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InícioForbesLifeConheça a vinícola Chateau La Coste, em Provença, um paraíso de arte e arquitetura

Conheça a vinícola Chateau La Coste, em Provença, um paraíso de arte e arquitetura

Y-Jean Mun-Delsalle
28 de fevereiro de 2020 ForbesLife, Principal
ReproduçãoForbes
ReproduçãoForbes

Situado entre as colinas ao norte de Aix-en-Provence, a propriedade de 500 acres é um museu ao ar livre de classe mundial

Assim que você entra no Château La Coste, fica óbvio que o local não tem o seu valor apenas pelo vinho orgânico produzido pelo mestre enólogo Raymond Gimenez, que trabalha no setor há 40 anos. A propriedade também é uma maravilha da arte e da arquitetura contemporâneas. Há uma adega de 10 metros de altura e semelhante a um hangar em alumínio brilhante projetado por Jean Nouvel e um centro de arte minimalista e angular em forma de V em concreto bruto e vidro com piscinas refletivas imaginadas por Tadao Ando. Além disso, há um pavilhão de música abstrato de Frank Gehry, com vigas de madeira, vidro e aço em forma de celeiro desconstruído, e um centro de exposições de concreto e vidro de Renzo Piano meio enterrado no chão em perfeita simbiose com seu cenário natural, cujo telhado ondulado é coberto com uma tela esticada sobre arcos finos de metal que ecoam o ritmo gráfico das fileiras de videiras ao redor. 

Passeie mais um pouco pelo ambiente e você espiará placas de metal retangulares de grandes dimensões plantadas verticalmente no chão por Richard Serra, com o objetivo de incentivar os visitantes a verem o local a partir de novas perspectivas. No meio dessas esculturas estão o imponente bronze e aço inoxidável “Crouching Spider”, de Louise Bourgeois suspenso na água; o “Móbile” de aço pintado de preto, de Alexander Calder; a escultura matemática “Infinity”, de Hiroshi Sugimoto, que se afunila em uma agulha treinada em direção ao céu; a misteriosa escultura “Drop” de aço inoxidável, semelhante a um espelho, de Tom Shannon, que pode girar, inclinar, deslizar, subir e descer quando pressionada; as pontes de ardósia japonesa e romana de Larry Neufeld; o cubóide retangular de mil toneladas de Sean Scully de blocos de calcário cinza, azul e vermelho selecionados individualmente; e o “Oak Room” de Andy Goldsworthy, uma misteriosa cúpula subterrânea de 1.200 galhos de árvores entrelaçados que se assemelham a um ninho de pássaro gigante.

Situado entre as colinas ao norte de Aix-en-Provence, a propriedade de 500 acres –dos quais 300 são dedicados a vinhedos cultivados biodinamicamente– é um museu ao ar livre de classe mundial, com 34 obras importantes dos maiores nomes da arte e da arquitetura, que foi comprada em 2002 pelo colecionador de arte nascido em Belfast e magnata da propriedade, Patrick McKillen. Ele possui um portfólio internacional com interesses em empreendimentos comerciais e de varejo e hotéis cinco estrelas, incluindo o Maybourne Hotel Group, dono do The Connaught, Claridge’s e The Berkeley, em Londres, por isso não surpreende que ele tenha acesso a praticamente qualquer arquiteto do mundo.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da incrível adega subterrânea de Vladimir Putin na Moldávia

A partir de 2004, começou a convidar arquitetos e artistas famosos, a quem chama de amigos, para o Château La Coste, dando a eles carta branca para se apropriar do local para montar seus trabalhos em resposta à paisagem. Quase todos eles chegaram à propriedade escolhendo o local para criar instalações permanentes específicas do local, cada uma cuidadosamente selecionada por McKillen, já que esse é um projeto profundamente pessoal. Sem um tema subjacente, eles receberam total liberdade criativa e os resultados são uma amostra do melhor da escultura e arquitetura do final do século 20 e do século 21, em meio a florestas de carvalhos, pinheiros, vinhedos e prados centenários de flores silvestres. Em vez de manter essas obras para si, McKillen abriu o parque de esculturas ao público em 2011, que hoje recebe mais de 250 milvisitantes anualmente. A maioria embarca no Art & Architecture Walk para passar duas horas em caminhos sinuosos e ver todas as obras.

Comemorando um senso de unidade, André Fu, o arquiteto de Hong Kong por trás de projetos notáveis ​​como The Upper House, The Fullerton Bay Hotel, Andaz Singapore e Perrotin Tokyo, foi contratado para criar o spa, restaurante, bar, salão e biblioteca do hotel butique da propriedade Villa La Coste, inaugurado em 2017, e cujo design se desenvolveu por meio de discussões íntimas com McKillen. O hotel de 28 suítes –que conquistou a “distinção ministerial oficial da França”, um degrau acima de cinco estrelas, em outubro passado– foi criado pelo escritório de arquitetura de Marselha Tangram e tem vista para as vinhas Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Syrah e Vermentino, com uma paisagem sobre as colinas de Lubéron, no horizonte de Mont Ventoux.

Decorados com os móveis feitos sob medida da District Eight, inspirados em uma estética moderna de meados do século, os quartos possuem pátios com paredes montadas ao longo de uma avenida de paralelepípedos, sombreada e tipicamente provençal. Entre os acabamentos em madeira clara de carvalho, mármore e pedra natural, são exibidos os trabalhos da coleção pessoal de McKillen, com Alberto Giacometti, Fernand Léger, Charlotte Perriand, Pierre Yovanovitch, Jean Royère, Ron Arad, Tracey Emin, Damien Hirst, Bernard Frise e JR. Ao longo do ano, são realizadas exposições temporárias regulares. A última foi a “Confess”, da artista irlandesa Trina McKillen, de Los Angeles, sobre os abusos sexuais dentro da igreja católica, com o show do artista britânico Conrad Shawcross, “Escalations”.

Uma adição recente foi o trio de peças “The Marriage of New York and Athens”, criado entre 1966 e 1968 por Tony Berlant, abrangendo esculturas e arquiteturas que se referem a uma combinação de modernos arranha-céus americanos e os templos da Grécia antiga, que foram montados em um local específico do pavilhão de vidro de três torres concebido por Frank Gehry. Com lançamento previsto para os próximos dois anos, há um auditório concebido por Oscar Niemeyer antes de sua morte. As três torres de aço de nove metros de altura de Louise Bourgeois I Do, I Undo, I Redo instaladas no interior da Provençal por Jean Nouvel darão vista para o projeto que Nouvel escavou e reconstruiu a forma da colina, com um telhado ondulado de concreto que será acessado através de um túnel, um híbrido de um Skyspace de dois andares e uma mini Cratera Roden para observar luz, tempo e espaço embutidos em um túnel por James Turrell.

Veja na galeria abaixo algumas imagens da vinícola Chateau La Coste:

  • Escultura central de Louise Bourgeois

    ReproduçãoForbes
  • “The Music Pavilion”, Frank Gehry

    ReproduçãoForbes
  • O hotel repleto de obras de arte, Villa La Coste, oferece vistas incríveis da vinícola

    ReproduçãoForbes
  • Parte da exposição “Confess”, de Trina McKillen

    ReproduçãoForbes
  • Exposição de Conrad Shawcross: “Escalations”

    ReproduçãoForbes

Escultura central de Louise Bourgeois

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