Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / 10 tendências de conteúdo para o TikTok que vão muito além das lives de NPC

10 tendências de conteúdo para o TikTok que vão muito além das lives de NPC

Febre das lives inspiradas em games gerou polêmicas e reflexões, mas outros temas já estão tomando conta da rede conhecida por lançar uma moda por semana

Caroline De Tilia
26/09/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

O TikTok não é um espaço apenas para conteúdos insanos e superficiais, na realidade, ele pode ir muito além disso.

Com mais de 1 bilhão de usuários mensais, o TikTok exerce um papel relevante de influência naquilo que se torna assunto – para o bem e para o mal. Nas últimas semanas, isso ficou evidente após uma tendência viral tornar-se motivo de discussão por parte de especialistas. A trend, que dominou a internet nos últimos dias, consiste nas lives de NPC — sigla que significa “Non Playable Character”, elemento comum nos games. Um tipo de vídeo que começou como absurdo e pouco provável de ser aderido por muitas pessoas, de repente, virou um ímã de visualizações, curtidas, comentários e, consequentemente, dinheiro na plataforma, já que ele permite monetização por parte dos criadores. 

  • Veja 10 tendências de conteúdo para o TikTok

Issaaf Karhawi, pesquisadora em comunicação digital do Com+, núcleo de pesquisa de comunicação e mídias digitais da USP, abordou em entrevista recente à Forbes Brasil alguns problemas desse tipo de conteúdo. “Da minha perspectiva, o ecossistema do mercado de criadores de conteúdo e os aspectos de monetização merece atenção. Quais são os limites para monetizar a si mesmo, numa lógica do ‘sujeito como mercadoria’? Parece que estamos testemunhando novos acordos morais em jogo, bastante alinhados às demandas das plataformas e às promessas de dinheiro fácil em um momento em que o país se recupera de diversas crises econômicas.”

Reprodução/TikTok

A pesquisa pela palavra “rotina” oferece milhares de vídeos de diferentes criadores, além de mais sugestões com o termo.

Leia também: 

  • Entenda o que é NPC, a nova, lucrativa (e perigosa) febre do TikTok
  • 4 tendências do TikTok que influenciam outras redes sociais
  • Quer engajar mais no LinkedIn? Veja dicas para posts bem-sucedidos

Porém, o universo de do TikTok é vasto e diverso (de muitas maneiras possíveis). Uma simples visita ao feed da plataforma, que por lá é conhecido como “For You”, pode durar horas para os usuários mais assíduos, que começam assistindo a vídeos informativos sobre o meio ambiente e podem terminar se perguntando: “Por que estou há tanto tempo vendo um veterinário norte-americano raspar os cascos de uma vaca?” Mas o poder da rede social em ditar tendências é inegável. Estabelecendo desde o que pode ser considerado “saudável” até os estilos de roupas que estarão nas vitrines nas próximas semanas, o TikTok se consolidou como o espaço online para decisão das próximas modas que o público, de acordo com seu nicho, irá seguir.

O TikTok não é um espaço apenas de conteúdos insanos e superficiais – na realidade, ele pode ir muito além disso. As visualizações de vídeos sobre saúde mental, sustentabilidade, qualidade de vida, cultura popular e  tecnologia, entre outros assuntos diversos e bem aprofundados, chegam a acumular bilhões de visualizações. 

Reprodução
Reprodução

O vídeo “Ice Cream So Good”, de 20 de julho, é o mais popular e ultrapassou 100 milhões de visualizações. Nele, PinkyDoll recebe sorvetes virtuais como presente e reage com a frase que dá nome ao vídeo.

Veja 10 tendências de conteúdo para o TikTok, em 10 áreas diferentes, de acordo com o relatório em tempo real da plataforma: 

  • Na categoria de "Vestuário e Acessórios", duas tendências se destacam: o crochê e as tatuagens, sendo as mais procuradas pelos usuários na plataforma.
    Canva Images

    Na categoria de “Vestuário e Acessórios”, duas tendências se destacam: o crochê e as tatuagens, sendo as mais procuradas pelos usuários na plataforma.

  • Quando se trata de "Beleza e Cuidados Pessoais", os termos mais buscados pelos usuários do TikTok são ASMR e avaliações de produtos, indicando um forte interesse em relaxamento e opiniões sobre produtos.
    Canva Images

    Quando se trata de “Beleza e Cuidados Pessoais”, os termos mais buscados pelos usuários do TikTok são ASMR e avaliações de produtos, indicando um forte interesse em relaxamento e opiniões sobre produtos.

  • Na categoria "Educação", dois temas interessantes ganham na competição pela atenção do público: astronomia e aulas de inglês. Refletindo a busca por conhecimento diversificado na plataforma.
    Canva Images

    Na categoria “Educação”, dois temas interessantes ganham na competição pela atenção do público: astronomia e aulas de inglês. Refletindo a busca por conhecimento diversificado na plataforma.

  • No universo dos "Games", os cortes de gameplays, que são trechos de partidas ao vivo, atraem grande engajamento do público gamer. Além disso, os animes também são um destaque nessa categoria.
    Canva Images

    No universo dos “Games”, os cortes de gameplays, que são trechos de partidas ao vivo, atraem grande engajamento do público gamer. Além disso, os animes também são um destaque nessa categoria.

  • Anúncio publicitário
  • Na categoria "Notícias e Entretenimento", o foco está nas danças com músicas virais e nas novidades sobre os artistas mais populares do momento, indicando uma ênfase maior no entretenimento do que nas notícias.
    Canva Images/Getty Images

    Na categoria “Notícias e Entretenimento”, o foco está nas danças com músicas virais e nas novidades sobre os artistas mais populares do momento, indicando uma ênfase maior no entretenimento do que nas notícias.

  • Inesperadamente, as tags mais buscadas na categoria "Saúde" incluem óleos essenciais e procedimentos médicos. Os "procedimentos" em questão abrangem diversas especialidades, desde odontologia até cardiologia.
    Canva Images

    Inesperadamente, as tags mais buscadas na categoria “Saúde” incluem óleos essenciais e procedimentos médicos. Os “procedimentos” em questão abrangem diversas especialidades, desde odontologia até cardiologia.

  • Já na categoria "Serviços Empresariais", à medida que o ano se aproxima do fim, os conteúdos relacionados à organização pessoal, empresarial, financeira e acadêmica começam a ganhar destaque. Os planners e calendários, produtos e serviços relacionados a essas necessidades, estão em alta.
    Canva Images

    Já na categoria “Serviços Empresariais”, à medida que o ano se aproxima do fim, os conteúdos relacionados à organização pessoal, empresarial, financeira e acadêmica começam a ganhar destaque. Os planners e calendários, produtos e serviços relacionados a essas necessidades, estão em alta.

  • Conteúdos relacionados a rotinas corporativas, dicas de empreendedorismo e economia têm se destacado na categoria "Serviços Financeiros". Além disso, as criptomoedas, em especial o Bitcoin, são um tema procurado na mesma.
    Canva Images

    Conteúdos relacionados a rotinas corporativas, dicas de empreendedorismo e economia têm se destacado na categoria “Serviços Financeiros”. Além disso, as criptomoedas, em especial o Bitcoin, são um tema procurado na mesma.

  • O TikTok é uma plataforma amigável para a divulgação de negócios pessoais e artísticos. Nos últimos 30 dias, as hashtags em destaque no nicho de "Serviços para Vida" foram relacionadas a ensaios fotográficos e dicas para personalização de objetos.
    Canva Images

    O TikTok é uma plataforma amigável para a divulgação de negócios pessoais e artísticos. Nos últimos 30 dias, as hashtags em destaque no nicho de “Serviços para Vida” foram relacionadas a ensaios fotográficos e dicas para personalização de objetos.

  • Assim como em outras redes, o TikTok também foi inundado de conteúdos relacionados ao iPhone 15, que é o destaque na categoria "Tech". Em segundo lugar, estão os conteúdos sobre casas inteligentes.
    Getty Images/Canva Images

    Assim como em outras redes, o TikTok também foi inundado de conteúdos relacionados ao iPhone 15, que é o destaque na categoria “Tech”. Em segundo lugar, estão os conteúdos sobre casas inteligentes.

    Canva Images

    Na categoria de “Vestuário e Acessórios”, duas tendências se destacam: o crochê e as tatuagens, sendo as mais procuradas pelos usuários na plataforma.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • conteúdo
    • engajamento
    • redes sociais
    • tendências
    • TikTok

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
      Forbes Money

      Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

    • Carreira

      México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

    Últimas Notícias

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

    • Foto do Papa Leão XVI

      O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.