Muçarela, mozarela ou mussarela?

Não erre mais a grafia dessa palavra com as dicas da Cíntia Chagas .

Cíntia Chagas
Compartilhe esta publicação:
Getty
Getty

Muçarela não se escreve com “ss”? A colunista Cintia Chagas esclarece

Acessibilidade


Você já ouviu falar que “mussarela” não se escreve com ss? Se sim, hoje esclareceremos essa questão. Se não, fique sabendo agora.  A palavra muçarela deve ser grafada com cê-cedilha, leitor, conforme consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

Mas por quê? Porque, nas palavras estrangeiras (muçarela tem origem italiana, vem de mozzarella) que sofrem processo de aportuguesamento, o fonema /ce/, ao anteceder as vogais “a”, “o” e “u”, deve ser grafado com cê-cedilha, como ocorre nas aportuguesadas açaí, paçoca, açúcar e praça.

SAIBA MAIS: No ponto: O princípio das coisas

E mozarela? Existe? Sim, tanto quanto muçarela, ambas registradas no VOLP. Todavia, como o rio que corre para o mar, em breve a Academia Brasileira de Letras curvar-se-á diante da forma “mussarela”. Ou seja: essa discussão acabará em pizza, leitor.

Até semana que vem.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: