Singleton 54 anos é o single malte mais antigo da Diageo até o momento

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Com sabor suave e aparência elegante, o uísque estará disponível apenas em quantidades limitadas

Hoje, o Singleton revelou seu segundo e último engarrafamento em sua coleção “Paragon of Time” e é um antigo: um single malte vintage 1966 de 54 anos.

O lançamento representa o surgimento do single malte mais antigo do Singleton of Dufftown e da Diageo até o momento e, como você pode esperar, ele estará disponível apenas em quantidades excepcionalmente limitadas, especificamente apenas 235 garrafas.

LEIA TAMBÉM:Joias dadas a filha adotiva de Napoleão serão leiloadas pela Christie’s

“Originalmente preenchido em 1966, este barril de carvalho europeu é o mais próximo do fim do antigo período de artesanato lento que já lançamos. Os antigos destiladores do passado depuseram este barril e é um privilégio para mim ser capaz de despertar a bebida mais de meio século depois com um capítulo final a partir de hoje”, disse a mestre de malte do Singleton, Maureen Robinson. “Eu vejo isso como um belo equilíbrio entre a antiga arte do artesanato e usando nosso acabamento moderno para apresentar um uísque precioso de riqueza em camadas, equilibrado e excepcional.”

Ao terminar este single malte em um único barril temperado de Pedro Ximenez, a Diageo diz que o artesanato de Maureen revelou uma nova camada de sabor excepcional neste uísque do passado e, com isso, uma nova dimensão no poder criativo do tempo no uísque.

O Singleton de 54 anos estará disponível em mercados selecionados, incluindo o Reino Unido, EUA e em toda a Ásia, especialmente China, Singapura e Taiwan. Se você quiser provar, no entanto, terá um custo alto: o preço de venda recomendado é de US$ 40.100 por garrafa de 750ml, nos EUA (sem impostos e taxas).

Se isso está um pouco fora de alcance, mas você ficou interessado em “experimentar” a bebida, aqui estão as notas oficiais de degustação do Singleton:

Aparência: rico, profundo, âmbar escuro.

Cheiro: macio, suave e seco em geral, muito perfumado, mas difícil de descrever. A nota de saída é aromática e saborosa, sugerindo um vinho vintage solera; notas de ervas de folha de feno-grego e salsa flutuam acima de uma leve sugestão de alcaçuz, com algum caramelo de melado na base. Um leve amargor de equilíbrio emerge da fruta doce, enquanto uma gota de água introduz notas de caramelo de menta e borra de café amargo. Mais madeira perfumada no desenvolvimento.

Corpo: leve.

Paladar: Delicado na textura; leve na base, intenso por sua grandeza e elegantemente secando em geral. De sabor levemente doce, agradável puro, começando frutado com figos secos e logo se tornando apimentado-picante. Um pudim de Natal em uma garrafa. Laranjas cravejadas de cravo. Abaixo, um toque agridoce de passas queimadas. Final: Longo, com aquecimento agradável e secagem elegante, com leve doçura de pimenta preta, deixando um brilho quente com notas de teca oleada. Uma gota d’água eleva a fruta e aguça o final, agora mais doce e picante.

VEJA MAIS: Ilha grega que já foi de Aristóteles Onassis promete ser o próximo paraíso dos bilionários

Charlie Maclean, um especialista em uísque mundialmente reconhecido, tomou um gole e disse: “Um gole surpreendente. Nunca encontrei um uísque como este antes. Um malte raro e incomum que ganhou riqueza, suavidade e complexidade em sua longa jornada para a harmonia, este uísque muito antigo mostra sua idade com elegância e recompensa a devida contemplação”.

A garrafa vem armazenada em um gabinete de madeira forrado de couro feito sob medida. A configuração com sulcos de 54 camadas da tela do decantador é inspirada na paisagem montanhosa escocesa, em meio a madeira que reflete os 54 anos de maturação. O decantador, uma obra-prima em cristal, foi feito à mão pela Baccarat na França para a silhueta do Singleton, com detalhe de cobre em volta do gargalo sendo criado pela empresa britânica Thomas Fattorini. O uísque escocês de single malte Singleton 54 anos estará disponível para compra em varejistas especializados a partir de junho de 2021.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).