Vale compra fatia na Boston Metal para fomentar aço livre de carbono

RicardoMoraes/Reuters
RicardoMoraes/Reuters

Mineradora informa que decisão está alinhada com seu pilar de buscar liderar a transição para a mineração neutra em carbono

A mineradora Vale informou hoje (9) que concluiu um investimento de US$ 6 milhões para aquisição de participação minoritária na Boston Electrometallurgical Company, ou Boston Metal. A operação tem como objetivo “promover o desenvolvimento de uma tecnologia focada na descarbonização de aço”, disse a companhia em comunicado.

Empresa pré-operacional fundada em 2012 por professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Boston Metal tem uma base de acionistas diversificada que inclui fundos de venture capital, empresas de mineração e investidores privados, segundo a Vale.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

A Boston Metal tem como objetivo desenvolver uma tecnologia inovadora denominada “moltem oxide electrolysis” (MOE), que visa possibilitar a transformação de minério de ferro para produção de aço com emissão zero de carbono.

De acordo com a mineradora, o aporte na companhia está alinhado a seu pilar estratégico de buscar liderar a transição para a mineração neutra em carbono, e promover produtos e tecnologias inovadoras.
“Os valores aportados na Boston Metal com a operação serão utilizados para financiar o desenvolvimento da tecnologia”, acrescentou a Vale.

A mineradora brasileira anunciou em dezembro uma meta de reduzir em 15% as emissões líquidas de carbono relativas à sua cadeia de fornecedores e clientes até 2035. Ao divulgar a meta, a companhia disse que deveria intensificar parcerias que busquem o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono, principalmente com clientes do setor siderúrgico, como forma de alcançar os objetivos. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).