1. Início
  2. /
  3. Forbes MKT
  4. /
  5. CMO do Inter Explica Nova Fase de Posicionamento Focada em Leveza na Comunicação Financeira
Forbes MKT

CMO do Inter Explica Nova Fase de Posicionamento Focada em Leveza na Comunicação Financeira

Andrea Nocciolini destaca a importância de uma abordagem leve para um tema que ainda é desafiador para os brasileiros

3 min

O Inter lança, nesta terça-feira, 30, uma nova fase de sua campanha “Tem Inter Pra Isso”, que por meio de uma linguagem leve e humorada se propõe a descomplicar a comunicação de assuntos financeiros entre os brasileiros.
Andrea Nocciolini, CMO da empresa no Brasil, explica que o projeto, que foi lançado em maio deste ano, se baseia em uma tríade estratégica. “Força de impacto, linguagem proprietária e expressões financeiras (como os brasileiros falam). Agora, chegamos com o personagem ‘Mão de Vaca’, que, na verdade, é um estrategista, alguém que poupa, planeja, valoriza cada centavo e deseja usá-lo de forma inteligente.”

De acordo com dados do Instituto Z, entre a geração Z, 80% enxergam o humor como facilitador de conexões, além disso, 46% das pessoas recorrem a ele nas redes sociais para tratar de temas que geram angústia, como as finanças. “Na primeira fase da campanha, apresentamos três personagens que geraram forte identificação com nossos clientes, impulsionando o engajamento nas redes sociais com autenticidade e relevância. Agora, com o Mão de Vaca, queremos ir além: convidamos as pessoas a entrarem na conversa de forma ainda mais ativa, compartilhando suas histórias e estratégias para fazer o dinheiro render”, explica a executiva.

Outro dado utilizado pelo marketing do Inter reflete a importância de trazer leveza ao tema. Cerca de 51% da população brasileira sente alto nível de estresse com as despesas, segundo o Raio-X do Investidor da Ambima de 2024. Além disso, 84% dos brasileiros perceberam impacto em suas vidas sociais causado por estresse financeiro, de acordo com pesquisa da Opinion Box e Serasa, também de 2024.

“Um dos fatores que perpetuam o tabu sobre dinheiro no Brasil é a combinação entre questões culturais, falta de educação financeira e uma comunicação bancária que, por muito tempo, foi distante da realidade das pessoas. O mercado nem sempre soube ouvir seus clientes ou entender suas verdadeiras necessidades, e isso contribuiu para que falar sobre dinheiro fosse visto como algo complicado ou até desconfortável.”, explica Andrea.

Ainda de acordo com a executiva, a necessidade de uma comunicação assertiva ganha ainda mais relevância no contexto de negócios do Inter. “Hoje, temos mais de 4,8 milhões de clientes globais e presença no Brasil, nos Estados Unidos e, em breve, na Argentina. Nossa ambição é ser uma plataforma global que simplifica experiências financeiras em qualquer lugar do mundo, sempre com o mesmo propósito: ser parceiro inteligente na jornada financeira de cada pessoa.” Neste contexto, completa Andrea, “nos consolidamos como um Super App Financeiro e agora avançamos como uma marca global. Essa transformação exige ousadia: é preciso expandir fronteiras sem perder a essência.”

“O personagem ‘Mão de Vaca’: um estrategista, que poupa, planeja, valoriza cada centavo e deseja usá-lo de forma inteligente.”
Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.