Como ter a motivação das manhãs de domingo em todos os dias da semana

GettyImages/ Westend61
O seu dia de trabalho é o resultado de toda a preparação antes de chegar ao escritório

O título deste texto parece um sonho impossível? Parece irreal ter uma manhã como a de domingo no meio de uma semana de trabalho. As manhãs de domingo são como um respiro de ar fresco, podemos acordar um pouco mais tarde ou acordar cedo para fazer uma longa corrida, ou talvez uma longa meditação. Pode ser um dia para nos tratar bem, de qualquer maneira que quisermos. Ou talvez seja um dia para ter aquela sensação boa de terminar algo que queríamos fazer. Domingos são especiais, certo?

Os dias da semana, por outro lado, são preenchidos com pressões de tempo, atrasos no trânsito, dever de casa das crianças, prazos iminentes, drama no local de trabalho e distrações constantes. Na verdade, podemos até arruinar nosso domingo feliz começando a pensar na segunda-feira. Temos um caso da “tristeza de domingo à noite”.

LEIA MAIS: Como usar o poder da intenção para alcançar seus objetivos de carreira

Então, o que você pode fazer para tornar suas manhãs de segunda a sexta prazerosas? Aprenda a praticar o que eu chamo de “gentling in the day” (a expressão se equivale a algo como “começar o dia de forma gentil”, em português). Essa prática se originou durante os retiros de liderança consciente que tenho ensinado nos últimos 15 anos. No retiro, começamos com uma prática matinal que inclui uma meditação por cerca de 15 minutos, seguida de 15 minutos de movimento consciente. A meditação pode ser guiada ou silenciosa. Os movimentos são simples, alongamentos suaves.

Não há nada mágico sobre a quantidade específica de tempo para cada parte da prática. Pode ser mais curto ou mais longo. Você pode determinar o que é certo para você. O importante é sua escolha, para permitir um pouco de espaço pela manhã para que sua mente e seu corpo se preparem para o dia. Há também muitas variações nessa sequência que funcionarão.

LEIA TAMBÉM: Aprenda a usar a ciência comportamental para planejar sua entrevista

Todas as dicas têm pontos em comum com as manhãs de domingo. Você está fazendo uma escolha consciente para se engajar em uma atividade que apoie sua vida. Embora você possa estar mais inclinado a fazer essas escolhas no dia em que não estiver trabalhando, não há nada que o impeça de fazer essas escolhas em um dia de trabalho. Começar todas as manhãs com uma dessas práticas pode definir o tom para o resto do dia.

Veja na galeria de imagens a seguir algumas opções:

  • Ao acordar

    Quando o alarme disparar, em vez de pegar o smartphone imediatamente, sente-se ao lado da cama e verifique seu corpo e mente, o que você percebe? Qual é o seu nível de energia? Alguma área de desconforto? Sua mente está despertando lentamente para o dia ou já está pensando na sua lista de tarefas? Ao começar a andar, sinta os pés no chão a cada passo.

  • Banho

    Enquanto estiver no banho, tente estar presente para a experiência. Se sua mente o levar para a reunião das 10h, traga-a de volta à sua experiência no banho. Sinta o calor da água, o cheiro do sabão e do xampu, reconheça os cuidados que você está tomando com seu corpo neste momento.

  • Café

    Se você quiser tomar uma xícara de café ou chá, reserve alguns minutos para sentar e aproveitar completamente, sem se distrair lendo telas de celulares ou computadores ao mesmo tempo. Permita que seu corpo e sua mente estejam presentes para este momento. Você pode sentir o calor, o cheiro, o gosto na sua língua. Como são as sensações?

Ao acordar

Quando o alarme disparar, em vez de pegar o smartphone imediatamente, sente-se ao lado da cama e verifique seu corpo e mente, o que você percebe? Qual é o seu nível de energia? Alguma área de desconforto? Sua mente está despertando lentamente para o dia ou já está pensando na sua lista de tarefas? Ao começar a andar, sinta os pés no chão a cada passo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).