A Walt Disney anunciou, nesta quinta-feira (11), um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões) em ações da OpenAI. Pelo acordo, a Disney fará o licenciamento de cerca de 200 personagens à Sora, a plataforma de vídeos generativos curtos de IA da OpenIA.
Durante três anos, a Sora poderá gerar vídeos curtos para redes sociais, acionados pelo usuário, que poderão ser visualizados e compartilhados pelos fãs, utilizando um conjunto de mais de 200 personagens animados.
A lista inclui vários personagens da própria Disney e ainda da Marvel, Pixar e Star Wars. Segundo o comunicado da Disney, a propriedade intelectual licenciada inclui figurinos, adereços, veículos e cenários icônicos.
Entre os personagens que os fãs poderão usar em suas criações estão ícones como Mickey Mouse, Minnie Mouse, Simba, Ariel, Bela, a Fera, Cinderela, bem como personagens dos universos Frozen, Toy Story e Moana. O acordo também inclui versões icônicas de personagens da Marvel e da Lucasfilm, como Pantera Negra, Homem de Ferro, Thor, Darth Vader, Han Solo e Yoda.
Além dos vídeos, o ChatGPT Images também poderá transformar palavras do usuário em imagens totalmente geradas em segundos, utilizando a mesma propriedade intelectual licenciada. Uma seleção especial de vídeos curtos inspirados pelos fãs e gerados pela Sora também estará disponível para streaming no Disney+.
Cliente da OpenAI
O acordo entre as duas gigantes inclui ainda que a Disney se tornará uma importante cliente da OpenAI, usando suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) para criar novos produtos, ferramentas e experiências, inclusive para aprimorar o Disney+. A empresa também implementará o ChatGPT para uso de seus funcionários.
“O rápido avanço da inteligência artificial marca um momento importante para o nosso setor e, por meio desta colaboração com a OpenAI, ampliaremos de forma ponderada e responsável o alcance de nossas narrativas através da IA generativa, respeitando e protegendo os criadores e suas obras”, afirma Robert A. Iger, CEO da da The Walt Disney Company, em nota emitida pela companhia.
Ainda segundo a nota, as empresas reafirmam um compromisso compartilhado com o uso responsável da IA, protegendo a segurança dos usuários e os direitos dos criadores. O acordo especifica que não inclui o uso de imagens ou vozes de artistas.
Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI, destacou que o acordo demonstra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos de forma responsável para promover a inovação que beneficia a sociedade.
A expectativa é que a Sora e a ChatGPT Images comecem a gerar conteúdo inspirado por fãs com os personagens licenciados no início de 2026. A transação está sujeita à negociação de acordos definitivos, às aprovações corporativas necessárias e às condições de fechamento habituais.