5 tendências de recrutamento - e o que elas significam para quem procura emprego

Cytonn Photography/Unsplash
Cytonn Photography/Unsplash

Os processos seletivos mudaram radicalmente desde o início da pandemia e não voltarão ao normal nos próximos anos

Vamos encarar uma realidade: 2020 mudou nossas vidas pessoais e profissionais da noite para o dia. Embora ainda não se saiba como seremos afetados a longo prazo, está claro que 2021 não nos deixará ilesos.

Independentemente de como você se sinta em relação à pandemia da Covid-19 e seu impacto na economia, se estiver procurando um novo emprego, é importante observar as mudanças que estão ocorrendo no setor de recrutamento.

LEIA MAIS: 3 formas de se preparar para qualquer entrevista de emprego

Veja cinco tendências que observei em 2021:

  • O recrutamento se tornou digital

    A conveniência de entrevistar candidatos por meio de videochamada – em vez de ter que agendar entrevistas pessoais – tem se mostrado benéfica, permitindo que os recrutadores entrevistem mais candidatos por dia do que de qualquer outra forma. Embora as entrevistas pessoais não tenham desaparecido para sempre, é seguro dizer que agora elas serão uma parte do processo, com os encontros virtuais se tornando o novo normal.

    Alistair Berg/Getty Images
  • A localização não é mais um problema

    Agora que mais cargos se tornaram remotos, muitas empresas não estão mais limitando sua busca a uma região específica. Dessa forma, as vagas que anteriormente estavam fora do seu alcance agora estão abertas a candidatos de todo o país, o que significa que os recrutadores estão expandindo seus esforços de busca. O melhor de tudo é que algumas companhias ainda oferecem o mesmo salário, independentemente da localização – uma vitória para quem procura emprego em todos os lugares!

    Thomas Barwick/Getty Images
  • Haverá um foco na utilização de mídia digital

    Ao combinar mídia social e plataformas online em suas estratégias para alcançar indivíduos qualificados, os recrutadores estão expandindo seu campo de alcance exponencialmente. A capacidade de usar plataformas para anunciar vagas e aumentar o interesse dos candidatos ajuda as companhias a economizar tempo e dinheiro, permitindo que elas encontrem os melhores profissionais para o cargo que desejam preencher.

    Filadendron/Getty Images
  • Diversidade e inclusão estarão na vanguarda

    É maravilhoso saber que as empresas expressaram um profundo compromisso em formar ambientes de trabalho mais diversificados, equitativos e inclusivos, ajudando seus funcionários a prosperar. Dessa forma, quase todas as estratégias de atração de talentos se concentram em obter inscrições de uma ampla variedade de candidatos que correspondam aos conjuntos de habilidades especificados, oferecendo a mais pessoas e comunidades diferentes a oportunidade de sucesso.

    Geber 86/Getty Images

O recrutamento se tornou digital

A conveniência de entrevistar candidatos por meio de videochamada – em vez de ter que agendar entrevistas pessoais – tem se mostrado benéfica, permitindo que os recrutadores entrevistem mais candidatos por dia do que de qualquer outra forma. Embora as entrevistas pessoais não tenham desaparecido para sempre, é seguro dizer que agora elas serão uma parte do processo, com os encontros virtuais se tornando o novo normal.

Então, o que tudo isso significa para a sua procura de emprego?

Sua presença online é importante

Se você não tem um perfil no LinkedIn, agora é a hora de criar um. Se você já tem, agora é a hora de otimizá-lo. Seu perfil deve direcionar suas duas principais posições de interesse, utilizando várias palavras-chave específicas do setor e habilidades em seu título e resumo. Eu me concentraria nos últimos 10 ou 15 anos, fornecendo descrições dos trabalhos, histórico educacional e realizações.

Você também pode usar o LinkedIn para se conectar e se relacionar com colegas antigos e atuais, bem como com outros profissionais da indústria. Eu recomendo ingressar em grupos específicos da sua área e seguir várias empresas de interesse.

Por último, verifique suas contas de mídia social. Certifique-se de que todas as publicações pessoais nas redes sejam privadas, para que a sua principal presença online seja profissional. Quaisquer postagens que possam ser vistas como combativas, inadequadas ou controversas devem ser removidas, independentemente da intenção.

Você tem que se destacar

Com candidatos de todo o país disputando a maioria das vagas, o mercado de trabalho será, sem dúvida, mais competitivo. É importante que você personalize seu currículo para atender às necessidades de cada aplicação individual, ajustando suas habilidades e realizações para destacar qualquer experiência relevante. Isso também ajudará a fazer com que seu currículo passe pelo sistema de rastreamento que é usado para escanear e pontuar históricos de “favoráveis” a “desfavoráveis” com base em critérios específicos.

Provavelmente, suas entrevistas iniciais serão virtuais

Como tal, certifique-se de configurar uma câmera e um microfone de alta qualidade (se seu computador ainda não os tiver) e saber como usar todos os programas e softwares mais recentes, como o Zoom. Recomendo escolher uma área tranquila de sua casa, bem iluminada e vestir-se da melhor maneira possível, como se fosse uma entrevista pessoal. Se alguma dessas coisas o deixar inseguro, faça um teste com um amigo ou parente para resolver qualquer problema.

VEJA TAMBÉM: 3 motivos pelos quais você não é chamado para entrevistas de emprego

Lembre-se de que a procura por um emprego leva tempo – não importa quais sejam as tendências atuais

Dedique-se à pesquisa diária. Antes de se candidatar a uma vaga, observe atentamente a data, conduzindo uma pesquisa extra para ver se ela também está listada no site da empresa. Existem alguns painéis de empregos que simplesmente pegam e duplicam as listagens que encontram em outro lugar, o que significa que a posição para a qual você está se candidatando pode muito bem ter expirado.

Ao fortalecer sua presença online, personalizar, fazer networking e realizar uma busca direcionada, você estará no caminho certo para conseguir uma posição.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).