Como a destiladora-assistente Lexie Phillips está ajudando a Jack Daniel’s a fazer história

Junto ao mestre destilador Chris Fletcher, primeira mulher a ocupar o cargo na companhia vai lançar um uísque inédito da marca .

Gina Pace
Compartilhe esta publicação:
Jack Daniel’s/Reprodução
Jack Daniel’s/Reprodução

Lexie Phillips é a primeira mulher a ocupar o cargo de destiladora-assistente na Jack Daniel’s

Acessibilidade


No último ano, a Jack Daniel’s tem feito avanços históricos e revisitado seu passado para reviver produtos esquecidos. 

Em março, Lexie Phillips fez história ao se tornar a primeira mulher destiladora-assistente da marca de uísque originária do Tennessee. Ela trabalha com Chris Fletcher,  promovido ao cargo de mestre destilador em outubro, na qualidade da bebida e em inovação. O primeiro grande lançamento desde que os dois assumiram novos papéis é reviver um produto que muitos fãs da bebida ficarão surpresos em saber que um dia existiu: um uísque Jack Daniel’s com uma declaração de idade no rótulo.

VEJA TAMBÉM: As amigas nipo-brasileiras por trás da marca de cervejas que tem rótulos com wasabi e pétalas de jasmim

Um Jack Daniel’s de 10 anos começará a chegar às prateleiras em quantidades limitadas nos Estados Unidos em setembro. O uísque, com nota 97 de prova e US$ 70 a garrafa, tem menos daquelas notas clássicas de banana, mas ainda é um uísque adocicado, com frutas secas, cacau e fumo no paladar, e um final longo na boca.

“O próprio Jack Daniel fez versões envelhecidas de nossa receita clássica de uísque nº 7 aos 10, 12, 14, 18 e 21 anos de idade”, disse Fletcher em uma degustação prévia de um barril de 10 anos no final de julho. “Temos garrafas ou fotos. Sabemos que tudo isso foi feito.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

É provável que o uísque tenha sido engarrafado enquanto Jack Daniel ainda estava vivo. Ele morreu em 1911, logo depois que a Lei Seca entrou em vigor no Tennessee, cerca de 10 anos antes de valer em todo o território norte-americano, em 1920, explica Nelson Eddy, historiador da marca. Daniel deixou a destilaria para seu sobrinho Lem Motlow e a família parou de usar idades em garrafas no início dos anos 1950, embora as mais antigas não tenham sido feitas novamente após a proibição, diz Eddy.

Uma das razões pelas quais a família Motlow desistiu de colocá-las no rótulo do uísque é porque as declarações de idade podem ser enganosas para os consumidores. Um exemplo: uma série de fatores diferentes tornam um Scotch de 10 anos muito diferente de um whisky de Tennessee de 10 anos. O clima no Tennessee e o uso de barris de carvalho novos (Scotch é feito com barris usados) significa que o líquido tem muito mais interação com o barril e pode facilmente se tornar muito amadeirado.

Fletcher usou técnicas modernas para evitar as armadilhas da extração excessiva do barril. Os que ele usa para o destilado de 10 anos passam cerca de sete ou oito anos no topo de um galpão, onde é mais quente e seco, e depois são movidos para o fundo, onde é mais frio e úmido. O objetivo, explica o mestre destilador, é obter algumas das reações de oxidação e esterificação que amadurecem o uísque, mas reduzem a interação da madeira e as taxas de evaporação.

“Quando Lexie assumiu sua função em novembro, estávamos selecionando os barris que usaríamos para esta bebida”, disse Fletcher sobre a destiladora assistente, que trabalhava no controle de qualidade e anteriormente era a responsável pela destilaria. 

VEJA TAMBÉM: Sarah Jessica Parker cria virtualmente vinho premiado

Ela trabalharia com o departamento de armazenamento para obter amostras para levá-las ao laboratório e cortá-las para degustação.

À esquerda, uma garrafa histórica de uísque Jack Daniel’s envelhecido por 10 anos e, ao lado, sua versão repaginada, que começará a ser vendida em setembro

“Chris e eu provamos as amostras e discutimos os sabores de cada uma, o que nos fez decidir, no fim, por esse lote de uísque”, disse Lexie. “É um gole delicioso que fez a expectativa por esse lançamento crescer ainda mais.”

O rótulo também se parece com a garrafa histórica, recriando o cartucho dourado vintage.

Tanto Fletcher quanto Lexie têm um profundo senso de quanto a história e a marca Jack Daniel’s significam. Fletcher cresceu em Lynchburg, e seu avô, Frank Bobo, foi o destilador-chefe de 1966 a 1989. Ela cresceu nos arredores da cidade e tem, até então, 24 membros da família que trabalharam ou trabalham na destilaria ou em um cargo relacionado a ela. Quando Lexie se mudou para um novo escritório, seu pai ligou – mas ela não tinha lhe dado o número. Ele lembrava dele da época em que ligava para a avó dela nos anos 1960.

Faz sentido que o passado seja uma grande parte do futuro.

“Estou tão animado, junto com Lexie e nossa equipe, por poder literalmente recriar algo do nosso passado”, disse Fletcher. “Trata-se de honrar o que o próprio Jack fez. Até onde sabemos, isso [fazer uísques com indicação de idade] não era feito desde que ele estava vivo.”

VEJA TAMBÉM: Como duas brasileiras do Rio Grande do Sul pretendem conquistar o mercado mundial de vinhos

O rótulo de 10 anos será um lançamento anual e parte de um número crescente de produtos que irão expandir a marca para diferentes idades. Para aqueles que estão se perguntando para onde mais a marca irá em seguida, Fletcher traz à tona a formação de Lexie em Ciências Agrícolas e também menciona experimentações com diferentes grãos.

“Meu objetivo é ter o mais completo e diversificado conjunto de uísque envelhecido da indústria – e leva anos, senão décadas, para chegar a esse ponto”, disse Fletcher. “Já estamos planejando ofertas para 2030 e para depois também. O futuro é brilhante na Jack Daniel’s e Lexie Phillips é uma grande parte disso.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: