Prever para onde os eleitores do Oscar vão não é tarefa fácil, e é por isso que a Forbes está rastreando vitórias e indicações para 10 indicados a Melhor Filme em outras premiações importantes ao longo da temporada. Por essa métrica, “Ataque dos Cães”, “Amor, Sublime Amor” e “Duna” parecem ser os principais candidatos deste ano após fortes performances no Critics Choice Awards, BAFTA (British Academy Film Awards) e Directors Guild Awards.
- “Belfast”: 5 vitórias, 35 indicações. A história semi-autobiográfica de Kenneth Branagh sobre uma família na Irlanda do Norte na década de 1960 ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro.
- “No Ritmo do Coração”: 5 vitórias, 16 indicações. Este filme foi um líder surpreendente no SAG Awards, onde ganhou por Melhor Performance de Elenco em Filme e Melhor Performance de Ator Coadjuvante. A atuação de Troy Kotsur também foi homenageada no Critics Choice Awards e nos BAFTAs.
- “Não Olhe Para Cima”: 0 vitórias, 21 indicações. Nenhuma das estrelas deste sucesso da Netflix – Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep – recebeu indicações ao Oscar de atuação.
- “Drive My Car”: 6 vitórias, 10 indicações. Esta produção japonesa conquistou prêmios de melhor filme no New York Film Critics Circle Awards, no Los Angeles Film Critics Awards e no Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional.
- “Duna”: 9 vitórias, 49 indicações. Este é o filme mais indicado no geral e liderou as indicações ao BAFTA. Muitas de suas vitórias vêm de seu trabalho técnico.
- “King Richard: Criando Campeãs”: 4 vitórias, 25 indicações. Will Smith levou para casa o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro, um troféu SAG, um prêmio Critics Choice e um BAFTA por seu papel como pai de Serena e Venus Williams.
- “Licorice Pizza”: 3 vitórias, 25 indicações. Duas das vitórias deste filme foram para o roteiro de Paul Thomas Anderson nos BAFTAs e no New York Film Critics Circle Awards.
- “O Beco dos Pesadelos”: 0 vitórias, 18 indicações. Apesar de ter sido excluído no Globo de Ouro, este longa liderado por Bradley Cooper e Cate Blanchett recebeu quatro indicações ao Oscar.
- “Ataque dos Cães”: 16 vitórias, 45 indicações. Este poderoso filme de Jane Campion é o projeto mais vencedor da temporada de premiações de 2022.
- “Amor, Sublime Amor“: 10 vitórias, 35 indicações. A atuação de Ariana DeBose como Anita – o mesmo papel pelo qual Rita Moreno ganhou um Oscar no original – recebeu várias indicações e vitórias até agora.
Mais sobre premiações de cinema:
Indicados ao Oscar 2022: as maiores surpresas e os esnobados
As melhores joias do BAFTA e Critics Choice Awards 2022
“Ataque dos Cães” e Jane Campion são os melhores no BAFTA