Filmes e séries inspiradores para empreendedoras

Aproveite o final de semana para se envolver com essas histórias de mulheres fortes nos negócios e na vida.

Fernanda de Almeida
Compartilhe esta publicação:
Twentieth Century Fox
Twentieth Century Fox

Interpretada por Jennifer Lawrence, Joy, do filme homônimo, criou o esfregão de limpeza miracle mop

Acessibilidade


O mercado de trabalho nem sempre é um lugar acolhedor para as mulheres, ainda mais para aquelas que precisam de jornadas flexíveis para cuidar dos filhos e da casa. Com a pandemia, o espaço para elas se reduziu, por isso em 2020 o mundo viu uma explosão de negócios fundados por mulheres. No Brasil, elas são 50% dos empreendedores, um número que cresceu 40% só em 2020.

Por desejo ou por necessidade, as mulheres desses filmes e séries tiraram suas ideias do papel e construíram trajetórias de sucesso. Pegue um balde de pipoca e aproveite o final de semana para fazer uma sessão de cinema com propósito em casa, inspirada na história dessas mulheres poderosas, algumas delas baseadas na vida real.

Aqui, filmes e séries para quem está procurando inspiração para abrir seu próprio negócio.

VEJA MAIS: 8 empreendedoras para seguir nas redes e se inspirar

Joy: O nome do sucesso

Apesar de sua vida pessoal conturbada, a jovem Joy Mangano se torna uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos com a criação de um esfregão, o miracle mop, nos anos 90, que se transforma em um grande fenômeno de vendas. A biografia mostra os primórdios do negócio, quando Joy (Jennifer Lawrence) ainda morava com seu filho no porão da casa dos pais, a concepção da ideia, sua transformação em um produto piloto, a busca por investidores. Disponível no Telecine Play e no Star+.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A vida e a história de Madam C. J. Walker

Considerada a primeira self made woman do Estados Unidos, Sarah Breedlove, ou Madam Walker, trabalhava como lavadeira. Na primeira década de 1900, começou a vender produtos de cabelo específicos para mulheres afro-americanas. Com o grande sucesso, abriu um salão de beleza, uma fábrica e se tornou a primeira mulher milionária dos Estados Unidos. A minissérie, disponível na Netflix, mostra detalhes da vida de uma empreendedora, como a busca por um investidor, o olhar para a concorrência e para a clientela..

Coco antes de Chanel

Antes uma humilde cantora de bar,  Coco Chanel começou criando chapéus para a elite parisiense e revolucionou o mundo da moda ao libertar as mulheres dos corpetes. A mulher que ela imaginou usava calças, roupas de malha (ou jérsei, na época) e falsas pérolas. Chanel chegou ao topo da alta costura parisiense ao criar uma das mais renomadas marcas de luxo do mundo, mas antes disso rodou Paris para conseguir sucesso. O filme mostra desde a infância da estilista e o início, com muito trabalho e ousadia, antes de Coco ser a poderosa Chanel. Disponível no Telecine Play.

Girl Boss

Sophia Amoruso vivia sem um tostão, até que resolveu garimpar roupas velhas em bazares e vendê-las como vintage no e-Bay. A ideia, que nasceu em seu apartamento em 2006,  transformou o site Nasty Gal em um sucesso, sua fundadora em inspiração para outras mulheres e, claro, virou série. Girl Boss desmitifica com bom humor o cotidiano das empreendedoras que começam do zero ao retratar os perrengues da vida de Sophia, negociando preços de roupas usadas em lojas de terceira classe e empurrando o carro por falta de gasolina. Veja na Netflix.

Uma secretária de futuro

Um clássico dos anos 80, com todos os itens de estilo que marcaram a época. Melanie Griffith é a secretária Tess McGill, que não esconde suas sugestões ousadas e a ambição de crescer na carreira. Depois de se encontrar com um especialista em fusões de empresas, interpretado por Harrison Ford, ela toma o lugar de sua chefe (Sigourney Weaver), quando esta se afasta por questões de saúde,  e aproveita para colocar suas ideias em ação. Disponível no Telecine Play.

Erin Brokovich

Mãe de três filhos, divorciada duas vezes, Julia Roberts faz o papel de Erin, uma advogada em um pequeno escritório que se desdobra para conseguir o emprego e sustentar a família. Ela descobre e assume um caso tenebroso em que a água da cidade está sendo envenenada por uma grande empresa. Na história real, Erin se tornou conhecida por convencer a cidade a lutar junto com ela e ganhar um processo inacreditável de mais de US$ 300 milhões. Com direção de Steven Soderbergh. Disponível no Now. 

 

Compartilhe esta publicação: