5 filmes gastronômicos para matar a vontade de comer fora

Divulgação
Os filmes gastronômicos abaixo nos levam para dentro de cozinhas movimentadas e enérgicas

O novo estabelecimento de que todos falam, onde você conseguiu fazer uma reserva cobiçada. Seu local preferido para o café da manhã. O especial destino gastronômico no exterior que você finalmente estava programado para visitar. E aquele bistrô favorito do bairro que já o reconhece como um visitante constante. Os restaurantes estão tão arraigados em nossa vida cotidiana que, durante o atual isolamento social, há um buraco gigante em nossos corações.

Esperamos que, em pouco tempo, eles possam reabrir suas portas, para que possamos apoiá-los e apreciá-los. Mas até isso acontecer, podemos usar alguns filmes gastronômicos –que nos levam para dentro de cozinhas movimentadas e enérgicas– para acompanhar alguns aprendizes de cozinha se tornando grandes chefs e rústicos pratos de macarrão ganhando pitadas de estrela Michelin. 

LEIA MAIS: Dez filmes sobre mercado financeiro para assistir durante a quarentena

Os cinco filme abaixo vão nos ajudar a saciar nosso apetite culinário até que possamos nos sentar para comer em nossos restaurantes favoritos mais uma vez.

  • A Grande Noite (1996)

    Você não pode montar uma lista dos melhores filmes de gastronomia de todos os tempos sem incluir “A Grande Noite”, que conta com Stanley Tucci e Tony Shalhoub fazendo dois irmãos que recém vindos da Itália para para os EUA. Os dois estão tentando impulsionar os negócios no restaurante que abriram, mas Primo (Shalhoub) sempre tem de controlar o temperamento do chef Secondo (Tucci). Vale a pena assistir ao filme –que também conta com Isabella Rossellini e Minnie Driver.

  • A 100 Passos de um Sonho (2014)

    A família Kadam se muda da Índia para França após um evento traumático. Mas, quando eles abrem um restaurante que serve comida de seu país de origem, encontram resistência da proprietária esnobe de um restaurante francês com estrela Michelin do outro lado da rua (interpretada por Helen Mirren). Como a comida dela e da culinária francesa é requintada e a da família Kadam é culinária indiana caseira, o espectador pode achar que a competição seria amigável, mas não é bem assim. A situação se transforma em uma feroz competição. No final, porém, é uma doce história sobre como a comida conecta e inspira as pessoas.

  • Chef (2014)

    Quando o chef Carl Casper (Jon Favreau) deixa o emprego em um restaurante chique de Los Angeles depois de uma crítica ruim e a consequente pressão do dono (Dustin Hoffman), ele se pergunta o que fará da vida. Graças à ajuda de sua ex-esposa (Sofia Vergara), um amig (John Leguizamo) e seu filho, ele entra para o mundo dos food trucks e redescobre a alegria de cozinhar e voltar às suas raízes culinárias.

  • Ratatouille (2007)

    Se você está procurando um filme de animação que possa assistir com seus jovens apreciadores de comida, esse é o título para você. Claro, o personagem principal é um rato chamado Remy –mas não deixe que isso o afaste. A paixão do pequeno chef parisiense por cozinhar o leva a fazer o melhor ratatouille do mundo e a se tornar um ótimo cozinheiro francês.

  • Jiro Dreams of Sushi (2011)

    Este documentário oferece aos espectadores um vislumbre da mente e da cozinha de Jiro Ono, 85 anos, que muitos consideram o melhor chef de sushi do mundo. E por uma boa razão: ele dedicou toda a sua vida a aperfeiçoar seu ofício em um nível verdadeiramente extraordinário. Conseguir uma reserva em seu templo de sushi de 10 lugares e US$ 300 por prato em uma estação de metrô de Tóquio foi notoriamente difícil por muito tempo, mesmo antes de o documentário ser lançado –mas após a produção cinematográfica, o feito se tornou quase impossível. Portanto, assistir a produção sobre sua vida é a melhor maneira de apreciar o mestre em ação.

A Grande Noite (1996)

Você não pode montar uma lista dos melhores filmes de gastronomia de todos os tempos sem incluir “A Grande Noite”, que conta com Stanley Tucci e Tony Shalhoub fazendo dois irmãos que recém vindos da Itália para para os EUA. Os dois estão tentando impulsionar os negócios no restaurante que abriram, mas Primo (Shalhoub) sempre tem de controlar o temperamento do chef Secondo (Tucci). Vale a pena assistir ao filme –que também conta com Isabella Rossellini e Minnie Driver.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).