Stellantis supera metas no 1º ano e ganha fôlego para enfrentar custos maiores

A montadora também espera registrar uma margem de dois dígitos de novo este ano.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Pascal Rossignol/Reuters
Pascal Rossignol/Reuters

A Stellantis, cujas marcas incluem Jeep, Fiat, Opel e Maserati, reportou margem de lucro operacional ajustada acima da meta de 10%

Acessibilidade


A Stellantis superou sua meta de lucro no primeiro ano de existência, resultado da fusão da Fiat Chrysler com a PSA, fabricante da Peugeot, aumentando esperanças de que a montadora terá sucesso ao lidar com o alta dos custos de matérias-primas e a escassez de chips semicondutores.

As ações companhia subiram 4,4% hoje (23) em Milão.

A empresa, cujas marcas incluem Jeep, Fiat, Opel e Maserati, reportou margem de lucro operacional ajustada de 11,8% em 2021, acima da meta de cerca de 10%, graças ao progresso nas sinergias da fusão, que gerou cerca de Є3,2 bilhões.

Em teleconferência com analistas, o presidente-executivo, Carlos Tavares, disse esperar que autoridades chinesas aprovem os planos da Stellantis de aumentar sua participação na joint venture chinesa com o GAC (Guangzhou Automobile).

A montadora também espera registrar uma margem de dois dígitos de novo este ano. O valor pró-forma de 2020 foi de 6,9%.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

LEIA TAMBÉM: Stellantis utiliza 5G para automatizar produção em parceria com TIM e Accenture

O chefe de finanças, Richard Palmer, disse a repórteres que o aumento dos preços de matérias-primas, como metais, seguirá sendo um problema para a indústria neste ano, mas a escassez de semicondutores, que custou ao grupo cerca de 20% da produção planejada em 2021, atingiu o pico no terceiro trimestre de 2021.

Palmer disse que as sinergias de caixa no ano passado colocaram o grupo à frente do cronograma para atingir 80% de sua meta de redução de custos de Є5 bilhões até 2024.

Ele acrescentou que a Stellantis não teve uma exposição direta significativa à Rússia, que enfrenta novas sanções econômicas internacionais por suas ações na Ucrânia.

Até agora, Tavares traçou uma estratégia de eletrificação de Є30 bilhões e formou alianças com a Amazon e a Foxconn para acelerar o desenvolvimento de software e semicondutores para futuros veículos conectados.

Em comunicado separado, a Stellantis disse que pagará Є1,9 bilhão em benefícios aos funcionários com base nos resultados do ano passado, um aumento de 70% sobre 2020.

Compartilhe esta publicação: