Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / 4 dicas para ter mais engajamento nas redes sociais

4 dicas para ter mais engajamento nas redes sociais

Assistente virtual Lu, do Magazine Luiza, tem colecionado bons resultados

Guilherme Sommadossi
13/09/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Assistente virtual Lu, do Magazine Luiza, tem colecionado bons resultados

Resumo:

  • Lu é uma personagem em 3D que atua como especialista digital da Magazine Luiza em todas as redes;
  • Campanhas e ações no Dia da Mulher, na Copa do Mundo de 2018 e no lançamento da última temporada de “Game of Thrones” e de “Fortnite” movimentaram os canais da empresa de varejo;
  • Ao todo, são mais de 11 milhões de fãs em todos os perfis das redes sociais da empresa.

Poucos assistentes virtuais são tão conhecidos no Brasil como a Tia Lu, criada em 2003 pelo Magazine Luiza, com o objetivo explicar a tecnologia dos produtos à venda para os clientes.

LEIA MAIS: Magazine Luiza conclui compra da Netshoes

Em 2009, a personagem ficou 3D e passou a ser chamada simplesmente de Lu e a cuidar das redes sociais da empresa, que, hoje, conta com 9,9 milhões de curtidas no Facebook, 1,8 milhão de seguidores no Instagram e 1,6 milhão no YouTube (no Twitter, são 282 mil seguidores).

Pedro Alvim, gerente de conteúdo e redes sociais da Magazine Luiza, explica que a Lu foi “criada para humanizar e aproximar os clientes nas compras online”. Duas ações foram destaque da companhia e da “influenciadora virtual”. A primeira, realizada no Dia da Mulher, manifestou apoio às vítimas de agressão com a #MetoAColherSim. No site, foram vendidas 20 mil colheres com o valor de R$1,80 (uma alusão ao número do disque denúncia da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que esgotaram em poucas horas. Na época da Copa do Mundo da Rússia 2018, após a eliminação do Brasil para a Bélgica, uma foto da personagem chorando também trouxe engajamento. Foram mais de 200 mil likes e outros 20 perfis de marcas interagindo com a publicação.

Para Alvim, “o storytelling é o que aproxima as pessoas”. “Tudo que fazemos com a Lu tem uma história por trás.” Segundo ele, as pessoas têm 20% mais chances de se lembrarem de uma história do que de uma sequências de informações.

Veja, a seguir, quatro dicas de como melhorar o engajamento nas redes sociais:

1 – Busque referências fora do segmento
Para humanizar a Lu e melhorar a interação com o público, a equipe do Magazine Luiza se inspirou em outras influenciadoras virtuais, como a cantora virtual japonesa Hatsune Miku.

2 – Mostre vulnerabilidade
Explorar características e emoções que conectem o público de forma sentimental é uma maneira de que ele se identifique com as histórias que a empresa quer contar.

3 – Esteja atento aos assuntos do momento
Após a compra da Netshoes, algumas publicações do Magazine Luiza passaram a ser relacionadas à prática de esportes. Os comentários dos seguidores eram como “Até a Lu está fazendo academia” e “Vou voltar a correr”.

4 – Escute a comunidade
No canal do YouTube do Magazine Luiza, os vídeos são feitos conforme os pedidos dos usuários.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • assistentes virtuais
  • engajamento
  • Influenciador
  • influenciadora
  • influenciadora digital
  • Lu
  • Magalu
  • Magazine Luiza
  • redes sociais

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Últimas Notícias

  • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

    Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

  • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

  • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

  • CEO Há quase 30 anos na P&G, Juliana Azevedo assumiu a presidência global de “Home Care” da companhia, na Suíça, em 2024

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.