Por que a Lu, do Magalu, tornou-se a maior influenciadora virtual do mundo?

Avatar da varejista brasileira, criada em 2003, já soma mais de 55 milhões de seguidores nas redes sociais.

Luiz Gustavo Pacete
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Criada em 2003, a Lu, do Magazine Luiza, tem mais de 53 milhões de seguidores nas redes somadas

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A Lu, avatar da rede Magazine Luiza, foi eleita pelo site Virtual Humans, por meio do levantamento The Most-Followed Virtual Influencers of 2022, como a influenciadora virtual mais seguida do mundo com aproximadamente 55 milhões de seguidores somados nas redes sociais. A personagem foi criada em 2003 e, desde então, vem sendo aprimorada pela equipe de social e influência da companhia.

Olhando para os números de forma separada por redes, Lu tem 15 milhões de seguidores no Facebook, 1,3 milhão no Twitter e mais de 2,6 milhões no YouTube. Sem contar TikTok, Tinder e outras plataformas de interação. Em novembro do ano passado, em uma das datas mais importante para o Magazine Luiza, a Lu chegou a interagir com a cantora Anitta no palco da Black Friday, em um projeto desenvolvido pela Globo.

O projeto feito pelo Centro de Design da Globo, área fruto da integração de canais da empresa, com mais de 300 profissionais, levou três meses para aprimorar o processo que contou com releitura visual da Lu e uma coreógrafa que teve seus movimentos espelhados em tempo real e ao vivo.

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Para realizar a interação, a Globo utilizou a tecnologia Unreal Engine, a mesma aplicada em jogos como Fortnite, da Epic Games, que permite melhor definição e precisão nos movimentos dos personagens. Apesar de não ter sido a primeira vez que a Lu contou com essa dinâmica, Alexandre Arrabal, diretor do Centro de Design da Globo, explica que a técnica vem sendo aprimorada desde o ano passado quando a Lu já havia interagido com Luciano Huck na mesma Black das Blacks.

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Pedro Alvim, gerente sênior de marca e redes sociais na Magazine Luiza, explica que a interação da Lu com a Anitta no conteúdo da Globo faz parte da estratégia desenvolvida pela varejista para aumentar a relevância e construção como uma personalidade que transcende o ambiente digital. “Já vínhamos trabalhando em uma evolução natural do design e das narrativas multiplataformas da Lu, e a oportunidade de inserir a personagem dessa forma acelerou ainda mais essa possibilidade”, destaca Alvim.

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