Como fazer networking em um novo emprego quando você é introvertido

Ter uma boa presença na plataforma LinkedIn é um dos passos mais importantes.

Wayne Elsey/Forbes Councils Member
Compartilhe esta publicação:
recep-bg/ Getty Images
recep-bg/ Getty Images

Ter uma boa presença na plataforma LinkedIn é um dos passos mais importantes

Acessibilidade


As pessoas ficariam surpresas em saber que sou introvertido, mas é verdade. E, com a recente crise de empregos que enfrentamos devido a pandemia, comecei a refletir que talvez os introvertidos possam sentir que têm ainda mais desafios em relação a novas oportunidades de emprego.

Como sabemos, as circunstâncias são desafiadoras em diversos aspectos na maioria dos países, inclusive no mundo dos negócios. Segundo dados da Small Business Administration (agência governamental americana de auxílio e pesquisas para pequenos negócios) em um estudo conduzido com a Bloomberg, empresas com menos de 500 funcionários equivalem a 44% da atividade econômica nos Estados Unidos, e quase metade da população ativa do país trabalha para pequenas empresas. Infelizmente, companhias de todos os tamanhos estão fechando permanentemente devido à nossa conjuntura atual.

LEIA MAIS: 6 dicas para fazer seu currículo ser visto e conseguir uma entrevista

Claro, isso coloca uma enorme carga de estresse nos trabalhadores. Tenho certeza de que inúmeras pessoas que estão empregadas ficam felizes por poder pagar suas contas. Embora não gostem, muitos podem ter aceitado cortes salariais, de benefícios e duplas ou triplas jornadas mais longas para manter suas famílias e lares.

Embora estejamos sentindo a grande dor de ver o fechamento de várias empresas, temos de considerar também outra coisa que inevitavelmente ocorrerá. Outras empresas vão ser criadas e, em algum ponto, mais oportunidades se abrirão para os trabalhadores.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Mesmo assim, se você está procurando um emprego neste momento e está pronto para fazer o que for preciso (por exemplo, criar uma nova rede de contatos e ingressar em novas carreiras, sair de sua cidade, adquirir novas habilidades etc.), possivelmente conseguirá encontrar o que busca. Dito isso, reconheço que um introvertido pode achar mais difícil fazer uma nova rede de contatos, ou um networking, na procura por um novo trabalho, até mesmo na era digital.

Alguns conceitos errados sobre introvertidos e networking em geral

Comecemos pelo princípio: vamos esclarecer o que as pessoas falam coisas erradas sobre os introvertidos. É comum que as pessoas pensem que são tímidas. Claro, os extrovertidos parecem ser muito sociáveis e espaçosos em qualquer situação. No entanto, os introvertidos podem, sem dúvida, ter a mesma energia animada e ter esse mesmo foco em qualquer tarefa que precise ser realizada. Ser introvertido significa apenas que alguém recarrega suas forças ficando um tempo sozinho, enquanto os extrovertidos se recarregam com o tempo que passam com outras pessoas.

Antes da pandemia, o networking pode ter sido mais fácil para extrovertidos, que muitas vezes são naturais conversadores e podem ter mais facilidade em participar de eventos pessoais. No entanto, o clima atual tem feito com que as pessoas se conectem online, e a vantagem aparente dos extrovertidos se desfez. Agora, acredito que o networking se tornou muito mais nivelado, e qualquer pessoa que tenha um computador e o desejo insaciável de progredir e encontrar uma oportunidade pode fazê-lo.

LEIA MAIS: 4 passos para se recuperar quando algo dá errado em uma apresentação

Dominando sua rede de contatos na era digital

Já ouvi muitos dizerem que o contrato social que existia entre empregadores e funcionários está se quebrando (ou seja, há menos lealdade e menos investimento nos funcionários, e a maioria têm que se virar e se descobrir sozinha). Ou seja, os trabalhadores gastam muita energia em procurar empregos bons nesse ambiente que os prejudica. A realidade é que, se as pessoas não têm mais nada que as vincule a um local de trabalho físico, elas buscam uma oportunidade melhor e são mais exigentes por isso. Portanto, uma boa rede de contatos pode ser exatamente o que vai impulsionar a carreira de seus sonhos.

Veja a galeria a seguir e descubra os cinco passos para criar uma boa rede de contatos neste novo normal profissional se você for uma pessoa introvertida:

  • 1. Familiarize-se com o LinkedIn

    Sabemos que as redes sociais democratizaram o mundo. Existe uma plataforma social, o LinkedIn, onde você deve passar a uma boa parte do seu tempo se estiver procurando um emprego e fazendo um novo network. Se você realmente deseja achar o emprego dos seus sonhos, comece ampliando sua presença e sua liderança profissional nesta plataforma.

    Hill Street Studios/ Getty Images
  • 2. Desenvolva relacionamentos mútuos

    Se você for um introvertido, pode ter um superpoder e nem saber. Os introvertidos são melhores em ter bons relacionamentos um a um do que em grupo. Então, tire vantagem disso. Quando você alcança as pessoas, nutra esses relacionamentos de uma forma que beneficie ambas as partes.

    Getty Images
  • 3. Lidere com sua força

    Não importa se você é introvertido ou se faz networking quase exclusivamente online ou no mundo real. Sempre lidere com sua força ou seus pontos fortes. Por exemplo, se você for extrovertido, faça networking com um grupo grande pessoas. E, se for introvertido, pense em criar um pequeno grupo de networkinging. Use-os para obter apoio, ideias e para fazer outras conexões.

    recep-bg/ Getty Images
  • 4. Participe de conferências virtuais

    Incontáveis ​​eventos presenciais foram cancelados em 2020. No entanto, isso não significa que não tenham acontecido. Dependendo do seu segmento de mercado, analise a possibilidade de participar de conferências ou eventos virtuais de sua área, muito desses eventos continuam acontecendo online e muitos continuarão virtuais em 2021. Essas são ótimas oportunidades para conhecer e se conectar com novas pessoas individualmente e depois entrar em contato com elas por e-mail ou LinkedIn.

    mapodile/ Getty Images
  • 5. Compreenda deixas sociais e conversas

    Se você luta para começar uma conversa ou perdeu algumas de suas habilidades sociais com o isolamento, aprenda sobre dicas e deixas não-verbais em reuniões e eventos pessoais. Você pode fazer isso, por exemplo, lendo livros e artigos sobre comunicação. Como alternativa, você também pode fazer um curso de comunicação empresarial para aprimorar suas habilidades comunicativas.

    Luis Alvarez/ Getty Images

1. Familiarize-se com o LinkedIn

Sabemos que as redes sociais democratizaram o mundo. Existe uma plataforma social, o LinkedIn, onde você deve passar a uma boa parte do seu tempo se estiver procurando um emprego e fazendo um novo network. Se você realmente deseja achar o emprego dos seus sonhos, comece ampliando sua presença e sua liderança profissional nesta plataforma.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: