Como o preconceito velado atrapalha a performance de sua empresa

Conheça algumas das atitudes inconscientes que influenciam negativamente a contratação de bons profissionais ou elaboração de estratégias de negócios.

Bruno de Lima
Compartilhe esta publicação:
Getty
Getty

Os vieses implícitos podem afetar a integração de novos funcionários e até mesmo na estratégia de uma organização.

Acessibilidade


Uma pesquisa realizada em 2020 pela consultoria McKinsey com 700 empresas latino-americanas, aquelas percebidas pelos funcionários como tendo diversidade em termos de gênero, têm probabilidade 93% maior de superar a performance financeira de seus pares na indústria. Para alcançar esses resultados, um dos pontos de partida é que as lideranças aprendam a identificar e superar os chamados “vieses implícitos“. O termo foi popularizado por pesquisadores da Universidade de Harvard que se uniram com o objetivo de identificar, por meio da neurociência, a forma como atitudes e opiniões cotidianas escondem preconceitos. “No trabalho, a presença desses vieses pode influenciar desde a forma que as empresas contratam até a elaboração de estratégias e seus resultados”, diz  Mariana Deperon, advogada especializada em estudos sobre gênero e consultora para iniciativas de Diversidade e Inclusão (DEI). 

SAIBA MAIS: As 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2021

No caso das descrições das vagas, a exigência de inglês em funções em que esse não é um requisito obrigatório é uma forma que vieses se manifestam. “Nos processos de recrutamento seleção, por exemplo, você consegue achar vieses desde a descrição da vaga até perguntas que são feitas de maneira impertinente”, diz Vini Michelucci, ex-membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP e diretor de Educação da Travessia, consultoria empresarial voltada à diversidade, equidade e inclusão. De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pela instituição de ensino British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês e, entre os que falam, a maioria é branca e vem das classes mais altas. Logo, é uma forma de manter pretos e pobres à margem do mercado de trabalho. Exigir faculdades de primeira linha, como aquelas em que as cadeiras são ocupadas apenas por alunos vindos dos colégios mais caros, é outro viés. Claro que a formação é importante, mas os candidatos podem se destacar com conhecimentos ou habilidades que vão além do nome da faculdade.

O Next Steps, um programa de estágio oferecido pelo Google para jovens negros, tem como característica não exigir fluência em inglês, apesar de ser uma empresa de origem americana. O Google contorna essa carência oferecendo capacitações durante todo o decorrer da experiência do profissional.  ao longo do tempo do funcionário na companhia. As mulheres, como parte dos grupos sub-representados, muitas vezes não recebem bons projetos ou são desconsideradas em promoções pois precisam dedicar tempo ao cuidado dos filhos. “Mulheres costumam ser alvo de perguntas que geralmente não são feitas para homens. Se ela tem filhos, se está planejando aumentar a família, se vai engravidar, quem cuida das crianças etc.” 

Como identificar os vieses implícitos

O Project Implicit, feito pelos professores de Harvard, criou um teste que pode ser feito online e gratuitamente e que pode ajudar qualquer profissional a identificar os seus vieses implícitos. Para fazer, clique aqui. 

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Abaixo, algumas dicas da consultoria Travessia para evitar que esses vieses influenciem decisões importantes.

Entenda do que se trata: É preciso ter a ciência do que são os vieses implícitos, ter em mente que eles são algo que todos têm e que partem da sua formação cultural.

Se questione: Ao tomar uma decisão, fazer uma afirmação ou propor soluções, é necessário se questionar de onde isso está vindo. Entender os motivos que levam à determinada ação é uma forma de identificar se ela está sendo enviesada de alguma forma. 

Se baseie em fatos e critérios objetivos: A partir do momento que você faz uma análise baseada em fatos, dados e critérios científicos, a tendência é que menos vieses estejam dentro dessa decisão. 

Compartilhe esta publicação: