No ponto: entre ou dentre?

Uma regrinha simples para você escrever e falar cada vez melhor.

Cíntia Chagas
Compartilhe esta publicação:

E aí, a criança está entre os pais ou dentre eles? Para usar a segunda opção, há hora e lugar certo

Acessibilidade


Vamos ver se você acerta, leitor. “Dentre as vendedoras, ela é a mais competente”. Você escreveria DENTRE ou ENTRE? Ganhou quem falou ENTRE. Mas por quê? DENTRE parece tão chique e correto… 

Não que DENTRE esteja errado, de jeito nenhum. Mas existe regra para usar. DENTRE, união da preposição DE com a preposição ENTRE, só poderá ser utilizado quando o verbo posterior “pedir” a preposição DE e tiver o sentido de DO MEIO DE

LEIA MAIS: Segmento ou seguimento?

Por exemplo, DENTRE os candidatos, apenas um homem saiu com a vaga garantida. Quem sai sai DE; logo, o verbo sair “pede” a preposição DE. Assim, DO MEIO DOS candidatos (dentre), um saiu com a vaga. Vejamos agora a seguinte frase: ele ressurgiu ENTRE ou DENTRE a multidão. Qual é o seu palpite?

Bem, se ele ressurgiu DO MEIO DA multidão, só pode ser DENTRE. Entendeu? Assim, para não errar, lembre-se de que DENTRE significa DO MEIO DE. E fim de papo.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Até semana que vem. 

 

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

 

Compartilhe esta publicação: