Indicados ao Oscar 2022: as maiores surpresas e os esnobados

"Ataque dos Cães" lidera com 12 indicações, seguido de "Duna" com dez; já "Casa Gucci" e "Cruela" estão entre os ignorados.

Marisa Dellatto
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

“Ataque dos Cães” disputará o prêmio com outros nove filmes com enredos de ficção científica, drama, mudanças climáticas, entre outros

Acessibilidade


As indicações para o 94º Oscar foram anunciadas hoje (7), e enquanto títulos como “Ataque dos Cães” e “Duna” receberam os acenos esperados, outros, como “Cruella”, foram surpreendentemente indicados ou, como “Casa Gucci”, ignorados. Veja quais foram as maiores surpresas e os mais esnobados do Oscar 2022

A performance de Lady Gaga como Patrizia Reggiani em “Casa Gucci” não foi indicada pela Academia, apesar de ter recebido indicações do Globo de Ouro, do Critics Choice Awards e do SAG (Screen Actors Guild) – e o filme recebeu apenas uma indicação geral, para maquiagem e penteados. 

VEJA TAMBÉM: Os 10 atores mais bem pagos da última década

Billie Eilish recebeu sua primeira indicação ao Oscar pela música “No Time To Die” do filme de James Bond de mesmo nome, e Beyoncé ganhou sua primeira indicação pela música “Be Alive” de “King Richard”. 

A indicação de Lin Manuel Miranda para a música “Dos Oruguitas” de “Encanto” pode finalmente lhe render seu EGOT – sigla das principais premiações do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. 

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Embora a atuação de Kristen Stewart como Princesa Diana em Spencer tenha sido ignorada pelo SAG, ela ganhou uma indicação de melhor atriz principal, sua primeira ao Oscar. 

“Cruella”, história de origem da vilã da Disney de “101 Dálmatas” protagonizada por Emma Stone, recebeu duas indicações: para figurino e cabelo e maquiagem. 

“Drive My Car” foi indicado para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro – e tem potencial para seguir os passos de “Parasita” em 2020 e vencer as duas categorias. 

Dizia-se que o grande sucesso de bilheteria “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” seria um concorrente surpresa para Melhor Filme, mas não conseguiu garantir a indicação e recebeu apenas um no geral, para Efeitos Visuais.

DESTAQUE DO OSCAR 2022

Doze, essa é a quantidade de indicações que “Ataque dos Cães” recebeu, sendo o filme mais indicado desta edição do Oscar. “Duna” ficou em segundo lugar, em 10 categorias.

Na categoria de Melhor Filme, os dois concorrerão com o drama “Belfast”, sobre uma família que vive em meio a um conflito na Irlanda do Norte no final dos anos 1960; o filme sobre uma comunidade surda “No Ritmo do Coração”; “Não Olhe para Cima”, uma alegoria sobre as mudanças climáticas; o drama japonês “Drive My Car”, “King Richard: Criando Campeãs”, sobre o pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams; o enredo de amadurecimento de “Licorice Pizza”; o suspense “O Beco do Pesadelo”; e o remake de “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg.

CERIMÔNIA

O Oscar 2022 acontecerá em 27 de março e terá um apresentador pela primeira vez em três anos, embora um (ou vários) ainda não tenha sido anunciado. Os vencedores do Screen Actors Guild Awards, do Critics Choice Awards e do BAFTAS ainda não foram anunciados, mas serão antes do Oscar – o que pode dar dicas sobre quais filmes levarão para casa as estatuetas do Oscar.

Compartilhe esta publicação: