Streaming de eSports atinge quase 30 bilhões de horas assistidas em 2020, Data Analytics, Vittude & Muito Mais

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

A transmissão de jogos ao vivo atingiu quase 30 bilhões de horas assistidas em 2020

O ano passado foi marcante para as plataformas de streaming ao vivo, já que as regras de isolamento social tornaram as transmissões ainda mais atraentes para milhões de pessoas. Em 2020, as três principais plataformas de eSports – Twitch, YouTube Game e Facebook Gaming – atingiram quase 30 bilhões de horas assistidas, 78% a mais do que antes da crise sanitária, de acordo com a 123scommesse.

Dados do Streamlab e Stream Hatchet indicam que o total de horas assistidas no YouTube Gaming dobrou em 2020 e atingiu 6,19 bilhões. No Facebook Gaming, essa métrica quase triplicou, chegando a 3,1 bilhões de horas, ante 1,09 bilhão em 2019. Com foco na transmissão de programas e conteúdo esportivo, a Twitch liderou em transmissões ao vivo, com um total de 18,4 bilhões de horas assistidas em 2020.

No primeiro trimestre de 2021, os números dispararam ainda mais. As estatísticas da 123scommesse mostram que os telespectadores em todo o mundo assistiram a 6,3 bilhões de horas de conteúdo no Twitch entre janeiro e março, contra 3,2 bilhões em 2020. Só no primeiro trimestre de 2021, as três plataformas mais populares já acumularam um total de 8,8 bilhões de horas assistidas, um salto de 80% na comparação anual. 

Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:

  • TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

    53 milhões de iPads foram vendidos em 2020

    Lançado em 2010, o iPad foi pioneiro no mercado de tablets e chegou para preencher uma lacuna existente entre os smartphones e os laptops. Em 2013, a Apple gerou US$ 31,8 bilhões em receita com as vendas do dispositivo, com mais de 74 milhões de unidades vendidas em todo o mundo naquele ano – a melhor performance até agora. Mas, segundo a Stock Apps, a gigante da tecnologia voltou a presenciar um bom desempenho do produto durante a pandemia: foram mais de 53 milhões de unidades vendidas, o que elevou o total para 540 milhões.

    De acordo com os dados do levantamento, só no quarto trimestre de 2020, 19 milhões de tablets da Apple foram vendidos, gerando US$ 8,4 bilhões em receita, ante os US$ 6 bilhões no mesmo trimestre do ano anterior. Segundo outro estudo, desta vez do IDC, mais de 163 milhões de tablets de todas as marcas foram vendidos no mundo no ano passado, sendo que os iPads representaram um terço desse volume.
    Em 2020, a Apple registrou uma participação de mercado de 32,5%, contra 34,6% em 2019. A Samsung manteve a segunda posição e presenciou um impressionante crescimento de vendas de 44%.

    Divulgação
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Data Analytics Visor é adquirida pela Credijusto

    A Data Analytics Visor anunciou, com exclusividade à Forbes Brasil, sua aquisição pela Credijusto, fintech mexicana de concessão de crédito para PMEs. Desde sua fundação em 2015, a Visor recebeu mais de R$ 65 milhões de fundos do Vale do Silício, como American Express Ventures, BlueRun Ventures, Finrebel, Leap Global, Mission Gate e 500 Startups, e dos latino-americanos ALLVP, IGNIA, Mexamerica e Vincus. Os fundadores e alguns executivos da Visor deixarão a empresa e têm planos de investir em novos projetos no Brasil. O valor da compra não foi divulgado.

    John M Lund/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Zinklar avança para o Brasil com plataforma SaaS

    Após a expansão para o México e Inglaterra, a Zinklar, plataforma SaaS (software as a service) de investigação de mercados, está apostando na cidade de São Paulo para aumentar sua relevância no mercado brasileiro e na América Latina. A solução ajuda as empresas a interagirem com seus consumidores em tempo real, obtendo insights exclusivos sobre suas atitudes e comportamentos e atendendo mais facilmente a suas necessidades. Multinacionais como a Reckitt Benckiser, Duracell, Unilever, Orange e Uber utilizam a ferramenta para otimizar suas estratégias empresariais.

    Unsplash
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Olivia e zFlow adotam open banking para reinventar o universo do financiamento automotivo

    A empresa de dados financeiros e inteligência artificial Olivia AI e a companhia zFlow fecharam uma parceria para levar os benefícios do open banking a quem busca financiamento de veículos. A iniciativa permitirá que os clientes tenham seu comportamento financeiro analisado, resultando em maiores chances de aprovação do crédito e taxas de juros personalizadas e mais justas. Este mês, a Olivia lançou uma solução de open banking para as empresas, que será integrada à zFlow. Batizada de Bob, a ferramenta agrega dados de contas de diferentes instituições financeiras em uma única plataforma.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Aeroporto de Guarulhos recebe o primeiro fast food robotizado do mundo

    O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), em São Paulo, acaba de ganhar um fast food robotizado. O Bionicook, equipamento autônomo para a produção de lanches rápidos, oferece 15 opções de bebidas e 18 de sanduíches e snacks produzidos na hora. A invenção é do empresário gaúcho Fabio Rezler, que iniciou o projeto em 2014 para levar ao mercado algo diferente do modelo convencional de atendimento. O pedido é feito em um tablet instalado na máquina, o pagamento efetuado com cartão de crédito e a compra é retirada três minutos depois em um dos quatro nichos. E ainda há um dispenser com álcool gel, para auxiliar na higiene após o uso.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Financier e Brasas unem esforços

    A Financier Educação, startup de educação financeira, e a escola de idiomas Brasas English Course uniram esforços para ampliar a oferta de soluções que promovam a evolução profissional em tempos de pandemia. Por enquanto, todas as aulas serão ministradas nas plataformas digitais. “O novo modelo de negócio vai oferecer diferentes opções de formação, um shopping de cursos, com marcas que garantem a qualidade do ensino aliado à flexibilidade de espaço físico, e ajudam a aumentar o network entre o público das duas instituições, que têm em comum a busca por uma colocação no mercado de trabalho de forma competitiva”, afirma Gilvan Bueno, CEO e fundador da Financier Educação.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Força-tarefa de empresas pretende criar ecossistema aberto para mobilidade inteligente

    Os executivos da Atos, Dassault Systèmes, Groupe Renault, STMicroelectronics e Thales anunciaram recentemente a intenção de unir forças para criar o Software République, um novo ecossistema para inovação em mobilidade inteligente. Por meio da inteligência artificial, segurança cibernética, conectividade, eletrônica embarcada e tecnologia de virtual twin, as empresas buscam desenvolver e comercializar um conjunto de sistemas e softwares para facilitar a conectividade segura entre o veículo e seu ambiente físico e digital e o acesso e simulação de informações de mobilidade de forma instantânea e aberta para os cidadãos.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Tecnologia NFT pode movimentar a indústria musical brasileira

    A Brodr, marketplace especializado em ativos musicais, chegou ao Brasil para fomentar o mercado de negociação de direitos autorais no mundo virtual e trazer investimentos para a indústria fonográfica, alcançando investidores que desejam ter uma renda acima da fixa, com baixo risco e desvinculado do mercado de capitais. Agora, para negociar os royalties, a empresa vai utilizar a tecnologia NFT (Token Não Fungível), por meio de uma chave eletrônica criptografada que gera um certificado de autenticidade. “Somos a bolsa de valores da música. Porém, em vez de empresas, temos geradores de conteúdo: direitos autorais [ligados à composição de uma obra lítero-musical] e direitos conexos [ligados ao fonograma e videofonograma]. E, em vez de ações, temos as obras ou os fonogramas”, diz Guilherme Franco, que está à frente da empresa no Brasil (foto).

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Bilheterias da CPTM e Metrô passam a comercializar somente o Bilhete Digital QR Code

    Desde segunda-feira (26), as bilheterias de 16 estações da CPTM e do Metrô de São Paulo passaram a vender exclusivamente bilhetes QR Code no lugar do unitário. Essas versões podem ser utilizadas nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impressas ou digitais direto da tela do celular, aproximando o código do leitor indicado. O valor é o mesmo do pago na compra do antigo bilhete unitário, R$ 4,40 por passagem, podendo ser adquiridos até quatro unidades de uma vez. No formato digital, o bilhete pode ser adquirido pelo aplicativo TOP, disponível para Android e IOS.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Inter usará inteligência artificial da IBM para prevenir fraudes em pagamentos

    O Inter e a IBM fecharam uma parceria para integrar o IBM Safer Payments à plataforma de pagamento do banco digital. Com o intuito de garantir mais segurança aos clientes nas transações financeiras, a solução utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para analisar padrões de comportamento fraudulentos, construir e adaptar modelos preditivos de ameaças de fraude emergentes e recomendar, em tempo real, respostas de contramedidas em todos os canais de pagamento.

    damircudic/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o sistema Vertuo, da Nespresso

    A Nespresso traz este mês ao Brasil o sistema Vertuo, que promete transformar o mercado de café doméstico, atendendo à demanda do consumidor por bebidas extraídas de diferentes formas e tamanhos variados de xícaras. Com Wi-fi, Bluetooth e leitura de código de barras, a novidade conta também com a tecnologia Centrifusion, o sistema inteligente ajusta automaticamente cada cápsula e parâmetros de preparo para extrair a bebida. A princípio, serão oferecidas 18 variedades de cápsulas em até quatro medidas diferentes: 230ml, 150ml, 80ml e 40ml.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Ferramenta gratuita permite avaliar o grau de inovação das empresas

    O portal Diagnóstico de Inovação oferece uma análise gratuita e personalizada do grau de inovação das empresas, com base no modelo de gestão, diversidade de esforços e governança, entre outros fatores. Desenvolvida pela AEVO e pela Inventta, a ferramenta apresenta sugestões de melhorias e análises de pontos estratégicos para impulsionar a inovação no ambiente corporativo.

    Laurence Dutton/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    WeWork começa a utilizar criptomoeda como forma de pagamento

    Em parceria com BitPay e Coinbase, a WeWork está expandindo seus meios de pagamento e adotando as moedas virtuais. A empresa passou a aceitar bitcoin (BTC), ethereum (ETH), USD Coin (USDC), paxos (PAX) e outras criptomoedas para pagar e receber. A novidade faz parte da estratégia da companhia de aumentar a conveniência e a flexibilidade para os usuários.

    Dado Ruvic/Reuters
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Pré-incubadora de ideias chega ao Distrito Federal

    A rede de pré-incubadoras Cocreation Lab, com sede em Florianópolis (SC), acaba de chegar do Distrito Federal por meio de uma parceria entre a FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) e a Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos). Os polos estão localizados no Parque Científico e Tecnológico da UnB (Universidade de Brasília) e no campus FGA (Faculdade UnB Gama). Outras duas unidades funcionarão nos campi do Instituto Federal de Brasília, em Samambaia e São Sebastião. O objetivo é aproximar as pessoas do ecossistema de inovação e impulsionar a economia criativa.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    BRF consolida a inovação como pilar de transformação e desenvolvimento sustentável

    A companhia de alimentos BRF investiu R$ 196 milhões em inovação e P&D em 2020, e a intenção é aumentar o valor este ano. O maior aporte será destinado à evolução e ao desenvolvimento da linha plant based, que demonstra uma grande oportunidade de compor um portfólio de produtos de alto valor agregado ao mercado. A iniciativa faz parte do plano Visão 2030, que pretende liderar a maior transformação no consumo de novas proteínas dessa geração, atuando de forma sustentável.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Açougue Vegano lança loja online para compra da linha de congelados

    A rede Açougue Vegano acaba de lançar uma loja online para a compra de toda sua linha de congelados. O portfólio inclui coxinha de jaca, eleita a melhor pela Sociedade Vegetariana Brasileira, feijoada vegana, hambúrgueres de grão de bico e shitake, entre outros. Com a plataforma, os clientes poderão programar a data e a hora de entrega, com direito a frete grátis para pedido acima de R$ 100. Inicialmente, a plataforma vai atender apenas à capital paulista e o estado do Rio de Janeiro.

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  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Startup de descontos em medicamentos oferece mais de R$ 200 mil em economia

    A startup MediPreço, que permite que colaboradores comprem medicamentos e produtos de saúde com descontos em relação ao varejo tradicional, ajudou os usuários do app a economizar R$ 235.063,90 no primeiro trimestre de 2021, o que corresponde a um desconto de, aproximadamente, 64,74% por compra. A experiência é 100% digital e a entrega dos produtos é realizada em um smart locker, sem taxa de delivery, localizado na companhia ou, em alguns casos, no endereço do usuário. Hoje a MediPreço conta com clientes como Danone e Leroy Merlin.

    Divulgação
  • CRESCIMENTO

    Bauducco registra crescimento de 300% em vendas do e-commerce

    Após fechar uma parceria com a Enext para modernizar a identidade visual do e-commerce e traçar melhores estratégias de mídia, a Bauducco alcançou um faturamento 300% maior entre março e abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. A medida também contou com a participação da VTEX para melhorar a experiência dos clientes e a gestão do e-commerce. Com exclusividade à Forbes Brasil, a gigante do ramo alimentício disse que espera aumentar as vendas do Natal de 2021 em 40% nas duas lojas virtuais (B2B e B2C).

    Divulgação
  • CRESCIMENTO

    CrediHome registra aumento de mais de 200% na demanda por crédito

    A fintech CrediHome contou, em primeira mão à Forbes Brasil, que alcançou em março deste ano um recorde de assinaturas num único mês desde o início de suas atividades em 2018. A contratação de financiamentos da casa própria teve um crescimento de 27,6% em relação a fevereiro, enquanto o produto de home equity registrou alta de 111% na demanda. Em comparação com março de 2020, as assinaturas de financiamento habitacional tiveram um avanço de 231%, enquanto o home equity apresentou um aumento de 58%.

    Divulgação/CrediHome
  • CRESCIMENTO

    Ferramenta de saúde mental registra crescimento na pandemia

    A plataforma de avaliações psicológicas AVAX Psi registrou um aumento de 38% de atendimentos durante a pandemia. Só em 2020, foram 560 novos usuários, o que representa mais da metade dos 1 mil pacientes computados nos dois anos anteriores. Desenvolvida pela mental healthtech Bee Touch, a solução cruza dados sobre saúde mental e possibilita a análise de resultados, emissão de relatórios e confecção dos laudos por psicólogos e profissionais da área.

    Divulgação
  • CRESCIMENTO

    Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

    A Soluti, ID Tech especializada em assinatura e identificação digital, fechou o ano de 2020 com aproximadamente 2 milhões de certificados digitais emitidos, um crescimento de 43% comparado ao ano anterior. A empresa, que completa 13 anos em 2021, está investindo R$ 30 milhões na construção de uma sede em Goiânia, que será equipada com tecnologia de ponta e abrigará um data center com área inicial de 700 metros quadrados e capacidade de 108 racks, com possibilidade de expansão futura. A inauguração está prevista para julho.

    metamorworks/Getty Images
  • CRESCIMENTO

    Vittude cresce 540% e atinge marca de 250 mil vidas cobertas

    Especializada em psicologia online e educação emocional de alta qualidade, a Vittude registrou um crescimento de 540% no último ano. Mais de 80 novas corporações passaram a ter a startup como parceira na estruturação de programas de saúde mental e bem-estar ou como uma nova solução de projetos já pré-existentes. Ao todo, a healthtech já impactou mais de 250 mil vidas e hoje atende cerca de 100 clientes corporativos, incluindo empresas como Grupo Boticário, SAP, Sky, Saint-Gobain, Renner, Raia Drogasil e Grupo DPSP.

    Divulgação
  • IMPACTO SOCIAL

    Razer cria fundo de investimentos de US$ 50 milhões para apoiar startups focadas em sustentabilidade

    A Razer, marca global focada em estilo de vida para gamers, anunciou recentemente a criação do Razer Green Fund, um fundo de investimentos de US$ 50 milhões para apoiar startups ambientais e de sustentabilidade. O fundo será administrado pela zVentures, braço de corporate venture da Razer, e será parte integrante das iniciativas de investimento estratégico da companhia. A primeira beneficiada pelo Razer Green Fund foi a The Nurtiring Co, com sede em Singapura, que recebeu um capital semente para alavancar sua marca de produtos sustentáveis.

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  • IMPACTO SOCIAL

    Nestlé terá 100 veículos elétricos e movidos a biocombustível até o final de 2022

    Diante do compromisso público de ter zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050, a Nestlé está investindo no uso de veículos elétricos e movidos a GNV ou biocombustíveis de fontes renováveis para transformar sua operação logística. Com investimentos de mais de R$ 15 milhões, a empresa pretende ter, até 2022, mais de 100 veículos deste tipo rodando para transporte de seus produtos, o que representa 10% de sua frota. A iniciativa vai resultar na redução da emissão de 5,7 mil toneladas de CO2 por ano.

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  • IMPACTO SOCIAL

    Luft Healthcare assume processos de logística reversa para a indústria farmacêutica

    A Luft Healthcare, operadora logística do grupo Luft voltada à área da saúde, em parceria com a First Ambiental lançou uma solução integrada de destinação ambiental de produtos farmacêuticos em sua sede, em Itapevi (SP). Os serviços oferecidos envolvem o transporte para coleta e destinação final, armazenagem e gerenciamento dos itens em análise, preparação dos laudos conclusivos, assessoria fiscal para recuperação de impostos, descaracterização de produtos e proteção da marca, tratamento de solo contaminado e reciclagem de resíduos, entre outros.

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  • IMPACTO SOCIAL

    Grupo Anga e Din4mo se unem para criar plataforma de venture building

    A Anga&Din4mo, fusão do Grupo Anga e Din4mo, nasceu para desenvolver negócios e soluções inovadoras orientadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Com a operação, a nova holding entra no mercado como uma plataforma de venture building orientada ao fortalecimento de soluções empreendedoras para o bem-estar coletivo. A expectativa é que, juntas, as empresas mobilizem mais de R$ 100 milhões nos próximos quatro anos para investir em startups de impacto positivo e consolidar uma atuação como líder em ofertas de investimentos em crowdequity.

    Markus Winkler/Unsplash
  • TECNOLOGIA DO BEM

    Positivo doa computadores para ajudar na vacinação contra a Covid-19

    A Positivo Tecnologia aderiu ao Movimento Unidos Pela Vacina e efetivou a doação de computadores modelos All in One para 15 cidades de sete estados brasileiros. Os equipamentos serão utilizados por secretarias municipais de saúde para registrar e contabilizar dados de vacinação contra a Covid-19 em tempo real, facilitando o processo de vacinação. Os municípios contemplados são Abaíra e Presidente Jânio Quadros (BA); Maranguape (CE); Alhandra, Congo, Juripiranga e Santa Cecília (PB); Astorga, Espigão Alto do Iguaçu e Reserva (PR); Boa vista (RR); Amparo, Barra Bonita e Casa Branca (SP).

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TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

53 milhões de iPads foram vendidos em 2020

Lançado em 2010, o iPad foi pioneiro no mercado de tablets e chegou para preencher uma lacuna existente entre os smartphones e os laptops. Em 2013, a Apple gerou US$ 31,8 bilhões em receita com as vendas do dispositivo, com mais de 74 milhões de unidades vendidas em todo o mundo naquele ano – a melhor performance até agora. Mas, segundo a Stock Apps, a gigante da tecnologia voltou a presenciar um bom desempenho do produto durante a pandemia: foram mais de 53 milhões de unidades vendidas, o que elevou o total para 540 milhões.

De acordo com os dados do levantamento, só no quarto trimestre de 2020, 19 milhões de tablets da Apple foram vendidos, gerando US$ 8,4 bilhões em receita, ante os US$ 6 bilhões no mesmo trimestre do ano anterior. Segundo outro estudo, desta vez do IDC, mais de 163 milhões de tablets de todas as marcas foram vendidos no mundo no ano passado, sendo que os iPads representaram um terço desse volume.
Em 2020, a Apple registrou uma participação de mercado de 32,5%, contra 34,6% em 2019. A Samsung manteve a segunda posição e presenciou um impressionante crescimento de vendas de 44%.

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