8 filmes e séries para aprender o que fazer (e não fazer) com dinheiro

Com o avanço da tecnologia, hoje não faltam maneiras de aprender sobre finanças de forma lúdica

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:

Assistir filmes e séries que trazem o assunto para o dia a dia, ainda que com histórias de ficção, pode ser uma alternativa para unir o útil ao agradável

Acessibilidade


Educação financeira ainda é um tema pouco discutido no dia a dia dos brasileiros, que passam por grandes dificuldades ao lidar com dinheiro em diversas fases da vida. Dados da pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) de junho comprovam essa realidade e mostram que 28,5% da população está inadimplente.

“Aprender sobre saúde financeira, além de bom para o bolso, facilita a administração dos próprios recursos. Pode-se aprender a poupar, a usar o cartão de crédito com consciência e até mesmo quando é o momento de solicitar um empréstimo ou fazer investimentos”, diz Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Com o avanço da tecnologia, hoje não faltam maneiras de aprender sobre finanças de forma lúdica. É possível acompanhar vídeos no YouTube que ensinam de forma simples os princípios sobre como lidar com o dinheiro, seguir perfis nas redes sociais que falem sobre o assunto ou usar jogos de tabuleiro como ferramenta de aprendizado.

Assistir filmes e séries que trazem o assunto para o dia a dia, ainda que com histórias de ficção, pode ser uma alternativa para unir o útil ao agradável.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Pensando nisso, a Forbes separou dez filmes e séries que mostram o que fazer (e o que não fazer) com o dinheiro:

Girlboss (2017)

Streaming: Netflix

Baseada em um best-seller, essa série de comédia narra a aventura da rebelde jovem Sophia (Britt Robertson). Depois de ficar sem dinheiro, ela decide abrir seu próprio negócio online de vendas de roupas.

Entre os desafios do amadurecimento pessoal e profissional, ela deve aprender a mandar e comandar enquanto o negócio prospera e ela se torna uma empreendedora de sucesso.

Leia mais: Finanças pessoais: especialista ensina mulheres a cuidarem do próprio dinheiro

Billions (2016)

Foto: Divulgação/ Netflix

Streaming: Netflix

A série, que tem cinco temporadas e está disponível na Netflix, conta a história de Bobby Axelrod (Damian Lewis), um bilionário dono de uma empresa de investimentos, que tem suas movimentações investigadas pelo promotor de Nova York Chuck Rhoades (Paul Giamatti).

A produção aborda temas como o mercado financeiro, poder e política.

Desserviço ao consumidor (2019)

Foto: Divulgação/Netflix

Streaming: Netflix

Dividida em quatro episódios independentes, essa minissérie documental expõe as graves consequências de propagandas enganosas e a negligência na produção de artigos populares.

Cosméticos, cigarros eletrônicos, móveis sustentáveis e até embalagens recicláveis são produtos abordados, demonstrando na prática que, algumas vezes, realmente “o barato sai caro”. Os episódios estão disponíveis na Netflix.

À Procura da Felicidade (2006)

Foto: Divulgação

Streaming: Netflix

Lançado em 2016, o filme retrata a vida de um pai de família Chris Gardner (Will Smith) que enfrenta sérios problemas financeiros e, após ser deixado pela mulher, precisa achar formas de sustentar seu filho, Christopher (Jaden Smith).

A persistência do personagem principal na busca por um emprego e na batalha pagar suas contas mostra o dia a dia de muitos desempregados em todo o mundo.

Succession (2018)

Streaming: HBO Max

A premiada série de comédia dramática acompanha a história da família Roy, dona de um dos maiores conglomerados internacionais de mídia.

A trama é centrada nos conflitos de gerações nos negócios da família, com o bilionário patriarca Logan Roy (Brian Cox) e seus quatro filhos, Kendall (Jeremy Strong), Roman (Kieran Culkin), Shiv (Sarah Snook) e Connor (Alan Ruck) lidando com questões profissionais e pessoais.

A produção aborda temas como lealdade, os perigos do poder e a ética nos negócios. Succession está disponível na HBO e HBO Max e tem três temporadas.

Até que a sorte nos separe (2012)

Foto: Divulgação/ Globo

Streaming: Netflix e Globo Play

O filme brasileiro de 2012 retrata a vida de uma família pobre que tem sua rotina transformada depois que o pai, Tino (Leandro Hassum), ganha na loteria. Sem saber lidar com o dinheiro, a vida de ostentação leva a família a perder tudo, e seus membros acabam precisando recorrer à ajuda financeira para pagar dívidas e sobreviver.

O longa mostra que tudo que vem fácil, vai fácil, principalmente se não houver nenhum controle financeiro.

O homem que copiava (2003)

Foto: Divulgação

Streaming: Star+

A produção brasileira conta a história de um jovem que trabalha em uma papelaria fazendo fotocópias e, ao se apaixonar por uma vizinha, tem a ideia de começar a imprimir dinheiro para enriquecer e impressioná-la.

O filme foi lançado em 2002 e é estrelado por Lázaro Ramos.

Leia mais: Ela escondia dívidas e hoje ensina mulheres a lidar com dinheiro

O primeiro milhão (2000)

Foto: Divulgação/ HBO

Streaming: HBO Max e Apple TV

A trama de 2000 detalha a trajetória de Seth Davis (Giovanni Ribisi), um jovem trambiqueiro que sonha em ganhar seu primeiro milhão de dólares e faz de tudo para isso – até montar um cassino em seu apartamento.

Na tentativa de conquistar o respeito de seu pai, Davis deixa de lado a vida ilegal e consegue um trabalho em uma empresa que promete transformar seus funcionários em milionários.

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022

Compartilhe esta publicação: