No ponto: Segmento ou seguimento?

Não confunda: embora tenham a mesma pronúncia, o significado é completamente diferente.

Cíntia Chagas
Compartilhe esta publicação:
 JGI/Jamie Grill
JGI/Jamie Grill

SEGMENTO (com G) e SEGUIMENTO (com GUI) são palavras com a mesma pronúncia, mas significados diferentes

Acessibilidade


Leitor amado, hoje falaremos de palavras homônimas. Você sabe do que se trata? Ou, como Zeca Pagodinho, você diria “nunca vi nem comi, eu só ouço falar”? Pois bem, vamos lá. Trata-se daqueles vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas sentidos diferentes.

É o caso, por exemplo, de SEGMENTO (com G) e de SEGUIMENTO (com GUI), que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes. SEGMENTO significa parte, seção, porção. É preciso cuidar melhor daquele SEGMENTO social. O SEGMENTO mais jovem deu um banho de conteúdo no mais experiente. Vamos investir no SEGMENTO da moda.

LEIA MAIS: No ponto: Vontade de ficar à toa ou à-toa?

SEGUIMENTO, entretanto, vem do verbo seguir. Logo, essa palavra tem o sentido de continuar. Precisamos dar SEGUIMENTO ao projeto, que já vem se arrastando há meses. Dê-me um parecer do SEGUIMENTO da ação. Ela não deu SEGUIMENTO à nossa relação. 

Entendeu, leitor querido? Valorize o SEGMENTO da língua pátria. Dê, então, SEGUIMENTO à leitura dos meus artigos. Combinado?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Até semana que vem.

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

 

Compartilhe esta publicação: