mundo cripto/finanças, o que enxerga de pontos em comum?
Inaiara Florêncio: A possibilidade de construir uma comunicação com mais significância e representatividade. Uma estratégia com consistência e veracidade, de qualquer marca, precisa ter uma visão que reflita as necessidades da sociedade brasileira. E aqui cabe falar sobre a educação financeira que é porta de entrada para o entendimento de que os modelos financeiros são feitos “apenas para alguns”. Falo para além da construção de conteúdos nativos institucionais, mas da possibilidade de aplicar uma parte educacional e criativa como ponto da atuação. Nesse e em diversos outros segmentos o conhecimento precisa ser democratizado para transformamos a nova economia digital.

F: O mundo cripto é um ecossistema que está crescendo, promissor e com muitos desafios. O que te atraiu?
Inaiara: Em todas minhas movimentações de carreira sempre fui em busca de lugares no qual pudesse exercer uma atuação mais inovadora, onde consiga me deparar com mais perguntas do que respostas. Mas um ponto relevante nessa tomada de decisão foi a questão do quão o mercado financeiro ainda não reflete a diversidade e a sociedade que vivemos. Quero contribuir com a quebra desse status quo, do ponto de vista de gênero e grupos politicamente minorizados.

Por quais empresas já passou

Pela edtech Galena, do grupo GK Ventures, pelas agências Adventures e SunsetDDB. Em 2019, foi apontada pelo YOUPIX Builders como uma das 15 vozes que mais contribuem para mudanças efetivas na indústria de comunicação. Além disso, acumula em sua trajetória prêmios importantes, como: Abemd, El Ojo, Grand Prix e Anuário do Clube de Criação. É membro do Júri Effie Awards 2021 e MMA Smarties Brasil 2021.

Formação

Formada em Jornalismo, com pós em Marketing Político e Comunicação em Redes Sociais pela PUC-SP, além de ativista atuante em causas de diversidade, inclusão e educação.

Primeiro emprego

Estagiária de comunicação na Universidade São Judas Tadeu.

Primeiro cargo de liderança

Gerente de conteúdo on-line e redes sociais na agência Fabrica.

Tempo de carreira

12 anos

Leia mais: CEO da Volkswagen Financial Services mostra a importância do novo CFO

O C-Suite desta semana ainda traz movimentações nos setores de bens de consumo, informática e tecnologia. Suelma Rosa é a nova head de reputação e assuntos corporativos da Unilever Brasil e América Latina, Gabriel Vallejo foi promovido a COO da Oracle na América Latina e Tatiana Ottenio é a nova CTO da foodtech Liv Up.

  • Suelma Rosa é a nova head de reputação e assuntos corporativos da Unilever Brasil e América Latina. A executiva já passou por empresas como Vale, Petróleo Ipiranga e Dow Química. Agora, prestará consultoria estratégia de assuntos corporativos para a unidade de Cuidados com a Casa, representará o Brasil no grupo de chairwomen Latam e atuará como sponsor do grupo de afinidade proUd e do Fundo Afrolever do Brasil.

  • Vice-presidente de marketing da Oracle na América Latina, Gabriel Vallejo foi promovido a COO da empresa de tecnologia na região. O executivo está na Oracle desde 2018 e já passou por companhias como Momentum.

  • Tatiana Ottenio é a nova CTO da foodtech Liv Up. A executiva tem passagens por grandes empresas globais na área de tecnologia. Ela entrou na Liv Up em agosto de 2019 como head de agilidade e qualidade e agora passa a liderar as áreas de produto, design, dados e engenharia.

  • Rodrigo Tremante é o novo sócio e CFO da Sky.One, especializada no desenvolvimento de plataformas para empresas. O executivo tem 22 anos de experiência no setor bancário, sendo 14 como CFO de bancos, com passagens por Carrefour e Banco BV.

  • A healthtech Theia acaba de contratar Marina Franco para o cargo de vice-presidente de engenharia e Ainah Corrêa, que será diretora de marketing da startup. Marina tem mais de 20 anos de experiência como head de tecnologia na PicPay Store e na SulAmérica Seguros. E Ainah Corrêa tem mais de 17 anos na área de marketing das marcas Web Motors e iFood.

  • A empresa de tecnologia e produtos digitais Neo anunciou duas novas executivas como diretoras na área de customer experience. Edina Fontes tem 20 anos de carreira e já atuava como gerente geral desse setor há mais de cinco anos na empresa. Liliane Freire tem mais de 25 anos de experiência em inovação e melhoria da experiência do cliente.

  • A empresa de segurança cibernética Forcepoint anunciou Marcelo Saburo como novo country manager para o Brasil. Saburo tem mais de 20 anos de experiência na indústria de softwares e retorna à companhia da qual foi gerente e diretor de canais América Latina até setembro de 2021.

  • Camila Miranda é a nova head de marketing da Adobe Experience Cloud na América Latina. A executiva estava na Oliver Latin America e será responsável pela estratégia e posicionamento da marca na região.

  • A empresa de tecnologia Cisco anunciou a executiva Larissa Di Pietro como a nova diretora de marketing para a América Latina. Ela está na companhia há mais de quatro anos e tem 15 anos de experiência em marketing, em grandes corporações como CA Technologies, Sun Microsystems e Midea Carrier.

  • A Syngenta acaba de anunciar a chegada de Grazielle Parenti como head de business sustainability para o Brasil e a América Latina. Ela tem passagens por empresas como BRF, Diageo e Mondelez e continuará atuando como presidente do capítulo brasileiro do BRICS Woman Business Alliance, conselheira fiscal do Grupo Mulheres do Brasil, e Conselheira do FNME (Fórum Nacional da Mulher Empresária) da CNI.

  • A BlockBR, especialista em tokenização e estruturação de ativos digitais, acaba de anunciar o engenheiro Ramon Martins Maia como seu novo CFO. Maia atuou em setores como indústria de óleo e gás, real estate, varejo, healthcare e tecnologia, e estava na varejista C&A, liderando as operações de omnichannel da marca no Brasil.

Suelma Rosa é a nova head de reputação e assuntos corporativos da Unilever Brasil e América Latina. A executiva já passou por empresas como Vale, Petróleo Ipiranga e Dow Química. Agora, prestará consultoria estratégia de assuntos corporativos para a unidade de Cuidados com a Casa, representará o Brasil no grupo de chairwomen Latam e atuará como sponsor do grupo de afinidade proUd e do Fundo Afrolever do Brasil.

Compartilhe esta publicação: