20 dicas que vão ajudar empreendedores a sobreviver à pandemia

Shannon Fagan/ Getty Images
Shannon Fagan/ Getty Images

Com um cenário atribulado, repensar as estratégias de negócios torna-se fundamental

Com o isolamento voltando à maioria dos países, e as restrições da pandemia ainda em vigor, muitas empresas entraram em crise neste final de ano.

O clima econômico atual é difícil para muitos negócios e proprietários, e os pequenos empreendedores são os que mais sofrem para continuar e focar não apenas em sobreviver, mas em prosperar mesmo em tempos de adversidade.

LEIA MAIS: Como desenvolver cinco características essenciais para ter uma postura de líder

Falamos com alguns empresários para perguntar como eles estão se virando durante a pandemia e quais são as suas principais dicas para sobrevivência para que outros sigam seu exemplo.

Veja na galeria abaixo, as 20 dicas:

  • 1. Abrace a mudança

    Embora existam muitos fatores a serem considerados nestes tempos difíceis; uma das chaves para a sobrevivência, creio eu, como um empresário em confinamento, é abraçar a mudança. Precisamos evoluir, assim como os fatores externos evoluíram, mostrando a nossa resiliência diante da adversidade e preparados para abraçar a mudança a frente. Em primeiro lugar, devemos começar revisando os “porquês” da vida, e em seguida, fazer perguntas críticas a nós mesmos e aos nossos negócios, como: Qual é o nosso objetivo geral na vida e nos negócios? Como podemos permanecer relevantes? Como podemos adaptar nosso modelo de negócios ao clima atual? Que novas colaborações podemos levar adiante? Em última análise, a mudança apresenta desafios, mas também pode gerar muitas oportunidades. Ter uma mentalidade centrada em soluções, nos ajudará a navegar por essas águas turbulentas e a sobreviver a mais uma fase de isolamento social.

    Cassandra Kalunga, executiva da PATH London e coach de carreira

    Luis Alvarez/ Getty Images
  • 2. Use o tempo a seu favor

    Planeje seus dias de trabalho muito bem e se lembre de que você pode fazer pausas. Evite desperdiçar os seus dias planejando minuciosamente cada tarefa não terminada de seu trabalho, e leve em consideração o seu bem-estar e o autocuidado. Inclua a hora das refeições e um pouco de meditação para mantê-lo com energia alta e menos estressado. Além disso, tire alguns dias de descanso para evitar colapsos mentais e burnouts.

    Nikkita Tew, fundadora da Young Spender

    Getty Images
  • 3. Os três Rs: rotina, relaxar, reiniciar

    Certifique-se de seguir uma rotina para mantê-lo motivado e usar seu tempo de forma eficiente, reservando um tempo para si mesmo, com exercícios ou meditação. Relaxe seu corpo e mente, ou aprenda algo novo –leia, treine, ouça podcasts, mas o mais importante, descanse quando necessário. Por fim, reinicie seu negócio para atender ao mercado em adaptação, usando o conhecimento que você adquiriu.

    Aaron Queeley, da So Clean So Fresh

    Justin Paget/ Getty Images
  • 4. Não seja vítima da hiperprodutividade

    Muitas vezes nos sentimos obrigados a fazer sempre mais com o tempo de que dispomos. Minha principal dica para sobrevivência seria tirar um tempo para remover tarefas que não são mais relevantes ou alinhadas com seus objetivos. Dê uma olhada crítica em seus projetos e tarefas e se pergunte: Cada um dos projetos ainda é relevante? Em seguida, tome a decisão mais racional sobre onde alocar seu tempo e recursos.

    Letricia Black, CEO e fundadora da Understanding Girls Like You (U.G.L.Y Tribe)

    warodom changyencham/ Getty Images
  • 5. Seja um solucionador de problemas

    Você precisa ser criativo e se tornar um solucionador de problemas. Cercar-se de mentes fortes e positivas o ajudará a encontrar soluções e se concentrar no que você pode fazer. Quando alcançar algo ou cumprir uma meta, lembre-se de reconhecer e comemorar. As vitórias, sejam grandes ou pequenas, ajudam a impulsioná-lo em direção ao objetivo final.

    Busi Chamboko, da Second Skin Therapy

    FG Trade/ Getty Images
  • 6. Tenha um mentor e um network de negócios

    Depois de um ano e meio como empresária independente –descobrindo as coisas sozinha e com o apoio moral socialmente distanciado de familiares e amigos– senti que, para fazer meu negócio crescer, precisava aproveitar o conhecimento de outros empresários mais experientes. Minha dica principal é ingressar em algum tipo de programa ou curso para conhecer pessoas que possam se tornar parte de sua rede de contatos profissional e potenciais mentores ou tutores. Depois de uma única ligação com a minha mentora de negócios, tive um aumento de salário e ganhei conselhos práticos para expandir o meu negócio que foram inestimáveis. Me conectei também com outros empreendedores de vários níveis de experiência diferentes. Estar conectado com outras pessoas que estão motivadas a expandir seus negócios durante o lockdown foi inspirador. Se eles estão tendo sucesso, você também consegue.

    Selina Flavius, fundadora e palestrante da plataforma Black Girl Finance

    kate_sept 2004/ Getty Images
  • 7. Crie uma rotina

    Criar uma estrutura proporciona conforto e segurança. Somos seres que amam os hábitos, prosperamos tendo uma rotina em vigor. Pode parecer um pouco difícil no início, mas, se você encontrar uma rotina que funcione para você e segui-la por no mínimo 30 dias, estará no caminho certo para criar consistência, melhor gerenciamento do tempo e hábitos mais saudáveis. Planeje sua semana no domingo e tente dividir o dia em blocos de 30 ou 60 minutos, garantindo um equilíbrio saudável tanto para o trabalho como para o autocuidado.

    Selina Patricia, coach de negócios

    Getty Images
  • 8. Proteja sua mente

    Manter e otimizar sua saúde mental é vital se você deseja prosperar, e não apenas sobreviver durante as restrições da pandemia. Portanto, é essencial que você escolha ser diligente sobre o que lê, o que ouve e as conversas em que se envolve. Isso é fundamental para manter uma atitude positiva e a disposição ao longo deste período. Sabemos que as más notícias vendem, portanto, busque o equilíbrio para incentivar uma perspectiva saudável.

    Belle Kassner, consultora de saúde primária e palestrante

    Westend 61/ Getty Images
  • 9. Não seja muito duro consigo mesmo

    Faça uma mini-auditoria pessoal diariamente. Reserve de 5 a 10 minutos para reconhecer tudo o que você fez com sucesso e todos os desafios que superou e os anote em um diário. Isso sempre me ajuda a ver o quadro geral e manter uma atitude positiva.

    Nicole Walters, da Wellekin

    Westend 61/ Getty Images
  • 10. Faça algo para o seu desenvolvimento pessoal

    Fazer algo para o seu desenvolvimento pessoal durante o período de restrições é de grande ajuda. Seja para aprender um novo idioma, ouvir podcasts diferentes ou praticar exercícios novos. Tente encontrar algo que o mantenha mentalmente estimulado, engajado e com vontade de aprender mais.

    Jennifer Patrice, mestre de cerimônias

    Westend 61/ Getty Images
  • 11. Seja transparente sobre os desafios

    Seja transparente quando aparecerem desafios. Atrasos e erros podem acontecer. Compartilhe o problema o quanto antes, a maioria das pessoas tentará ajudar ou pelo menos apreciará sua honestidade e lhe dará tempo para corrigir o problema. Você não está sozinho.

    Vimbai Mukori, fundador da VIEM Store

    Getty Images
  • 12. Participe de uma comunidade

    Minha principal dica para sobreviver às restrições é ingressar em uma comunidade de mentores com outros indivíduos de mentalidade semelhante. Como pupilos, apoiamos uns aos outros coletivamente para manter uma mentalidade positiva e focada, independentemente dos obstáculos que possamos enfrentar. Estamos aqui para vencer.

    Tereena Malaika, criadora de conteúdo

    Getty Images
  • 13. Agende tempo para diversão

    Lembro-me sempre que o empreendedorismo faz parte de um todo. Ser um empreendedor é um elemento da minha identidade, mas não é tudo o que sou. É importante aproveitar a vida e se envolver em atividades que o conectem ao seu eu autêntico. Portanto, inclua sempre em sua programação tempo para diversão, fazendo pelo menos uma coisa de que gosta todos os dias. Tome a decisão de fazer algo agradável diariamente! A vida é para viver!

    Tosin Mason, fundador da Azriah Zuri

    Morsa Images/ Getty Images
  • 14. Sempre lembre o porquê

    Quando as coisas ficarem difíceis ou você estiver tendo uma crise interna, escreva uma lista de 20 motivos “por que” você começou seu negócio. Isso o ajudará a ter clareza para continuar quando tiver vontade de desistir.

    Carlene Phillips, da KIDS LIFE CLOTHING

    Westend 61/ Getty Images
  • 15. Não pare de se mover

    Durante o período de restrições, pode ficar difícil pensar positivamente e você pode considerar desistir de tudo. Ignore essa negatividade e continue. É melhor mudar seu ritmo ou mudar sua rotina do que desistir totalmente.

    Corinne Ugbomah, fundadora e fotógrafa da CU Outside Photography

    Getty Images
  • 16. Saia!

    Uma mudança de cenário e ar fresco podem ajudar a canalizar a clareza mental necessária e a criatividade para ajudá-lo a prosperar. Certifique-se de tornar o tempo ao ar livre parte de sua rotina. Se você correr, andar ou sentar em um banco de parque por alguns minutos, vai ter a claridade mental de planejar seu próximo passo profissional.

    Vanessa Ullam, da Crescent Kids

    Shannon Fagan/ Getty Images
  • 17. Priorize a saúde

    Sua saúde é tudo, então, não se esqueça de cuidar de suas necessidades básicas: alimente-se bem, mantenha-se hidratado, faça exercícios, durma bem e faça pausas do computador. Mantenha uma rotina consistente e não se esqueça de agendar um tempo de qualidade para praticar o autocuidado, seja meditando, se exercitando, ouvindo música ou conversando no telefone com um amigo. Essa estratégia nunca falha e o manterá em movimento.

    Natalie Joseph, fundadora da Natalie Joseph Lingerie

    Oscar Wong/ Getty Images
  • 18. Mantenha a calma, mesmo no caos

    É importante criar sua própria calma, mesmo no caos. A mídia está saturada de histórias tristes, nas quais as pessoas estão “cancelando 2020”, e isso pode ter um efeito negativo no seu psicológico. O ano vai acabar de qualquer maneira, e o que você pode dizer que fez com o seu tempo? Esteja ciente do que você consome e, se necessário, avalie sua linha do tempo e pare de consumir conteúdos negativos.

    Wunmi Lawanson, da ZeeZeeFlair

    Morsa Images/ Getty Images
  • 19. Desenvolva sua rede de contatos

    Use esse tempo para aperfeiçoar suas habilidades de rede por meio do LinkedIn. Conecte-se com novas pessoas ou envolva-se com suas conexões atuais. Com a maioria das pessoas se isolando, manter contato é essencial para sua saúde mental e também benéfico para os negócios. Não se limite a enviar mensagens, tente fazer ligações telefônicas para obter alguma interação humana. Depois de sair do período de restrições, você terá uma rede maior e mais envolvida.

    Kayleigh Oliver, fundador e CEO da Junction 5 Studios

    Morsa Images/ Getty Images
  • 20. Utilize afirmações positivas

    Ao acordar de manhã, ouça 15 minutos de meditação com afirmações positivas ou de desenvolvimento pessoal. Quer você acredite na lei da atração ou não, os pensamentos positivos são muito benéficos para seu bem-estar mental e promovem uma mentalidade de vencedor. “Como um homem pensa, assim ele é.”

    Remi Curtis, CEO e fundador da Motherland Treats

    Shannon Fagan/ Getty Images

1. Abrace a mudança

Embora existam muitos fatores a serem considerados nestes tempos difíceis; uma das chaves para a sobrevivência, creio eu, como um empresário em confinamento, é abraçar a mudança. Precisamos evoluir, assim como os fatores externos evoluíram, mostrando a nossa resiliência diante da adversidade e preparados para abraçar a mudança a frente. Em primeiro lugar, devemos começar revisando os “porquês” da vida, e em seguida, fazer perguntas críticas a nós mesmos e aos nossos negócios, como: Qual é o nosso objetivo geral na vida e nos negócios? Como podemos permanecer relevantes? Como podemos adaptar nosso modelo de negócios ao clima atual? Que novas colaborações podemos levar adiante? Em última análise, a mudança apresenta desafios, mas também pode gerar muitas oportunidades. Ter uma mentalidade centrada em soluções, nos ajudará a navegar por essas águas turbulentas e a sobreviver a mais uma fase de isolamento social.

Cassandra Kalunga, executiva da PATH London e coach de carreira

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).