Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Blondine lança linha Reserva, de cervejas maturadas em madeiras brasileiras

Blondine lança linha Reserva, de cervejas maturadas em madeiras brasileiras

Segundo CEO Aloisio Xerfan, previsão é que bebidas cheguem ao mercado no segundo semestre deste ano

Forbes Taste, por Juliana Ventura
24/01/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Os fundadores da Blondine, Aloisio e Sibele Xerfan

A maturação de cervejas em madeira não é novidade, mas pela primeira vez uma cervejaria brasileira vai focar o processo de armazenamento da bebida em barris feitos a partir de árvores nacionais. Foi o que contou Aloisio Xerfan, CEO da Blondine, cervejaria nascida em Curitiba em 2010 e que atualmente tem sua fábrica no interior de São Paulo, em entrevista à Forbes Brasil.

“O projeto foi criado com intuito de trazer notas aromáticas das madeiras brasileiras para as cervejas, por isso, fizemos uma seleção bem criteriosa dos perfis interessantes para a bebida”, diz Xerfan, que toca a Blondine ao lado da esposa e também fundadora, Sibele Xerfan. O resultado de dois anos de estudos e pesquisas foi uma lista de 12 madeiras nacionais: bálsamo, cabreúva, cerejeira, garapa, amburana, pau brasil, ipê amarelo, freijó, jatobá, amendoim e jequitibá. “Conhecer cada madeira e definir tipo de tosta e testar as receitas com as cervejas foi um trabalho muito enriquecedor”, conta Xerfan. A produção não deixará de lado barris de carvalho francês virgem e de uso em uísque, rum, cachaça, conhaque, vinho tinto e vinho branco, o que abre um leque infinito de possibilidades de blends.

LEIA MAIS: Uso de inteligência artificial na produção de vinhos é possível, diz Paul Hobbs

A ideia é que a linha intitulada Reserva seja lançada no segundo semestre desde ano. “Mas não temos data definida, pois dependemos da evolução da bebida na madeira para atingir o perfil sensorial ideal”, diz Xerfan. O processo para o lançamento pioneiro precisou de investimento sério da Blondine, com reformas na fábrica para acomodar uma adega com temperatura e umidade controladas. Segundo Xerfan, essa adega ficará aos olhos do público no bar da fábrica, mas sem acesso de pessoal não autorizado. “Foi um projeto que teve envolvimento de diversas áreas. Novos fornecedores foram homologados, estilos de cerveja testados, marca e embalagem desenvolvidas e até novos processos de qualidade já foram traçados.”

A novidade vem na esteira de uma das tendências apontadas por Xerfan para o mercado cervejeiro nacional. “Temos duas grandes tendências, uma envolvendo cervejas inovadoras e complexas e outra envolvendo estilos clássicos menos alcoólicos”, conta.

Divulgação
Divulgação

Mock up da nova linha da Blondine, Reserva

Apesar do receio de que a crise da cervejaria mineira Backer, que está sendo investigada por contaminação em lotes de suas cervejas e intoxicação de mais de 20 pessoas (quatro morreram), respingue no mercado de cerveja artesanal como um todo, Xerfan tem boas expectativas para a Blondine, com os lançamentos do ano. A produção atual da cervejaria é de 12 mil hectolitros de cerveja, com possibilidade de crescimento até 42 mil hectolitros. “Do total de cervejas consumidas no Brasil, apenas 1% é artesanal, com previsão de atingir 2% em 2020, um share muito pequeno se compararmos aos Estados Unidos que chegam a 15%. Um estudo do segundo semestre de 2019 da Mintel (Instituição de Pesquisas de Mercados e Negócios) aponta que o Brasil é o segundo mercado de cervejas mais inovador do mundo, considerando o número de lançamentos e investimentos do setor”, conta.

A série Reserva terá lotes únicos e limitados a 600 garrafas numeradas por estilo. “O consumidor será envolvido nessa experiência sensorial, podendo conhecer o processo e provar o produto em diversas etapas de produção. Esperamos atingir um público que busca exclusividade”, finaliza.

***

Aperitivo francês

Gustavo Pitta/Divulgação

Lillet Rendez Vous leva Lillet Blanc, gin e vermute

A marca Lillet, aperitivo francês à base de vinho e licor de frutas, inaugura no dia 11 de fevereiro sua embaixada oficial no Brasil, dentro do bistrô paulistano Rendez-Vous, localizado no bairro de Pinheiros. A casa passou por reforma para acomodar o espaço ambientado e terá drinques exclusivos preparados com o ingrediente do vésper, coquetel ícone do agente 007, como o Lillet Rendez Vous (foto), que leva Lillet Blanc, gin e vermute.

***

Seminário
Até domingo (26), acontece em São Paulo, na Unibes Cultural o seminário FRUTO | diálogos do alimento, idealizado pelo chef Alex Atala e pelo produtor cultural Felipe Ribenboim. A terceira edição tem como temas a água e o alimento como saúde e tem as palestras transmitidas ao vivo. No dia 26, o evento é aberto ao público gratuitamente. É a primeira vez que isso acontece.

***

Nem vodca nem gim
Acaba de desembarcar no Brasil o Ketel One Botanical, novidade da marca holandesa do portfólio Reserve da Diageo, que é uma espécie de híbrido entre vodca e gim. O destilado com teor alcoólico mais baixo (30%) é a aposta na esteira da tendência de consumo de bebidas menos alcoólicas. O Ketel One Botanical chega ao Brasil depois de boa experiência nos EUA e na Europa segundo o embaixador global da marca, o português Paulo Figueiredo. Além de ser menos etílico, o marketing de Ketel One Botanical vai bater na tecla de que a bebida tem poucas calorias. A bebida é produzida em três versões: Peach & Orange Blossom, Cucumber & Mint e Grapefruit & Rose.

***

Realidade aumentada
A marca de uísque tennessee Jack Daniel’s está lançando no Brasil um aplicativo de realidade aumentada que conta a história e os processos de produção da bebida. O Jack Daniel’s AR Experience tem áudio em português e funciona apontando a câmera do celular para uma garrafa da bebida. A partir daí, é possível ver a planta da destilaria nos EUA e ouvir sobre o uísque.

***

Nova carta na Mantiqueira

Divulgação

G&T Botanique, com limão siciliano e lavanda

O Botanique Hotel, hospedagem de luxo em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, renovou sua carta de drinques. Com consultoria da Shakers, a mixologia entra nas curadorias do hotel. Entre os autorais, as criações primam por tentar levar o campo para dentro das taças, com coquetéis como o G&T Botanique, gim tônica com limão siciliano e lavanda colhida no local (foto). Além das novidades etílicas, a carta nova entra na tendência dos não-alcoólicos com drinques especiais e mantém clássicos, como negroni e caipirinhas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • alex atala
  • cerveja
  • Cerveja artesanal
  • destilado
  • drinques
  • Forbes Taste
  • Juliana Ventura

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Banco do Brasil: resultados de 2024

    Agronegócio Reduz Lucro do BB em 20,7% e Ações Recuam 13% na Abertura

  • GTA

    Take-Two Prevê Receita do Ano Abaixo do Esperado após Atraso em “GTA VI”

  • Foto da Fachada de uma das sedes do Google

    Google Atinge 150 Milhões de Usuários para Serviço de Assinatura com Ajuda de IA

  • Unidade frigorífica da Marfrig em Promissão, São Paulo

    Marfrig Vai Incorporar BRF, Formando MBRF, com Receita de R$ 152 Bilhões

  • ABPA Diz Que Caso de Gripe Aviária Confirmado no Brasil “É Pontual”

  • Foto de um celular com o aplicativo do ChatGPT na App Store

    O Que Levou o ChatGPT a Entrar no Ranking de Marcas Mais Valiosas do Mundo?

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.