No ponto: Qual a forma correta de usar a palavra "mesmo"?

South_agency/Getty Images
South_agency/Getty Images

Já viu o aviso: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”? Entenda por que ele está errado!

“Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”. Na maioria dos elevadores, o que se lê é isso. Logo, não é de se admirar que tantas pessoas utilizem, erroneamente, o pronome demonstrativo mesmo. Mas como assim, Cíntia Chagas? Se eu não quiser repetir a palavra elevador, o correto não seria usar mesmo no lugar?

Nã-nã-ni-nã-não, leitor. Na sua língua, no caso a portuguesa, mesmo só pode retomar uma ação, não uma palavra. Por exemplo: João fez além do esperado na empresa. Espero que você faça o mesmo. Recupera-se, nesse caso, a ideia, a ação de executar mais do que o previsto, não uma palavra. Entendeu?

E como ficaria o aviso então? Antes de entrar no elevador, verifique se este (ou se ele) se encontra parado neste andar. Simples assim. Você pode substituir por um pronome reto (ele e afins), por um pronome demonstrativo (este e afins) ou por um sinônimo.

Mesmo, professora? Mesmo!!! E esse mesmo que eu acabei de usar? Trata-se de um advérbio com valor reforçativo, de um sinônimo da palavra realmente. Eu mesma uso muito. Está de brincadeira, fessora? Mais um uso do mesmo? Sim! Eu mesmo, ele mesmo, nós mesmas: função de adjetivo. Mesmo (sinônimo de “apesar de”) parecendo complicado, é bem fácil. Você só não pode achar que todo mesmo dá na mesma. Mesmo??? Mesmo…

Até semana que vem.

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).