Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Conheça as PANKs, mulheres que priorizam a carreira

Conheça as PANKs, mulheres que priorizam a carreira e não a maternidade

Acrônimo é usado para definir uma comunidade de empreendedoras altamente influentes

Redação
06/04/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Melanie Notkin
Melanie Notkin

Melanie Notkin é PANK e fundadora da SavvyAuntie.com (Reprodução/FORBES)

PANK é um novo acrônimo usado para descrever um mercado de mulheres que, até agora, foi esquecido. A sigla é a abreviação de “Professional, Aunt, No Kids” (“Profissional, tia, sem filhos”, em tradução livre), um termo criado por Melanie Notkin, fundadora da SavvyAuntie.com, uma comunidade que reúne tias, avós e mulheres que amam crianças – mas que não tem filhos. As PANKs são digital influencers que têm um enorme papel financeiro na vida dos filhos de outras pessoas, são ativas nas redes sociais e influenciam as decisões de compras daqueles que estão ao seu redor.

LEIA MAIS: 20 mulheres mais ricas do mundo em 2017

Mas porque as PANKs estão atraindo atenção? O principal fato é que o crescimento desse grupo é importante porque nós vivemos em um mundo que é obcecado com o momento em que uma mulher se torna mãe. Não importa o quanto ela já atingiu e alcançou na sua carreira – ser mãe, na nossa cultura, ainda é a melhor coisa que uma mulher pode fazer com a sua vida. Foi criado um padrão social em que elas, mesmo as mais bem-sucedidas, como Jennifer Aniston, devem ser mal vistas porque não quiseram abraçar a maternidade.

O crescimento desse grupo é importante porque vivemos em um mundo que é obcecado com o momento em que uma mulher se torna mãe

O termo é um sinal de que uma mudança pode estar começando a acontecer na nossa sociedade. As mulheres que decidem se dedicar à carreira já não são rotuladas de “solteironas sem filhos”. Em vez disso, agora temos uma expressão que celebra esse status e que reconhece que mulheres que optam por esse estilo de vida têm um importante papel, uma grande influência e muito poder de compra.

PANKs, startups e empreendedorismo no Sudeste Asiático

Durantes os últimos anos, houve um grande aumento no número de mulheres que gerenciam startups. Atualmente, há muitas histórias bem-sucedidas de empreendedoras do Sudeste Asiático que fizeram coisas incríveis e quebraram muitas barreiras de gênero no mundo dos negócios.

LEIA TAMBÉM: “Capacitar para empoderar” é tema de jantar com mulheres líderes

Mas como essa nova demografia está influenciando as mulheres do Sudeste Asiático, e como isso vai afetar a nossa cultura de startups? Um estudo de 2015 feito pelo Global Entrepreneurship Monitor revelou que essa região tornou-se um dos locais mais empreendedores do mundo, mas essa condição só será consolidada nas próximas décadas.

Pessoas abaixo dos 30 anos estão sendo, em todo o mundo, encorajadas a seguir seu sonho empreendedor. No Sudeste Asiático esse movimento é ainda maior, o que pode resultar em uma explosão demográfica das PANKs.

A influência dos PANKs no empreendedorismo feminino

Como as mulheres estão investindo mais tempo em construir seu próprio negócio, elas, consequentemente, terão menos tempo para responder às pressões sociais de terem filhos antes dos 30 anos. Mas, ao mesmo tempo que existe essa pressão no Sudeste Asiático, existe um subconjunto cultural que afirma que aos 30 anos elas precisam se estabelecer – antes que o relógio biológico imploda. Ou seja, quem quiser ser mãe após esse período, vai precisar investir um certo tempo para achar um parceiro que aceite a situação. E o tempo é a coisa mais preciosa que se tem quando o assunto é o lançamento de uma startup. E é aí que as PANKs apresentam uma estilo de vida alternativo na comparação com as mulheres da região que são profissionais de negócios e empreendedoras.

E TAMBÉM: 10 melhores países para as mulheres trabalharem

Para muitos empreendedores, sua startup é seu filho. E como o tempo é o bem mais importante para o sucesso desse tipo de empresa, as PANKs representam uma ótima alternativa de estilo de vida para as mulheres do Sudeste Asiático que não estão prontas para lidar com as responsabilidades da maternidade junto com as responsabilidades do mundo dos negócios.

Apesar disso, também é muito positivo e absolutamente possível que mulheres gerenciem uma startup enquanto criam seus filhos. Entretanto, esse excesso de responsabilidade pode causar um desgaste físico e emocional muito grande. A cultura de startups engloba muitos aprendizados, a necessidade de fazer muitas mudanças, baixo custo de vida e muitas horas de trabalho. E com a responsabilidade que a maternidade representa, esse caminho pode se tornar muito mais complicado. A mulher que fizer tudo isso merece reconhecimento por encarar, ao mesmo tempo, as duas coisas mais desafiadoras na vida: começar um negócio e se tornar mãe.

“Nosso profundo mergulho nas redes sociais revelou comunidades vibrantes de mulheres que não são mães. Elas formam grupos – como as PANKs – que merecem a atenção do mercado”, afirma Leslie Gaines-Ross, chefe de estratégia de reputação da empresa de relações públicas Weber Shandwick.

VEJA MAIS: 4 mulheres de negócios que são grandes líderes

Mesmos que você não seja uma PANK, é interessante considerar como o seu negócio pode alcançar esse influente público. De acordo com pesquisas do Digital Women Influencers Study, o índice de PANKs em trabalhos de tempo integral é grande e elas têm duas vezes mais chances de estarem solteiras em relação às outras mulheres. Para o mercado, isso significa que essas profissionais têm maior disponibilidade e são mais atraentes também do ponto de vista financeiro, já que não exigem a cobertura de benefícios para seus dependentes.

Além disso, se o alvo da sua startup são as crianças ou os pais, esta é mais uma razão para começar a prestar atenção neste segmento. De acordo com o relatório, as PANKs têm grande influência nos dois públicos. Quase 68% delas relataram ser um modelo para as crianças com as quais têm convivência, enquanto 67% contaram que são procurados por amigos para aconselhamento sobre uma ampla gama de tópicos que envolvem decisões de compra.

Redefinição de carreiras

Como quase dois terços das PANKs afirmam que estão satisfeitas sem filhos, essa demografia está redefinindo a palavra “tia”, tirando sua conotação de pessoa antiga e desatualizada. Pelo contrário: as tias agora são mulheres com renda disponível que estão quebrando barreiras e mudando completamente o mundo dos negócios bem-sucedidos.

Elas estão dando origem à uma nova geração de criadoras e executivas de startups. Essas mulheres correm atrás de seus objetivos de carreira e estão quebrando os modelos e as regras. As PANKs estão cada vez mais desafiando o ecossistema atual no mundo dos negócios.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • empreendedoras
  • maternidade
  • mulheres

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Forbes Agro

    Saiba Como os Azeites Borriello e Bem-te-Vi Estão Unindo Terroirs para Fazer Escala

Últimas Notícias

  • dowell/Getty Images

    Cuidar da Saúde É Melhor Que Cuidar da Doença

  • soja

    Exportações de Soja dos EUA Podem Cair 20% sem Acordo com a China

  • SLC Agrícola Mais Que Dobra Lucro no 1º Trimestre

  • JP Morgan Eleva Projeção para PIB do Brasil em 2025 e para Inflação em 2026

  • JBS

    Lucro da JBS Cresce 77,6% no 1º Tri, em Linha com a Expectativa

  • Foto de uma pessoa com necessidades especiais utilizando um iPad, da Apple

    Apple Anuncia Novos Recursos de Acessibilidade, Incluindo Anotador em Braile

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.